Processo Seletivo

O processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia é realizado anualmente. São oferecidas vagas em três diferentes áreas de concentração: Nutrição Animal, Produção Animal e Genética, e Melhoramento Animal. As inscrições podem ser feitas na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Zootecnia ou então realizadas pelo correio através do envio de documentação especificada no edital.

A seleção para o mestrado é realizada nas dependências da Escola de Veterinária. Os locais e horários de realização das avaliações são divulgados no quadro de avisos da Secretaria do Curso (Colegiado de pós-graduação em Zootecnia). A primeira etapa do processo consiste de uma prova escrita com questões específicas abrangendo a área e, quando é um caso em que se há uma sub-área pretendida, de caráter eliminatório e classificatório. Para ser aprovado, o candidato deve obter, no mínimo, 60 pontos. A segunda etapa consiste de uma arguição oral sobre aspectos relacionados à prova escrita de conhecimentos e ao curriculum lattes, levando em conta a formação acadêmica, a experiência profissional e a produção científica.

A seleção do doutorado também se realiza nas dependências da Escola de Veterinária nos locais e horários divulgados no quadro de avisos da Secretaria do Curso (Departamento de Zootecnia). Ela consiste de apresentação do anteprojeto de pesquisa (de caráter eliminatório), prova de títulos (avaliação do curriculum vitae) e entrevista, ambas de caráter classificatório. Na apresentação do anteprojeto de pesquisa se avalia a relevância do tema, a coerência da proposta, os conhecimentos e a capacidade de argumentação.

Na prova de títulos realiza-se a avaliação da formação acadêmica, da experiência profissional e da produção científica. Na entrevista são avaliados técnico-científico e capacidade de argumentação. Os candidatos selecionados para o mestrado devem se submeter, em um prazo máximo de 6 meses, a exame de conhecimento de língua inglesa ou apresentar certificado de proficiência. No caso do doutorado, os aprovados também têm 6 meses para realizar exames ou apresentar certificados de proficiência em inglês e espanhol.

Edital do processo seletivo de Mestrado e Doutorado

Edital Suplementar

Formulário de inscrição

Formulário de Inscrição Suplementar

Formulário de Solicitação de Condições Especiais para a Realização da Prova

Modelo de relatório do médico assistente

Barema de pontuação de currículo do processo seletivo do mestrado ou doutorado

Autodeclaração de pessoa com deficiência

Autodeclaração étnico-racial

Declaração de autoreconhecimento indígina, de liderança indígena e de residência em territórios indígenas

Homologação das inscrições após recursos 

Decleração de Impedimento

Locais, Horários, Entrevistas e Apresentação de projetos

Locais da prova escrita do Mestrado

Resultado Processo Seletivo 2019

Bolsas para doutorado e mestrado 2019

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
WHATSAPP DA ESCOLA: +55 31 98661-8229
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276