Corpo Docente

Álan Maia Borges

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professor adjunto na Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais, lecionando nas disciplinas Semiologia e Clínica Médica de Pequenos Animais, com ênfase em Dermatologia. Áreas de pesquisa: dermatologia de pequenos animais, leishmanioses dos animais domésticos e bem estar animal.
 
Formação:
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990)
Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994)
Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004)
 
 
 

Álan Maia Borges Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2259
E-mail: alanmborges@ufmg.br

Orientador de Mestrado e Doutorado
 
Áreas de atuação:
- Mecanismos moleculares da inflamação e infecção uterina em fêmeas bovinas saudáveis e doentes;
- Puerperio em fêmeas bovinas: estudo da atividade ovariana por meio da ultra-sonografia e utilização de estratégias hormonais para manipular a função ovariana e melhorar a fertilidade de fêmeas bovinas;
- Produção in vitro de embriões bovinos - estratégias de cultivo para incrementar a produção, a viabilidade pós descongelação e a taxa de gestação de receptoras.


Andrey Pereira Lage

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária(1988), mestrado em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária(1992), doutorado em Wetenschappen pela Vrije Universitieit Brussel(1996) e pós-doutorado pela University of California San Diego(2012). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal de Minas Gerais, Revisor de periódico da Vaccine (Guildford), Revisor de periódico da Theriogenology, Revisor de periódico do Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, Revisor de periódico da Arquivos do Instituto Biológico, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Reprodução Animal, Revisor de periódico da Animal Reproduction, Revisor de periódico da Brazilian Journal of Microbiology e Revisor de periódico da Pesquisa Veterinária Brasileira. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Biologia e Fisiologia dos Microorganismos. Atuando principalmente nos seguintes temas:Helicobacter pylori, Fatores de virulência, diagnóstico, Epidemiologia.

Formação: Graduado em Medicina Veterinária (1988)
Mestrado em Medicina Veterinária (1992)
Doutorado em Wetenschappen pela Vrije Universitieit Brussel (1996)
Pós-Doutorado pela University of California San Diego (2012)

Veja mais informações no Somos UFMG.

Andrey Pereira Lage Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2081
E-mail: alage@vet.ufmg.br

Orientador de Mestrado e Doutorado
 
Áreas de atuação:
- Diagnóstico, epidemiologia e controle de doenças infecciosas que afetam a reprodução dos animais;
- Desenvolvimento, adaptação e avaliação de biológicos para o controle de doenças infecciosas dos animais;
- Diagnóstico, epidemiologia e controle das zoonoses em animais domésticos e silvestres.


Antônio de Pinho Marques Júnior

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980) e doutorado em Veterinary Biosciences - University of Illinois (1988). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Fisiopatologia da Reprodução Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: fisiologia da reprodução em bovinos, manejo reprodutivo e puerpério. Pesquisa também na área de fisiopatologia da reprodução de pequenos animais.
 
 
 
Formação:
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974)
Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980)
Doutorado em Veterinary Biosciences - University of Illinois (1988)
 
Veja mais informações no Somos UFMG.

Antônio de Pinho Marques Júnior Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2233
E-mail: ampinho@vet.ufmg.br

Orientador de Mestrado e Doutorado
 
Áreas de atuação:
- Fisiopatologia do puerpério na vaca;
- Fisiologia do corpo lúteo;
- Fisiopatologia da reprodução em aves e roedores.
 


Antônio Último de Carvalho

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1996). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Veterinária, Medicina de Produção de Ruminantes, atuando principalmente nos seguintes temas: bovinos e bezerros.
 
Formação:
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976)
Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983)
Doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1996)
 
Veja mais informações no Somos UFMG.
 

Antônio Último de Carvalho Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2234
E-mail: ultimo@vet.ufmg.br

Orientador de Mestrado e Doutorado
 
Áreas de atuação:
- Perfil metabólico e estratégias de promoção de saúde em ruminantes no período de transição gestação/lactação;
- Epidemiologia, etiologia, patogênese, controle, tratamento e monitoramento das enfermidades de ruminantes.


Armando de Mattos Carvalho

Graduação no curso de Medicina Veterináira na FMVA, UNESP, Araçatuba SP. Residencia em Cirurgia e Anestesiologia de Grandes Animais pela FCAV, UNESP, Jaboticabal SP. Mestrado e Doutorado pela FMVZ, UNESP, Botucatu SP. Atualmente é docente de cirurgia e obstetrícia de grandes animais pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Publicou vários artigos em periódicos especializados e diversos trabalhos em anais de eventos. Participou em eventos e estágios no exterior. Atua na Medicina Veterinária, na Área de Clínica Cirúrgica de Grandes Animais, trabalhando com Cicatrização de Feridas, e Afecções do Aparelho Locomotor de Grandes Animais, com ênfase em Clínica Cirúrgica de Equinos e Ruminantes. Projeto de pesquisa relacionado a reparação tecidual, tendão, feridas, equino, ovino, células-tronco mesenquimais, laser, fatores de crescimento.

Formação: Graduado em Medicina Veterinária (2007)
Mestrado em Medicina Veterinária (2009)
Doutorado em Medicina Veterinária (2012)

Linhas de pesquisa: Reparação tecidual

Veja mais informações no Somos UFMG.

Armando de Mattos Carvalho Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2228
E-mail: armandodvm@gmail.com



Benito Soto Blanco

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Paulista (1995), mestrado em Patologia Experimental e Comparada pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Patologia Experimental e Comparada pela Universidade de São Paulo (2003) com período sanduíche no ARS/USDA Poisonous Plants Research Laboratory. Atualmente é Professor Associado III do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: toxicologia, plantas tóxicas, patologia animal e patologia clínica.
 
Formação:
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Paulista (1995)
Mestrado em Patologia Experimental e Comparada pela Universidade de São Paulo (1999)
Doutorado em Patologia Experimental e Comparada pela Universidade de São Paulo (2003)
 
veja mais informaçãoes no Somos UFMG.

Benito Soto Blanco Currículo Lattes

Telefone: (31) 3409-2255
E-mail:benito@ufmg.br

Orientador de Mestrado e Doutorado
 
Áreas de atuação:
- Etiologia, diagnóstico, tratamento e controle das intoxicações por plantas;
- Determinação de parâmetros farmacocinéticos e toxicocinéticos de fármacos e agentes tóxicos em animais domésticos;
- Determinação da toxicidade reprodutiva do gossipol.


