Francisco Megale, nascido em Viçosa, forma-se em Medicina Veterinária em 1939, na então Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV). Especialista em patologia clínica médica de animais domésticos, cumpriu uma trajetória invejável, no Brasil e no exterior, sendo considerado uma das maiores autoridades em sua área de especialização: Reprodução Animal.
Em 1955, obtém, na Universidade de Cornell, o título de Magister of Science, defendendo a tese Peritoneoscopia em Vacas. Conclui também, o curso de Medicina Veterinária e Patologia Animal, ministrado pela Universidade do Estado de Michigan, para estudantes pós-graduandos, em 1948 e 1949.
Após a graduação, o professor Megale trabalha como veterinário do Centro Agropecuário da Secretaria da Agricultura, na Fazenda-Escola de Florestal. A partir daí, atua como chefe do Serviço Veterinário do Clube Hípico de Belo Horizonte, responsável técnico do Instituto Mineiro de Aftosa, diretor do Departamento de Coordenação Zoossanitária da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, pesquisador do Instituto de Pesquisas Veterinárias da Escola de Veterinária da UFMG, colaborador no Programa de Pesquisas sobre Fisiologia da Reprodução, da Universidade Estadual de Washington, nos EUA, e assessor/coordenador-geral da reestruturação da Faculdade Nacional de Medicina Veterinária José Benjamin Burela, de Santa Cruz de la Sierra , na Bolívia, além de outras atividades.
Como docente, atua na Fazenda-Escola de Florestal, na Escola de Especialização Veterinária da Secretaria da Agricultura de Minas, na Escola Superior de Veterinária do Estado de Minas Gerais, na Escola de Veterinária da UFMG, na Universidade de Cornell (EUA), na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e no Departamento de Veterinária da UFV, onde se aposentou.
Foi membro de diversas entidades científicas e de classe, como a Sociedade Mineira de Medicina Veterinária, Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, Associação Latino-Americana de Produção Animal e membro Ad perpetuum do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal.
Em 1981, retorna à UFV como professor titular do Departamento de Veterinária, onde trabalha até se aposentar, em 12 de dezembro de 1990.
Recebeu o título de professor emérito da UFMG em 1988.
Faleceu, em Belo Horizonte, em 15 de julho de 1992, aos 78 anos de idade.