Saiu na Imprensa

Se você viu alguma notícia sobre a Escola de Veterinária, envie um email com as informações completas (data; nome do jornal, revista, rádio, tv, ou site; título da notícia; link e/ou arquivo do conteúdo) para comunica@vet.ufmg.br ou entre em contato com a Assessoria de Comunicação pelo telefone (31) 3409-2017.

Veículo de Comunicação: BH Eventos - 09 de maio de 2022
A Rede de Museus lançará, nesta segunda-feira, dia 9 de maio, às 14h, o projeto Diagnóstico e Planejamento Estratégico para o Aprimoramento da Gestão de Riscos em Espaços da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG. O encontro virtual, que marcará o início das atividades, reunirá a equipe do projeto e representantes dos espaços e da coordenadoria da rede.
O objetivo da iniciativa, que será desenvolvida nos próximos 12 meses, é identificar, mitigar e eliminar riscos referentes à integridade física do patrimônio científico-cultural de 16 espaços que integram a rede.

A proposta é elaborar um planejamento com medidas preventivas, de controle e de respostas a eventos emergenciais, potencializando a definição estratégica de ações, prioridades e alocação de recursos com relação ao conjunto de acervos, equipamentos e edificações desses espaços.

Mobilização pela preservação

As atividades técnicas estarão sob a responsabilidade de profissionais de museologia, conservação e restauração e engenheira civil, que terão apoio do Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Cecor) da Escola de Belas Artes (EBA). As ações contam ainda com a participação de bolsistas de extensão e de iniciação científica da UFMG.

Os espaços participantes são o Acervo Curt Lange, Centro da Memória da Engenharia, Centro de Coleções Taxonômicas, Centro de Estudos Literários e Culturais (Acervo de Escritores Mineiros), Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer, Centro de Memória da Enfermagem e Centro de Memória da Faculdade de Letras.

Também aderiram à iniciativa o Centro de Memória da Farmácia, Centro de Memória da Medicina, Centro de Memória da Odontologia, Centro de Memória da Veterinária, Centro de Pesquisa, Memória e Documentação da Faculdade de Educação, além do Museu Casa Padre Toledo, Museu da Escola de Arquitetura, Museu da Matemática UFMG e Museu de Ciências Morfológicas.

O projeto Gestão de Riscos tem financiamento da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e de verba parlamentar do deputado federal Pratus Ananias, captada com o apoio da Diretoria de Cooperação Institucional (Copi/UFMG).

Veículo de Comunicação: Cedecom UFMG - 9 de maio de 2022

Rede de Museus lançará, nesta segunda-feira, dia 9 de maio, às 14h, o projeto Diagnóstico e Planejamento Estratégico para o Aprimoramento da Gestão de Riscos em Espaços da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG. O encontro virtual, que marcará o início das atividades, reunirá a equipe do projeto e representantes dos espaços e da coordenadoria da rede.

Mobilização pela preservação

O projeto Gestão de Riscos tem financiamento da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e de verba parlamentar do deputado federal Pratus Ananias, captada com o apoio da Diretoria de Cooperação Institucional (Copi/UFMG).

Leia a matéria na íntegra.

Veículo de Comunicação: Notícias de contagem - 06 de maio de 2022

Lorena Macedo e Isadora Martins: informação é a principal arma no combate à raiva.

Na última semana, Minas Gerais confirmou o terceiro caso de raiva humana do ano. Os três infectados são crianças e morreram em menos de um mês. Todas as infecções foram identificadas na zona rural de Bertópolis, no Vale do Mucuri. Na mesma região, outro caso suspeito segue em investigação. Essa é a primeira vez desde 2012 que ocorrem mortes por raiva humana no estado.

Na tentativa de conscientizar a população sobre a gravidade da raiva, que nos seres humanos não tem cura e apresenta mortalidade de quase 100%, as estudantes da Escola de Veterinária da UFMG Lorena Macedo e Isadora Martins idealizaram o projeto Juntos contra a raiva em MG, desenvolvido em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV/MG) e a Escola de Veterinária da UFMG.   O perfil @crmvmg no Instagram reúne publicações informativas, com as principais informações sobre a doença em linguagem acessível, como uma nota técnica e uma live sobre o assunto, disponível neste link. Além de um vídeo que explica sobre a doença, o projeto também elaborou uma cartilha.   O programa Expresso 104,5, da Rádio UFMG Educativa, conversou com as estudantes de Veterinária na UFMG Lorena Macedo e Isadora Martins, criadoras do projeto. Ouça a entrevista conduzida pelo jornalista Filipe Sartoreto (produção: Laura Portugal, sob orientação de Breno Rodrigues e Luiza Glória).

Legenda da foto: Lorena e Isadora, foto Breno Rodrigues

Veículo de Comunicação: Rádio Itatiaia - 06 de maio de 2022

Veículo de Comunicação: Cedecom UFMG - 03 de maio de 2022

Iniciativa surge em resposta ao aumento de casos da doença em humanos no estado; programa da Rádio UFMG Educativa entrevistou as idealizadoras.

Lorena e Isadora: informação para combater a raivaFoto: Breno Rodrigues / UFMG Educativa

Na última semana, Minas Gerais confirmou o terceiro caso de raiva humana do ano. Os três infectados são crianças, e duas morreram em menos de um mês. Todas as infecções foram identificadas na zona rural de Bertópolis, no Vale do Mucuri. Na mesma região, outro caso suspeito segue em investigação. Essa é a primeira vez desde 2012 que ocorrem mortes por raiva humana no estado.

O perfil @crmvmg no Instagram reúne publicações informativas, com as principais informações sobre a doença em linguagem acessível.

O Expresso 104,5 conversou com as estudantes de Veterinária na UFMG, Lorena Macedo e Isadora Martins, criadoras do projeto. Ouça a entrevista conduzida pelo jornalista Filipe Sartoreto.

Leia a matéria na íntegra.

<< ANTERIOR  :: 1 2 3 4 5 ... 162 163 164 ::  PRÓXIMA >>

WHATSAPP DA ESCOLA: +55 31 98661-8229