Carlos Augusto Gomes Leal

Graduado em Medicina Veterinária (2007) pela Universidade Federal de Lavras-UFLA. Mestre (2009) e Doutor (2011) em Ciências Veterinárias-UFLA, área de concentração Sanidade de Organismos Aquáticos. Professor Adjunto I no Departamento de Medicina Veterinária Preventiva (DMVP) da Escola de Veterinária da UFMG (EV-UFMG). É professor do curso de graduação em Aquacultura e Medicina Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sendo responsável pelas disciplinas Imunologia Básica e Sanidade e Doenças de Animais Aquáticos. Professor efetivo do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da EV-UFMG. Tem experiência na área de Medicina Veterinária Preventiva, com ênfase em Doenças Infecciosas de Animais aquáticos, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de métodos fenotípicos e moleculares para o diagnóstico de patógenos de animais aquáticos; patogênese das infecções bacterianas em peixes; genotipagem e epidemiologia molecular de bactérias patogênicas para peixes tropicais; genômica, transcriptômica e proteômica de microrganismos; resistência a antibióticos em ambientes aquáticos; e desenvolvimento de vacinas para peixes. O docente é um dos responsáveis pelo AQUAVET - Laboratório de Sanidade de Animais Aquáticos/DMVP/EV-UFMG, coordenador substituto do AQUACEN-Saúde Animal (Laboratório Nacional Oficial de Doenças de Animais Aquáticos, Ministério da Pesca e Aquicultura, EV-UFMG) e é tutor responsável do Programa de Residência em Sanidade e Diagnóstico de Doenças Animais e Zoonóticas do DMVP, EV-UFMG. Atualmente ocupa o cargo de sub-chefe do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da EV-UFMG.

Formação: Graduado em Medicina Veterinária (2007)
Mestrado em Ciências Veterinárias (2009)
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (2001)
Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012)

Veja mais informações no Somos UFMG.

Carlos Augusto Gomes Leal Currículo Lattes

Telefone: (31) 3409-2120
E-mail: leal.cag@gmail.com

Orientador de Mestrado
 
Área de atuação:
- Diversidade genética, genômica, epidemologia molecular, patogênese, diagnóstico, vacinologia e resistência a antimicrobianos em bactérias patogênicas para animais aquáticos.


Christina Malm

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é professor associado da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Cirúrgica Animal, Obstetrícia Veterinária e Videocirurgia, atuando principalmente nos seguintes temas: cão, gato, cadela, cirurgia de tecidos moles, obstetrícia veterinária, cirurgias minimamente invasivas e endoscopia veterinária. Os projetos de pesquisa envolvem os temas clínica cirúrgica, obstetrícia, reprodução animal, bem-estar animal, videocirurgia e endoscopia. Tem Projeto de Extensão com castração de cães e gatos e controle populacional.
 
Formação:
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986)
Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991)
Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003)
 
Veja mais informações no Somos UFMG.

Christina Malm Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2235
E-mail: malm@vet.ufmg.br

Orientadora de Mestrado e Doutorado
 
Áreas de atuação:
- Estudo clínico, laboratorial e hemogasométrico em cadelas submetidas à intervenções cirúrgicas;
- Avaliação do bem-estar, estresse e dor em cães  após esterilização cirúrgica para controle populacional;
- Estudo clínico e abordagem endoscópica de cães braquicefálicos com doenças respiratórias.
 


Cintia Labussière Nakayama

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), mestrado em Aquicultura pela Universidade Federal do Rio Grande (2006) e doutorado em Aquicultura pela Universidade Federal do Rio Grande (2011). Atualmente é professora adjunta na Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais. Com experiência em Aquicultura e ênfase em piscicultura marinha e carcinocultura marinha.


Formação: Graduada em Zootecnia (2003)
Mestrado em Aquicultura (2006)
Doutorado em Aquicultura (2011)

Veja mais informações no Somos UFMG.

Cintia Labussière Nakayama Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-3308
E-mail: cintianakayama@gmail.com
 



Cláudia Freire de Andrade Morais Penna

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), mestrado em Medicina Veterinária e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995 e 2011). Professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Experiência na área de Medicina Veterinária e Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Avaliação e Controle de Qualidade de Leite e Derivados, atuando principalmente nos seguintes temas: físico-química, microbiologia e qualidade de leite cru, leites de cabra e de ovelha.

Formação: Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991)
Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995)
Doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011)

Veja mais informações no Somos UFMG.

Cláudia Freire de Andrade Morais Penna Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2145
E-mail: moraiscf@vet.ufmg.br

Orientadora de Mestrado
 
Áreas de atuação:
- Produção, composição e qualidade de leite e produtos lácteos elaborados com leite de vaca e de pequenos ruminantes.
 


Cleuza Maria de Faria Rezende

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980) e Doutorado em Medicina Veterinária - Universitat Hannover (1985). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Cirúrgica Animal, atuando principalmente nas áreas de cirurgia, biomateriais, artroscopia, ortopedia e traumatologia.
 
Formação:
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977)
Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980)
Doutorado em Medicina Veterinária pela Universitat Hannover (1985).
 
Veja mais informações no Somos UFMG.
 
 

Cleuza Maria de Faria Rezende Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2242
E-mail: cleuza@ufmg.br

Orientadora de Mestrado e Doutorado
 
Área de atuação:
- Biomateriais, artroscopia, ortopedia, processos articulares degenerativos e terapia celular.


Danielle Ferreira de Magalhães Soares

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da Escola de Veterinária da UFMG, área de Epidemiologia.

Formação: Graduação em Medicina Veterinária (2003)
Mestrado em Medicina Veterinária (2005)
Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008)

Áreas de Interesse: Controle de zoonoses e Saúde Pública; Epidemiologia e Conservação de Animais Silvestres; Interação Homem-Animal; Educação em Saúde.

Principais publicações: 

Freitas A.C.P. ; OVIEDO-PASTRANA, M. E. ; VILELA, D. A. ; Pereira PLL ; LOUREIRO, L. O. C. ; HADDAD, J. P. A. ; Martins NRS ; Soares, Danielle Ferreira de Magalhães . Diagnóstico de animais ilegais recebidos no centro de triagem de animais silvestres de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, no ano de 2011. Ciência Rural (UFSM. Impresso)http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/images/curriculo/jcr.gif, v. 45, p. 163-170, 2015.
 
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/images/curriculo/ico_relevante.gifBORGES,LFNM ; Soares, Danielle Ferreira de Magalhães ; Lopes EGP ; Freitas A.C.P. ; Silva MX ; HADDAD, João Paulo Amaral ; SILVA, Jose Ailton da ; Nicolino, RR ; Cruz, CM . Prevalência e distribuição espacial da leishmaniose visceral em cães do município de Juatuba, Minas Gerais. Ciência Rural (UFSM. Impresso)http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/images/curriculo/jcr.gif, v. 44, p. 352-357, 2014.
 
Barbosa, A. D. ; Soares, Danielle Ferreira de Magalhães ; SILVA, Jose Ailton da ; CARDOSO, M. F. E. C. ; MENESES, José Newton Coelho de ; CUNHA, MCM ; HADDAD, João Paulo Amaral ; Nicolino, RR . Distribuição espacial dos acidentes escorpiônicos em Belo Horizonte, Minas Gerais, 2005 a 2009.. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecniahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/images/curriculo/jcr.gif, v. 66, p. 721-730, 2014.
 
