Processo Seletivo

O processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal é realizado anualmente e podem ser ofertadas vagas em seis áreas de concentração: Medicina e Cirurgia Veterinárias, Medicina Veterinária Preventiva, Patologia Animal, Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal, Reprodução Animal e Epidemiologia.
 
As inscrições podem ser realizadas por portadores de diploma de graduação em Medicina Veterinária, ou em áreas afins, a juízo do Colegiado do Curso.
 
Para inscrição no processo de seleção é necessário que o candidato (a) de Mestrado ou Doutorado, apresente junto com a documentação exigida, um certificado de proficiência em inglês de nível intermediário ou avançado. Os documentos aceitos estarão especificados no edital do processo de seleção, mas é importante que o candidato se informe sobre quais certificados serão aceitos e a data das provas de proficiência previstas.  De maneira genérica os certificados aceitos e informações sobre a prova de proficiência estão descritos no endereço https://goo.gl/E4UkP4 
 
Excepcionalmente, devido à pandemia de COVID-19, além das inscrições, todas as etapas do processo seletivo também serão realizadas remotamente (online) e no idioma português. A inscrição no processo seletivo implica na concordância do(a) candidato(a) com todos os itens estabelecidos no Edital para realização do processo seletivo remotamente (online).
 
Para o mestrado, a primeira etapa será constituída de arguição sobre a análise de um artigo científico da área pretendida, de caráter eliminatório e classificatório. Já na segunda etapa serão realizadas avaliação e discussão do curriculum vitae e do histórico escolar da graduação na presença virtual do candidato, também com caráter eliminatório e classificatório.
 
No caso do doutorado, a primeira etapa é composta pela apresentação e avaliação do projeto de pesquisa na área pretendida, seguida de arguição oral, com caráter eliminatório e classificatório. Ao fim, na segunda etapa, avalia-se o curriculum vitae o histórico escolar de graduação e pós-graduação (quando houver) do candidato, com caráter eliminatório e classificatório.
 
O candidato aprovado e classificado no processo seletivo de que trata este edital deverá efetuar, exclusivamente pela internet, no período de 02 a 16 de abril de 2021, o seu cadastro prévio, mediante o preenchimento de formulário disponível no site https://sistemas.ufmg.br/cadastroprevio.
 
Resultados do Processo Seletivo 2021: 

    Mestrado:

    Doutorado: 

 
Artigos selecionados para as arguições do processo seletivo do Mestrado 2021 por área de concentração: 

 

Instruções para a arguição on-line 
 
Bancas e horários de arguição, por candidato, do processo seletivo do Doutorado 2021:
 

Bancas e horários de arguição, por candidato, do processo seletivo Mestrado 2021:

 

Editais:

Edital Suplementar de Seleção - Mestrado e Doutorado para 2021

 

Inscrições: 

OBS: O acesso ao formulário só é possível através de conta de e-mail @gmail.com

 
Documentação pertinente ao processo seletivo:

 

CENEX - Exame de proficiência para Pós-Graduação

 

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
WHATSAPP DA ESCOLA: +55 31 98661-8229
Hospital Veterinário da UFMG
Av. Presidente Carlos Luz, 5162
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276