Diretoria

 Professora Zélia Inês Portela Lobato

Natural de Belo Horizonte / MG, possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária da UFMG (1990) e doutorado em Ciência Animal UFMG/ Australian Animal Health Laboratory (CSIRO) (1996), na área de concentração de Medicina Veterinária Preventiva. É professora Titular da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais e bolsista de produtividade 1B do CNPq. Orientadora de mestrado e doutorado. Possui experiência em Virologia Veterinária, atuando principalmente nas áreas de epidemiologia, diagnóstico de doenças virais, imunologia aplicada, vacinas veterinárias, aplicação e teste de biomarcadores. Foi coordenadora do Núcleo de Assessoramento a Pesquisa (NAPq) de 2002 a 2009; Vice-Diretora da Escola de Veterinária da UFMG de 2010 a 2014 e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (Nível 7 na Capes), de 2015 a 2018.

Diretora

Telefone: (31) 3409-2040
Fax: (31) 3409-2030
e-mail: ziplobato@gmail.com

Professor Roberto Maurício Carvalho Guedes

Natural de Belo Horizonte / MG, possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Medicina Veterinária/Patologia Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e PhD em Veterinary PathoBiology/Track of Infectious Diseases - University of Minnesota (2002). Pós-doutorado no laboratório de enteropatia proliferativa na University of Minnesota (2003). Professor visitante na Danish Technical University, em Copenhagen (2008-2009). É professor
Associado da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais e bolsista de produtividade 1D do CNPq. Orientador de mestrado e doutorado, com experiência na área de Anatomia Patologia Animal, atuando principalmente em enfermidades de suínos. É tesoureiro da Associação Brasileira de Veterinários Especializados em Suínos, regional Minas Gerais. Foi coordenador do programa de Pós-Graduação em Ciência Animal de 2011 a 2015 e Chefe do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias da Escola de Veterinária da UFMG de 2016 a 2018.
Vice-Diretor

Telefone: (31) 3409-2029
e-mail: guedes@vet.ufmg.br

Com a função de assessorar a Diretoria e os Setores Administrativos da Escola de Veterinária, conforme as diretrizes da Direção da Unidade, a Assessoria Administrativa tem sob sua responsabilidade, as seguintes atividades:

  • Assessorar os Setores Administrativos da Unidade segundo as diretrizes da Direção e normas vigentes.
  • Despachar com Diretor ou Vice-Diretor, quando couber.
  • Tomar providências pertinentes às decisões da Direção.
  • Coordenar e organizar, juntamente com a Secretaria Geral, a realização de eventos oficiais da Unidade, tais como: posse de Diretor/Vice-Diretor, aula inaugural, inaugurações, datas comemorativas, festividades e confraternizações.
  • Processos Administrativos (Sindicância e Disciplinar): auxiliar a direção da Escola na avaliação do fato, abertura do processo através de portaria de designação de Comissão, auxiliar as comissões no que diz respeito à legislação e condução dos processos, dar suporte administrativo providenciando infraestrutura adequada aos trabalhos da Comissão, estabelecer contatos junto à Procuradoria Federal com o objetivo de promover a boa condução dos processos.
  • Convênios: Encaminhamento das minutas de convênios para a Divisão de Convênios da UFMG; correção das minutas de convênios conforme parecer expedido pela Procuradoria Federal; envio do convênio para assinaturas; encaminhamento das vias dos convênios aos partícipes; controle do arquivo de convênios; controle da vigência e tramitação dos convênios; encaminhamento de prorrogação dos convênios quando de interesse das partes.
  • Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP): Solicitar diárias e passagens aprovadas pela Direção da Unidade; prestar contas das diárias e passagens concedidas.
  • Telefonia: Controle de categorias dos ramais; envio de solicitações de alterações de categorias e manutenção; controle de distribuição de pontos de telefone; desinstalação e instalação de pontos de ramais e extensões de telefone.
 

Responsável: Luciana Batista Antunes Barbosa

Assessoria Administrativa

Telefone: (31) 3409-2002
e-mail: diretor@vet.ufmg.br

Com a função de secretariar a Diretoria da Escola de Veterinária, atendendo ao Diretor, Vice-Diretor e Superintendência Administrativa, as atribuições da Secretaria Geral se subdividem em: Controlar os mandatos dos membros da Congregação, Conselho Diretor de Hospital Veterinário e Fazenda Experimental Prof. Hélio Barbosa; elaborar calendário, pauta e ata das reuniões da Congregação e dos Órgãos Complementares; tomar providências inerentes às decisões das reuniões colegiadas, expedindo ofícios e comunicando as decisões às instâncias de competência; acompanhar todo o trâmite dos concursos públicos para professores do quadro permanente; coordenar todo o processo de colação de grau, desde as primeiras informações aos calouros até a solenidade final de colação de grau; expedir Portarias e Editais, conforme determinação da Diretoria; controlar a utilização de cópias xerox e encadernações; controlar as contas dos celulares institucionais; agendar veículos e controlar a utilização da área de lazer “Prof. José Oswaldo Costa”.

Secretária Geral: Renata Martins Pelli Canhestro
Protocolo e Recepção: Adilson dos Santos Israel

Secretaria Geral

Telefone: (31) 3409-2025
e-mail: secrgeral@vet.ufmg.br

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
WHATSAPP DA ESCOLA: +55 31 98661-8229
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276