SILVA, RODRIGO OTÁVIO SILVEIRA ; DELIA, M. L. ; PEREIRA, P. L. L. ; Magalhães Soares, Danielle F. de ; Teixeira EPT ; CAVALCANTI, A. R. ; KOCUVAN, A. ; RUPNIK, M. ; SANTOS, A. L. Q. ; OLIVEIRA JUNIOR, C. A. ; LOBATO, F. C. F. . Clostridium difficile and C. perfringens from wild carnivore species in Brazil. Anaerobe (London. Print)http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/images/curriculo/jcr.gif, v. 28, p. 207-2011, 2014.
Citações:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/images/v2/scopus.png1
 
SILVA, R. O. S. ; ALMEIDA, L. R. ; OLIVEIRA JUNIOR, C. A. ; Soares, Danielle Ferreira de Magalhães ; PEREIRA, P. L. L. ; RUPNIK, M. ; LOBATO, F. C. F. . Carriage of Clostridium difficile in free-living South American coati (Nasua nasua) in Brazil. Anaerobe (London. Print)http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/images/curriculo/jcr.gif, v. 26, p. 1-3, 2014.
Citações:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/images/v2/scopus.png1
 
SILVA, RODRIGO OTÁVIO SILVEIRA ; D'ELIA, MIRELLA LAURIA ; DE MAGALHÃES SOARES, DANIELLE FERREIRA ; CAVALCANTI, ÁLVARO ROBERTO ; LEAL, RODRIGO COSTA ; CAVALCANTI, GUILHERME ; PEREIRA, PEDRO LÚCIO LITHG ; LOBATO, FRANCISCO CARLOS FARIA . Clostridium difficile-associated diarrhea in an ocelot (Leopardus pardalis). Anaerobe (London. Print)http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/images/curriculo/jcr.gif, v. 20, p. 82-84, 2013.
Citações:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/images/v2/scopus.png6
 
Soares, Danielle Ferreira de Magalhães ; Lopes EGP ; BORGES,LFNM ; Freitas A.C.P. ; HADDAD, João Paulo Amaral ; Dias, ES . Aspecto epidemiológicos da leishmaniose visceral em uma coorte de cães em Juatuba-MG, de 2010 a 2011. Gerais: Revista de Saúde Pública do SUS/MG, v. 1, p. 57, 2013.
 
Almeida, T, D ; Soares, Danielle Ferreira de Magalhães . Experiência multiprofissional na investigação de infecção por Toxocara spp em crianças atendidas pelo Sistema Único de Saúde. Revista Médica de Minas Gerais (Belo Horizonte), v. 24, p. 37, 2013.
 
SANTANA FILHO, F. C. ; SILVA, J. A. ; SILVA, J. A. ; MAGALHÃES, Danielle Ferreira de ; MENESES, José Newton Coelho de ; HADDAD, J. P. A. ; MORAIS, M. H. F. ; ALMEIDA, V. G. . Recusas de borrifação de imóveis e ocorrência de casos de leishmaniose visceral na Regional Noroeste de Belo Horizonte. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecniahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/images/curriculo/jcr.gif, v. 64, p. 899-908, 2012.
 
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/images/curriculo/ico_relevante.gifMAGALHÃES, Danielle Ferreira de ; SILVA, José Ailton da ; HADDAD, João Paulo Amaral ; MOREIRA, Elvio Carlos ; FONSECA, Maria Isabel Magalhães ; ORNELAS, Marina Lúcia Lima de ; BORGES, Barbara Kellen Antunes ; LUZ, Zélia Maria Profeta da . Dissemination of information on visceral leishmaniasis from schoolchildren to their families: a sustainable model for controlling the disease. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso)http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/images/curriculo/jcr.gif, v. 25, p. 1642-1646, 2009.


Veja mais informações no Somos UFMG.

Danielle Ferreira de Magalhães Soares Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2084
E-mail:  danifm1@yahoo.com.br

Orientadora de Mestrado
 
Áreas de atuação:
- Epidemiologia e conservação de animais silvestres;
- Saúde pública com ênfase em zoonoses e outros agravos de interesse na veterinária;
- Controle populacional de cães e gatos.


Débora Cristina Sampaio de Assis

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) e em 2014 recebeu o título de Mestre em Ciência Animal, na área de concentração de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Concluiu, em 2015, o curso de Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais e atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal da Escola de Veterinária da UFMG. Tem experiência na área de tecnologia e inspeção de produtos de origem animal, com ênfase em microbiologia e pesquisa de resíduos em alimentos.

Formação:

Graduação em Medicina Veterinária (2011)
Mestrado em Ciência Animal (2014)
Doutorado em Ciência Animal (2015)

Áreas de atuação:
Desenvolvimento e validação de metodologias analíticas para pesquisa de resíduos e contaminantes por LC e LC-MS/MS ; avaliação da qualidade microbiológica e pesquisa de resíduos e contaminantes em produtos de origem animal. 

Principais publicações:

FIGUEIREDO, T.C.; ASSIS, D.C.S.; MENEZES, L.D.M.;SILVA, G.R.; LANZA, I.P.; HENEINE, L.G.D.; CANÇADO, S.V. HPLC-UV method validation for the identification and quantification of bioactive amines in commercial eggs. Talanta (Oxford), v. 142, p. 240-245, 2015.doi:10.1016/j.talanta.2015.04.056
 
ALMEIDA, M.P.; REZENDE, C.P.; FERREIRA, F.D.; SOUZA, L.F.; ASSIS, D.C.S.; FIGUEIREDO, T.C.; LEITE, M.O.; CANÇADO, S.V. Optimization and validation method to evaluate the residues of β-lactams and tetracyclines in kidney tissue by UPLC-MS/MS. Talanta (Oxford), v. 144, p. 922-932, 2015. doi:10.1016/j.talanta.2015.07.048
 
DIBAI, W.L.S; ALKIMIN FILHO, J.F.; OLIVEIRA, F.A.S.; ASSIS, D.C.S.; LARA, L.J.C.; FIGUEIREDO, T.C.; CANÇADO, S.V . HPLC-MS/MS method validation for the detection of carbadox and olaquindox in poultry and swine feedingstuffs. Talanta (Oxford), v. 144, p. 740-744, 2015. doi:10.1016/j.talanta.2015.07.029
 
VEja mais informações no Somos UFMG.

Débora Cristina Sampaio de Assis Currículo Lattes
Telefone: (31)3409-2153
E-mail: deborasampaio11@gmail.com/debora@vet.ufmg.br


Eliane Gonçalves de Melo

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), graduação em Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (1989), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente é professora associada 1 da Universidade Federal de Minas Gerais e Diretora do Hospital Veterinário. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Cirúrgica Animal e Anestesiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: neurologia, trauma medular, neuroproteção, células tronco e artroscopia.
 
Formação:
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992)
Graduação em Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (1989)
Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997)
Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001)
 
Veja mais informações no Somos UFMG.
 

Eliane Gonçalves de Melo Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2241
E-mail: eliane@vet.ufmg.br

Orientadora de Mestrado e Doutorado
 
Áreas de atuação:
- Abordagens clínico-cirúrgicas das afecções neurológicas;
- Estudo da etiopatogenia do trauma medular e epilepsia em pequenos animais;
- Desenvolvimento de modelos experimentais para estudo de afecções neurológicas e de terapias neuroprotetoras.


