43º Congresso de Zoológicos e Aquários do Brasil

DATA: 25.05.2019
LOCAL: Teatro Francisco Nunes e Edifício-sede da Prefeitura

O 43º Congresso de Zoológicos e Aquários do Brasil será realizado entre os dias 21 e 25 de maio de 2019, na cidade de Belo Horizonte. A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), gestora do Zoológico da capital mineira será a responsável pela organização desta edição, que também marca as comemorações do 60º aniversário deste Zoológico. 
 
A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica tem a missão de promover ações e programas de educação e manejo ambientais, atividades de lazer, esporte, cultura e cidadania. Administrando uma área de pouco mais de 10,7 milhões de metros quadrados de áreas verdes, ricas em fauna e flora, a FPMZB é responsável pelo manejo de 75 parques espalhados por toda Belo Horizonte, o Jardim Zoológico, um Jardim Botânico, quatro cemitérios, uma capela velório e cinco centros de vivência agroecológica.
 
Primando pela valorização de atividades e projetos que visam à preservação da fauna e da flora e também à manutenção da qualidade de vida da capital e da beleza de suas áreas verdes, a FPMZB mantém uma equipe qualificada composta por biólogos, médicos-veterinários, engenheiros agrônomos, florestais e civil, tratadores de animais, jardineiros, contadores, geógrafo, paisagista, psicólogo, assistente social, técnico em edificação, arquitetos, jornalistas, advogados, assistentes administrativos, estagiários, entre outros. Ao todo, são cerca de 650 funcionários, entre concursados e terceirizados.
 
Uma equipe preparada para lidar com demandas bastante específicas de cada setor, e, ao mesmo tempo, garantir a saúde e o bem-estar dos animais, a manutenção dos equipamentos e exuberância das áreas verdes, além de promover a qualidade do atendimento ao público.
 
Sediando o 43º Congresso de Zoológicos e Aquários do Brasil, a FPMZB visa a promover um fórum amplo para debates e discussões de projetos de cooperação nacional e internacional, fortalecendo os Zoos e Aquários como espaços para a pesquisa e educação para a conservação ambiental. O evento pretende também integrar e destacar os Zoos e Aquários brasileiros como referência em conservação ex-situ no país, incentivando a participação nos programas oficiais de conservação e nas campanhas nacionais e internacionais de educação para conservação. Também está no centro das discussões desta edição o incentivo à realização de pesquisas nas áreas de biologia, manejo, nutrição e medicina veterinária de animais silvestres, educação para conservação e gerenciamento ambiental, buscando uma gestão eficiente e trabalho dentro dos melhores padrões éticos e de bem-estar animal.
 
Mais informações e inscrições no link.
 
Redação: AZAB - Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
WHATSAPP DA ESCOLA: +55 31 98661-8229
Hospital Veterinário da UFMG
Av. Presidente Carlos Luz, 5162
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276