Elias Jorge Facury Filho

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais nas disciplinas Clínica de Ruminantes e Medicina de Produção de Ruminantes. Participa do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e trabalha com linhas de pesquisa nas áreas de Período de transição de vacas leiteiras, Doenças metabólicas, Neuropatias em ruminates, Doenças parasitárias, Fluidoterapia em bovinos, Sistema locomotor dos bovinos, Neonatologia e Sanidade dos bezerros.
 
Formação:
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986)
Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992)
Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004)
 
Veja mais informações no Somos UFMG.

Elias Jorge Facury Filho Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2238
E-mail: facury@vet.ufmg.br

Orientador de Mestrado e Doutorado
 
Áreas de atuação:
- Perfil metabólico e estratégias de promoção de saúde em ruminantes no período de transição gestação/lactação;
- Epidemiologia, etiologia, patogênese, controle, tratamento e monitoramento das enfermidades de ruminantes.


Érica Azevedo Costa

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), mestrado em Medicina Veterinária Preventiva pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado em Ciência Animal (2008) pela mesma instituição. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Virologia, Biologia Molecular e Diagnóstico de doenças infecciosas em animais, principalmente encefalites herpéticas de ruminantes e eqüinos e arboviroses equinas. No período de 2009 a 2011 fez pós-doutorado pela UFMG na área de diagnóstico e patogênese da brucelose e salmonelose. De 2011 a meados de 2012 foi pesquisadora visitante no centro de pesquisas René-Rachou, FIOCRUZ, trabalhando com a técnica de Genética Reversa na construção de vacinas contra o vírus influenza pandêmico e vírus heterólogos. Atualmente é pós-doc na Escola de Veterinária da UFMG, atuando no diagnóstico do vírus da Lingua Azul (BTV), Influenza suína (SIV) e PEDV.

Formação: Graduação em Medicina Veterinária (2000)
Aperfeiçoamento em MIcrobiologia (2001)
Mestrado em Medicina Veterinária (2003)
Doutourado em Medicina Veterinária (2008) 

Veja mais informações no Somos UFMG.

Érica Azevedo Costa Currículo Lattes

Telefone: (31) 3409-2106
E-mail: azevedoec@yahoo.com.br



Fabíola de Oliveira Paes Leme

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade José do Rosário Vellano (1996), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais com sanduiche na Ludwig Maximillian Universitäte -LMU (2004). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais, lecionando nas disciplinas de Patologia clínica e hematologia para a graduação e pós-graduação. Relatora das revistas do CFMV, ABMVZ e Revista da Faculdade de Zootecnia, Veterinária e Agronomia (Uruguaiana). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Patologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Hematologia, bioquímica e micologia clínica.
 
Formação:
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade José do Rosário Vellano (1996)
Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000)
Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais com sanduiche na Ludwig Maximillian Universitäte -LMU (2004)
 
Veja mais informações no Somos UFMG.

Fabíola de Oliveira Paes Leme Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2225
E-mail: fabiola.ufmg@gmail.com

Orientadora de Mestrado
 
Área de atuação:
- Hematologia e bioquímica clínica dos animais domésticos.


Felipe Pierezan

Médico veterinário formado na Universidade Federal de Santa Maria (2007). Possui os títulos de Mestre (2009) e Doutor (2013) em Medicina Veterinária pela mesma instituição. Atualmente é professor adjunto de Patologia Veterinária na Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Patologia Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: doenças de ruminantes e eqüinos, doenças do sistema nervoso central, plantas tóxicas e microbioma da pele de cães e gatos.
 
 
 
Formação:
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (2007)
Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (2009)
Doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (2013)
 
Áreas de interesse: Doenças de ruminantes e eqüinos, doenças do sistema nervoso central, plantas tóxicas e microbioma da pele de cães e gatos.
 
Principais publicações:
 
PIEREZAN, F. ; MANSELL, J. ; AMBRUS, A. ; HOFFMANN, A. RODRIGUES . Immunohistochemical Expression of Ionized Calcium Binding Adapter Molecule 1 in Cutaneous Histiocytic Proliferative, Neoplastic and Inflammatory Disorders of Dogs and Cats. Journal of Comparative Pathology, v. 151, p. 347-351, 2014.
 
ZYCHOWSKI, K.E. ; ELMORE, S.E. ; RYCHLIK, K.A. ; LY, H.J. ; PIEREZAN, F.; ISAIAH, A. ; SUCHODOLSKI, J.S. ; HOFFMANN, A.R. ; ROMOSER, A.A. ; PHILLIPS, T.D. . Mitigation of Colitis with NovaSil Clay Therapy. Digestive Diseases and Sciences, v. 60, p. 382-392, 2014.
 
PIEREZAN, F.; OLIVEIRA FILHO, J.C. ; CARMO, P.M. ;. AIRES, A.R.; LEAL, M.L.R. ; SOUZA, T.M. ; MALLMANN, C.A. ; BARROS, C.S.L. Intoxicação experimental por aflatoxina em bezerros. Pesquisa Veterinária Brasileira (Impresso), v. 32, p. 607-618, 2012.
 
OLIVEIRA FILHO, J.C. ; CARMO, P.M.; LUCENA, R.B.; PIEREZAN, F.; BARROS, C.S.L. Baccharis megapotamica var. weirii poisoning in water buffalo (Bubalus bubalis). Journal of Veterinary Dia gnostic Investigation, v. 23, p. 610-614, 2011.
 
PIEREZAN, F. ; OLIVEIRA FILHO, J.C. ; CARMO, P.M. ; LUCENA, R.B.; RISSI, D.R. ; TOGNI, M. ; BARROS, C.S.L. Surto de aflatoxicose em bezerros no Rio Grande do Sul.. Pesquisa Veterinária Brasileira (Impresso), v. 30, p. 418-422, 2010.
 
PIEREZAN, F. ; RISSI, D.R. ; RECH, R.R. ; FIGHERA, R.A. ; BRUM, J.S. ; BARROS, C.S.L. Achados de necropsia relacionados com a morte de 335 eqüinos: 1968-2007.. Pesquisa Veterinária Brasileira (Impresso), v. 29, p. 275-280, 2009.
 
RISSI, D.R. ; PIEREZAN, Felipe ; SILVA, M.S. ; FLORES, E. F. ; BARROS, C.S.L. Neurological disease in cattle in southern Brazil associated with Bovine herpesvirus infection. Journal of Veterinary Diagnostic Investigation, v. 20, p. 346-349, 2008.
 
RISSI, D.R. ; RECH, R.R ; PIEREZAN, F. ; GABRIEL, A.L; TROST, M.L. ; BRUM, J.S. ; KOMMERS, G.D. ; BARRROS, C.S.L. Intoxicação por plantas e micotoxinas associadas a plantas em bovinos no Rio Grande do Sul: 461 casos.. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 27, p. 261-268, 2007.
 
Veja mais informações no Somos UFMG.

 

Felipe Pierezan Currículo Lattes

Telefone: (31) 3409-2262
E-mail: fpierezan@gmail.com



Fernanda Radicchi Lobato de Almeida

Veja mais informações no Somos UFMG.

Fernanda Radicchi Lobato de Almeida Currículo Lattes

Professora lotada no Instituto de Ciências Biológicas.

Telefone: (31)3409-2992
E-mail: falmeida@icb.ufmg.br

Orientadora de Mestrado e Doutorado

Áreas de atuação:
- Peso ao nascimento e suas consequencias sobre o desempenho produtivo e reprodutivo de machos e fêmeas suinas;
- Fertilidade no varrão: métodos práticos para avaliação;
- Interações entre nutrição e reprodução em machos e fêmeas.
 


Francisco Carlos Faria Lobato

Possui graduação em Medicina Veterinaria pela Escola de Veterinária da UFMG(1978), mestrado em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária da UFMG (1989) e doutorado em Ciência Animal pela Escola de Veterinária da UFMG (1997). Atualmente é professor Titular. Tem experiência na área de Medicina Veterinária Preventiva, com ênfase em bacteriologia de anaeróbios esporulados, atuando principalmente nos seguintes temas: ruminantes, diagnóstico, clostridioses, tuberculose, brucelose e produção e controle de vacinas convencionais e recombinantes.

Formação: Graduado em Medicina Veterinária (1978)
Mestrado em Medicina Veterinária (1989)
Doutorado em Ciência Animal pela Escola de Veterinária da UFMG (1997)

Veja mais informações no Somos UFMG.

Francisco Carlos Faria Lobato Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2086
E-mail: lobato.francisco@yahoo.com.br

Orientador de Mestrado e Doutorado
 
Área de atuação:
- Epidemiologia, patogênese, diagnóstico e controle de doenças causadas por clostrideos nos animais.


Gabriel Augusto Monteiro

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (2007), residência na área de Fisiopatologia da Reprodução e Obstetrícia na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia-Campus de Botucatu-SP-UNESP (2008), mestrado na área de Reprodução animal na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia-Campus de Botucatu-SP-UNESP (2010), Doutorado na Área de Reprodução Animal com ênfase em Subfertilidade de garanhões (2013), Pós-Doutorado área de Reprodução Animal com ênfase em maturação espermática (2015) e Professor na área de Clínica Cirúrgica de Grandes Animais na Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias - FAIT (2014). Atualmente é Professor na área de Biotecnologia da reprodução, fisiopatologia da reprodução e obstetrícia Veterinária na UNICENTRO atuando principalmente nos seguintes temas: Fisiopatologia da reprodução, Obstetrícia Veterinária de pequenos e Grandes animais e Biotecnologia da reprodução. Foi coordenador do curso de Especialização Lato Sensu em Reprodução Equina, Instituto Bioethicus (2011-2013) e atualmente participa como professor colaborador no programa de pós-graduação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita filho (UNESP) e professor convidado nos cursos de especialização Lato Sensu de reprodução pelo (IBVET) e o de Clínica e Reprodução Equina (UNIPAR).

Formação: Graduado em Medicina Veterinária (2007)
Mestrado em Medicina Veterinária (2010)
Doutorado em Medicina Veterinária - Reprodução Animal (2013)
Pós-doutorado em Maturação Espermática (2015)

Linhas de pesquisa: Dermatologia Equina, Reprodução Equina, Preservação de sêmen do epidídimo

Veja mais informações no Somos UFMG.

Gabriel Augusto Monteiro Currículo Lattes

Telefone: (31) 3409-2263
E-mail: monteiroga@yahoo.com.br



Gisele Cristina Favero

Graduação em Zootecnia pela FCAV/UNESP de Jaboticabal/SP. Mestrado e doutorado em Zootecnia pelo Programa de Pós-graduação em Zootecnia da FCAV/UNESP de Jaboticabal/SP, conceito Capes 6. Atualmente é Professora Adjunta (nível 01) do Departamento de Zootecnia da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), campus Belo Horizonte/MG.

Formação: Mestrado e Doutorado em Zootecnia, pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", UNESP, campus de Jaboticabal/SP.

Área de interesse: Fisiologia de Organismos Aquáticos
 
Principais Publicações: 
 
GIMBO, RODRIGO Y. ; FÁVERO, GISELE, C. ; FRANCO MONTOYA, LUZ, N. ; URBINATI, ELISABETH C. . Energy deficit does not affect immune responses of experimentally infected pacu (Piaractus mesopotamicus). Fish & Shellfish Immunology (Print), v. 43, p. 295-300, 2015.
 
ABIMORAD, E.G. ; FAVERO, G.C. ;SQUASSONI, G.H. ; CARNEIRO, D. . Dietary digestible lysine requirement and essential amino acid to lysine ratio for pacu Piaractus mesopotamicus. Aquaculture Nutrition (Print), v. 16, p. 370-377, 2010.
 
ABIMORAD, EDUARDO GIANINI ; FAVERO, GISELE CRISTINA ; CASTELLANI, DANIELA ; GARCIA, FABIANA ; CARNEIRO, DALTON JOSÉ . Dietary supplementation of lysine and/or methionine on performance, nitrogen retention and excretion in pacu Piaractus mesopotamicus reared in cages. Aquaculture (Amsterdam), v. 295, p. 266-270, 2009.
 
 
Veja mais informações no Somos UFMG.
 

Gisele Cristina Favero Currículo Lattes

Telefone: (31) 3409-3313
Email: giselefav82@yahoo.com.br



Henrique César Pereira Figueiredo

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutor em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Foi professor da Universidade Federal de Lavras, entre 1997 e 2009. Foi membro do Comitê de Medicina Veterinária da CAPES (2007-2011) e da Câmara de Veterinária e Zootecnia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais entre os anos de 2006 e 2010. Tem experiência na área de Medicina Veterinária Preventiva, com ênfase em Doenças Infecciosas de Animais aquáticos. Foi coordenador do AQUAVET - Laboratório de Doenças de Animais Aquáticos (DMV-UFLA) e Superintendente de Planejamento da Universidade Federal de Lavras (2007 a 2009). Em novembro de 2009 foi nomeado professor Adjunto IV, na área de Sanidade de Animais Aquáticos, na Escola de Veterinária da UFMG, desligando-se das atividades exercidas na UFLA. É consultor de periódicos como Veterinary Microbiology, Diseases of Aquatic Organisms, Journal of Fish Diseases, Journal of Applied Microbiology e Clinical and Vaccine Immunology. Em janeiro de 2010 foi cedido ao Ministério da Pesca e Aquicultura onde ocupou o cargo de Coordenador-Geral de Sanidade Pesqueira e Aquícola (jan. 2010 a fev. 2011) e, posteriormente, de Diretor do Departamento de Monitoramento e Controle da Pesca e Aquicultura (fev. 2011 a jan. 2013). Atualmente Professor Associado I e Coordenador do AQUACEN - Laboratório Oficial de Diagnóstico de Doenças de Animais Aquáticos do Ministério da Pesca e Aquicultura, sediado na Escola de Veterinária da UFMG.

Formação: Graduado em Medicina Veterinária (1997)
Doutotado em Ciências Biológicas (2001)

Veja mais informações no Somos UFMG.

Henrique César Pereira Figueiredo Currículo Lattes

Telefone: (31) 3409-2077
E-mail: figueiredoh@yahoo.com

Orientador de Mestrado e Doutorado
 
Área de atuação:
- Patologia, epidemiologia molecular, diagnóstico e métodos de controle de enfermidades de animais aquáticos.


Jenner Karlisson Pimenta dos Reis

Possui graduação em Farmácia / Análises Clínicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), Pós-doutorado em Biologia Molecular de Retrovirus pela University of Pittsburgh / USA (2001-2002) e Pós-doutorado em Doencas Infecciosas dos Animais / Virologia pela University of Kentucky / USA (2009-2010). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais e Pesquisador do CNPq. Tem experiência na área de Virologia e Medicina Veterinária, com ênfase em Retrovirus Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: anemia infecciosa eqüina, leucose bovina, imunodeficiencia felina, leucemia felina, artrite e encefalite caprina, imunodeficiencia bovina, imunodiagnóstico e biologia molecular.

Formação: Graduado em Farmácia e Análises Clínicas (1989)
Mestrado em Ciências Biológicas (1993)
Doutorado em Ciência Animal (1997)

Especialidade: anemia infecciosa eqüina, leucose bovina, imunodeficiencia felina, leucemia felina, artrite e encefalite caprina, imunodeficiencia bovina, imunodiagnóstico e biologia molecular.

Principais publicações:

DE OLIVEIRA, CAIRO HENRIQUE SOUSA ; DE OLIVEIRA, FERNANDA GONÇALVES ; GASPARINI, MARCELA RIBEIRO ; GALINARI, GRAZIELLE COSSENZO FLORENTINO ; LIMA, GRACIELA KUNRATH ; Fonseca, Antônio Augusto ; BARBOSA, JOSÉ DIOMEDES ; BARBOSA-STANCIOLI, EDEL FIGUEIREDO ; Leite, Rômulo Cerqueira ; dos Reis, Jenner Karlisson Pimenta . Bovine herpesvirus 6 in buffaloes (Bubalus bulalis) from the Amazon region, Brazil. Tropical Animal Health and Production , v. 47, p. 465-468, 2015

CAMARGOS, M.F. ; RAJÃO, D.S. ; Leite, R.C. ; STANCEK, D. ; Heinemann, M.B. ; Reis, J.K.P. . Genetic variation of bovine leukemia virus (BLV) after replication in cell culture and experimental animals. Genetics and Molecular Research , v. 13, p. 1717-1723, 2014.

OLIVEIRA, FERNANDA GONÇALVES ; DINIZ, REJANE SILVA ; Camargos, Marcelo Fernandes ; OLIVEIRA, ANAPOLINO MACEDO DE ; RAJÃO, DANIELA DE SOUZA ; BRAZ, GISSANDRA FARIAS ; Leite, Rômulo Cerqueira ; Reis, Jenner Karlisson Pimenta dos. Comparative study of agar gel immunodiffusion (AGID) protocols for the diagnosis of equine infectious anemia in Brazil. Semina. Ciências Agrárias (Online) , v. 34, p. 3909-3916, 2013

Capomaccio, S. ; Willand, Z.A. ; Cook, S.J. ; Issel, C.J. ; Santos, E.M. ; Reis, J.K.P. ; Cook, R.F. . Detection, molecular characterization and phylogenetic analysis of full-length equine infectious anemia (EIAV) gag genes isolated from Shackleford Banks wild horses. Veterinary Microbiology (Amsterdam. Print) , v. 157, p. 320-332, 2012.

Reis, Jenner K.P. ; Diniz, Rejane S. ; Haddad, João P.A. ; Ferraz, Isabella B.F. ; Carvalho, Alex F. ; Kroon, Erna G. ; Ferreira, Paulo C.P. ; Leite, Rômulo C. . Recombinant envelope protein (rgp90) ELISA for equine infectious anemia virus provides comparable results to the agar gel immunodiffusion. Journal of Virological Methods , v. 180, p. 62-67, 2012

SANTOS, E. M. DOS ; MOTTA, P. M. C. ; HEINEMANN, M. B. ; LEITE, R. C. ; Del Puerto, H.L. ; REIS, J. K. P. . EIAV Effectiveness Detection by Nested PCR Comparing two Different Samples: PBMCs and Bronchoalveolar Wash. American Journal of Animal and Veterinary Sciences, v. 5, p. 180-182, 2010

Fonseca, A. A. ; HEINEMANN, M. B. ; LEITE, R. C. ; REIS, J. K. P. . A comparative analysis of envelope and tegument proteins of suid herpesvirus 1, bovine herpesvirus 1 and bovine herpesvirus 5. Archives of Virology , v. 155, p. 1687-1692, 2010

CAMARGOS, M. F. ; PEREDA, A. ; STANCEK, D. ; ROCHA, M. A. ; REIS, J. K. P. ; WILKE, I. G. ; LEITE, R. C. . Molecular characterization of the env gene from Brazilian field isolates of Bovine Leukemia Virus. Virus Genes , v. 34, p. 343-350, 2007

ALMEIDA, V. M. A. ; REIS, J. K. P. ; GONCALVES, V. S. P. ; MARTINS, M. F. ; HADDAD, J. P. A. ; LEITE, R. C. . Anemia infecciosa eqüina: prevalência em eqüídeos de serviço em Minas Gerais. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , Belo Horizonte, v. 58, n.02, p. 141-148, 2006

REIS, J. K. P. ; CRAIGO, J. K. ; COOK, S. J. ; ISSEL, C. J. ; MONTELARO, R. C. . Characterization of EIAV LTR variability and compartmentalization in various reservoir tissues of long-term inapparent carrier ponies. Virology (New York, N.Y. Print) , Estados Unidos, v. 311, p. 169-180, 2003

Veja mais informações no Somos UFMG.

 

Jenner Karlisson Pimenta dos Reis Currículo Lattes

Telefone: (31) 3409-2100
Emailjenner@ufmg.br

Orientador de Mestrado e Doutorado
 
Áreas de atuação:
- Estudo da infecção do vírus da anemia infecciosa equina (EIAV) em asininos e equinos;
- Desenvolvimento de métodos imunoenzimáticos para o diagnóstico de Leucose Enzoótica Bovina e Imunodeficiência bovina a vírus;
- Diagnóstico e epidemiologia molecular de lentivirus de felídeos (FIV e FeLV) e lentivirus de pequenos ruminantes (SRLV).


João Paulo Amaral Haddad

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Epidemiologia - Atlantic Veterinary College (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de dados epidemiológicos, distribuição espacial, bioestatística, saúde animal e pública.

Formação: Graduado em Medicina Veterinária (1993)
Mestrado em Medicina Veterinária (1997)
Doutorado em Epidemologia pela Atlantic Veterinary College (2006)

Veja mais informações no Somos UFMG.

João Paulo Amaral Haddad Currículo Lattes

Telefone: (31) 3409-2125
E-mail: jphaddad01@globo.com

Orientador de Mestrado e Doutorado
 
Áreas de atuação:
- Analise do desenvolvimento da pecuária brasileira e sua contribuição socioeconômica e ambiental;
- Epidemiologia e controle das doenças causadas por alimentos de origem animal;
- Custo e perdas econômicas associadas a ocorrência de enfermidades à produção animal.


Julia Angelica Gonçalves da Silveira

Veja mais informações no Somos UFMG.

Julia Angelica Gonçalves da Silveira Currículo Lattes
Professora lotada no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG.
 
Telefone: (31) 3409-2057
E-mail: 
 


Júlio César Cambraia Veado

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e doutorado em Science de La Vie e de La Santé - Universite de Paris XII (Paris-Val-de-Marne) (1997). Atualmente é Professor Associado I da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua principalmente nos seguintes temas: Nefrologia, hemodiálise, nutrição parenteral e enteral.
 
 
Formação:
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984)
Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992)
Doutorado em Science de La Vie e de La Santé - Universite de Paris XII (Paris-Val-de-Marne) (1997)
 
Veja mais informações no Somos UFMG.

Júlio César Cambraia Veado Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2231
E-mail: cambraia@vet.ufmg.br

Orientador de Mestrado

Áreas de atuação:
- Marcadores enzimáticos urinários;
- Efeito de drogas que controlam a hipertensão glomerular;
- Ação de antiinflamatórios empregados na oncologia, dermatologia, ortopedia e neurologia sobre os rins de cães.



Kelly Moura Keller

Possui Graduação em Medicina Veterinária (2006) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Mestrado (2009) e Doutorado (2012) em Ciências Veterinárias (Sanidade Animal) também pela UFRRJ com período sanduíche na Universidad Nacional de Río Cuarto. Atualmente é Professora Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Micologia e Micotoxicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: fungos, leveduras, micobiota e micotoxinas. Também atua como Pesquisadora Colaboradora de Grupos de Pesquisa da UFRRJ: "Núcleo de Pesquisas Micológicas e Micotoxicológicas", "Criação Ecológica de Abelhas" e UFMG: "Controle ambiental da água e de resíduos agropecuários e agroindustriais".

Formação: Graduada em Medicina Veterinária (2006)
Mestrado em Ciências Veterinárias (2009)
Doutorado em Ciências Veterinárias (2012)

Veja mais informações no Somos UFMG.

Kelly Moura Keller Currículo Lattes

Telefone: (31) 3409-2098
E-mail: kellykeller@vetufmg.edu.br 

Orientadora de Mestrado
 
Áreas de atuação:
- Epidemiologia, patogênese, diagnóstico e controle de fungos e micotoxinas em matérias primas vegetais, grãos e rações;
- Estudos de aspectos microbiológicos, ecológicos, fisiológicos e genéticos de fungos e leveduras incluindo seu potencial uso biotecnológico;
- Determinação de resíduos e contaminantes em matrizes diversas pela técnica de LC-MS/MS.


Leorges Moraes da Fonseca

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos - University of Wisconsin-Madison (1999). Pós doutorado em andamento (2013/2014) na University of Wisconsin-Madison (Department of Food Science). Atualmente é Professor da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Tecnologia e Inspeção de Leite e Produtos Derivados. 

 

Formação: Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990)
Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992)
Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela University of Wisconsin - Madison, WISC, Estados Unidos.
Pós Doutorado pela University of Wisconsin System. 

Veja mais informações no Somos UFMG.

Leorges Moraes da Fonseca Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2146
E-mail: leorges@ufmg.br

Orientador de Mestrado e Doutorado
 
Áreas de atuação:
- Métodos de avaliação da qualidade do leite e derivados;
- Métodos de detecção de fraudes em alimentos;
- Bioquímica de alimentos, de suas matérias-primas e de seus ingredientes.


Marc Roger Jean Marie Henry

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1976) e doutorado em Reprodução Animal - Rijksuniversiteit te Gent (1981). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Reprodução Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: biotecnologias da reprodução, comportamento sexual e andrologia.
 
Formação:
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1976)
Doutorado em Reprodução Animal - Rijksuniversiteit te Gent (1981)
 
Veja mais informações no Somos UFMG.

Marc Roger Jean Marie Henry Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2249
E-mail: henrym@ufmg.br

Orientador de Mestrado e Doutorado
 
Áreas de atuação:
- Reprodução assistida em animais domésticos;
- Comportamento sexual em animais domésticos;
- Aspectos da fisiologia da reprodução de machos em animais domésticos.


Marcelo Resende de Souza

Possui mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente, faz parte do Corpo Editorial do periódico Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia (0102-0935) e é Professor Associado do Departamento de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Microbiologia de Leite e Derivados, atuando principalmente nos seguintes temas: físico-química, microbiologia, leite, qualidade de leite.

Formação: Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994)
Doutorado em Ciências Biológicas - Microbiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005)

Áreas de interesse: físico-química e microbiologia de leite e derivados, qualidade de leite.

Principais publicações:

Renata Maciel Dornas, Gabriela Antunes Xavier Silva, Carlos Henrique do Valle Martins, João Luis Silva Moreira, Carlos Eduardo Matos Jensen, SOUZA, M. R., NICOLI, J. R., NUNES, Álvaro Cantini, Neumann, E.
Probiotic technological and functional characteristics of Lactobacillus strains isolated from chicken gut. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia. Fator de Impacto(2013 JCR): 0,1980, v.66
 
Costa, H.H.S., SOUZA, M. R., ACURCIO, L. B., CUNHA, A. F., RESENDE, Maria de Fátima Silva de, NUNES, Álvaro C
Potencial probiótico in vitro de bactérias ácido-láticas isoladas de queijo-de-minas artesanal da Serra da Canastra, MG. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia. Fator de Impacto(2013 JCR): 0,1980, v.65, p.1858 - , 2013.
 
M.A. Lagares, H.S. Martins, I.A. Carvalho1, C.A. Oliveira Junior, SOUZA, M. R., CFAM, Penna, B.C. Cruz, Stahlberg R, M.R.J.M. Henry
CASEINATE PROTECTS STALLION SPERM DURING SEMEN COOLING AND FREEZING. Cryo-Letters. Fator de Impacto(2013 JCR): 0,6400, v.33, p.213 - 218, 2012
 
Souza, F.V., Roque, R., MOREIRA, João Luiz S, SOUZA, M. R., J, Nicoli, Neumann, E., AC, Nunes
Transfer of antibiotic resistance determinants between lactobacilli isolates from the gastrointestinal tracts of chicken. Beneficial Microbes. Fator de Impacto(2013 JCR): 1,5000, v.3, p.137 - 144, 2012.
 
 Seridan, B., SOUZA, M. R., J, Nicoli, CARMO, L. S., Menezes, L.D.M., Oliveira, D.L.S., ANDRADE, E. H. P.
Viabilidade de Staphylococcus aureus FRI S-6 e produção de SEB em queijo elaborado com adição de Lactobacillus rhamnosus e Lactococcus lactis. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia. Fator de Impacto(2013 JCR): 0,1980, v.64, p.465 - 470, 2012.
 
Araujo, M.M.A., GUERRA, M.A., LAGE, A. D., CUNHA, A. F., FONSECA, Leorges Moraes da, LEITE, M. O., SOUZA, M. R., PENNA, Claúdia Freire Andrade Morais,CERQUEIRA, Mônica Maria Oliveira Pinho
Evaluation of a screening test for detecting antimicrobial residues in milk by visual reading and by reader equipment. Journal of Dairy Science. Fator de Impacto(2013 JCR): 2,5500, v.94, p.304 - 304, 2011.
 
 
LAGE, A. D., Bastos, L.P.F., SILVA, N.M.A., ARAUJO, M. M. P., Resende, G.M, CUNHA, A. F., SOUZA, M. R., PENNA, C. F. A. M., FONSECA, Leorges Moraes da, LEITE, M. O., LEITE, M. O., CERQUEIRA, M. M. O. P.
Evaluation of two kits based on microbial inhbition for detection of antimicrobial residues in milk. Journal of Dairy Science. Fator de Impacto(2013 JCR): 2,5500, v.94, p.38 - 39, 2011
 
CUNHA, A. F., LAGE, A. D., Araujo, M.M.A., Abreu, Luiz Ronaldo, TASSINARI, A., SOUZA, M. R., PENNA, Cláudia Freire de Andrade Morais, FONSECA, Leorges Moraes da, LEITE, M. O., CERQUEIRA, Mônica Maria Oliveira Pinho
Microbiological quality of UHT dairy products analyzed by rapid, reference and ATP bioluminescence methods. Journal of Dairy Science. Fator de Impacto(2013 JCR): 2,5500, v.94, p.290 - 290, 2011
 
Resende, M.F.S., Costa, H.H.S., ANDRADE, E. H. P., ACURCIO, L. B., DRUMMOND, A. F., CUNHA, A. F., NUNES, Álvaro C, MOREIRA, João Luiz S, PENNA, C. F. A. M.,SOUZA, M. R.
Queijo de minas artesanal da Serra da Canastra: influência da altitude das queijarias nas populações de bactérias ácidolácticas. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia. Fator de Impacto(2013 JCR): 0,1980, v.63, p.1567 - 1573, 2011.
 
Oliveira, D. D., Baiao, N. C., Cancado, S. V., GRIMALDI, R., SOUZA, M. R., Lara, L. J. C., Lana, A. M. Q., LANA, Â. M. Q., LANA, Â. M. Q.
Effects of lipid sources in the diet of laying hens on the fatty acid profiles of egg yolks. Poultry Science (Print). Fator de Impacto(2013 JCR): 1,5440, v.89, p.2484 - 2490, 2010.
 
FERRAZ, M. A., CERQUEIRA, M. M. O. P., SOUZA, M. R.
Evaluation of Enterobacteriaceae in the powdered milk production chain using both traditional (ISO 21528:2) and rapid (3M Petrifilm ) methods. Annals of Microbiology. Fator de Impacto(2013 JCR): 1,0390, v.60, p.373 - 376, 2010.
 
Paiva, Cláudio Antônio Versiani, Cunha, Adriano França, LEITE, M. O., PENNA, Cláudia Freire de Andrade Morais, FONSECA, Leorges Moraes da, Lana, Angela Maria Quintão, SOUZA, M. R., CERQUEIRA, Mônica Maria Oliveira Pinho
Evaluation of milk production and premium payment for total bacterial count, somatic cell count, fat and protein contents in a dairy industry of Minas Gerais State, Brazil. Journal of Dairy Science. Fator de Impacto(2013 JCR): 2,5500, v.93, p.411 - 411, 2010.
 
SOUZA, M. R., MOREIRA, João Luiz, BARBOSA, Flávio Henrique Ferreira, CERQUEIRA, Mônica Maria Oliveira Pinho, NUNES, Álvaro Cantini, NICOLI, Jacques Robert
Influence of intensive and extensive breeding on lactic acid bacteria isolated from Gallus gallus domesticus ceca . Veterinary Microbiology (Amsterdam). Fator de Impacto(2013 JCR): 2,7260, v.120, p.142 - 150, 2007.
 

Veja mais informações no Somos UFMG.

Marcelo Resende de Souza Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2147
E-mail: marceloresende51@gmail.com

Orientador de Mestrado e Doutorado
 
Área de atuação:
- Identificação molecular e propriedades probióticas in vitro e in vivo de bactérias ácido-láticas isoladas de queijos artesanais de Minas Gerais.


Marcelo Rezende Luz

Médico Veterinário (UFF, Niterói, RJ), Residência em Clínica, Cirurgia e Reprodução de Bovinos (Clínica de Bovinos de Garanhuns - UFRPE), Aperfeiçoamento Científico em Reprodução Animal (UFF/CNPq/Gertec Embriões), Mestrado em Reprodução Animal (UNESP/Jaboticabal) e Doutorado em Reprodução Animal (UNESP/Botucatu). Atualmente é Professor Associado da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Área de Reprodução Animal. É membro da European Veterinary Society for Small Animal Reproduction (EVSSAR) desde 1999. Seu trabalho com Reprodução Animal tem ênfase em Reprodução de Pequenos Animais, Ruminantes e Peixes, e em Obstetrícia Veterinária. Atua na Área de Clínica Reprodutiva e Assistida de Cães desde 1997. Desde 2011 desenvolve também atividades na área de Reprodução de Peixes aplicada a Aquacultura.
 
Formação:
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1992)
Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997)
Doutorado em Reprodução Animal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004)
 
Áreas de interesse: Reprodução de Pequenos Animais, Obstetrícia Veterinária, Clínica reprodutiva; Inseminacao Artificial; Fisiologia e Biotecnologia da reprodução, Reprodução de Peixes.
 
Áreas de atuação: Reprodução de animais de companhia (Clínica reprodutiva; Inseminação Artificial; Fisiologia, Endocrinologia e Biotecnologia da Reprodução).
 
Principais publicações:
 
FERNANDES, A. F. A. ; ALVARENGA, E.R. ; OLIVEIRA, D. A. ; ALEIXO, C. G. ; PRADO, S.A. ; LUZ, R. K. ; SARMENTO, N. L. A. F. E. ; TEIXEIRA, E. A. ; LUZ, M. R. ; Turra, E.M. Production of Oocytes of Nile Tilapia (for fertilization via hormonal treatments). Reproduction in Domestic Animals, v. 48, p. 1049-1055, 2013.
 
GUAITOLINI, C.R.F.; TAFFAREL, M. O. ; TEIXEIRA, N. S. ; SUDANO, M.J. ; FREITAS, P. M. C. ; LOPES, M. D. ; LANDIM-ALVARENGA, F.C. ; OLIVEIRA, C.A. ; LUZ, M. R. Post-thaw viability of in-vivo produced canine blastocysts cryopreserved by slow freezing. Theriogenology, v. 78, p. 576-582, 2012.
 
LUZ, M. R. ; HOLANDA, C. C. ; PEREIRA, J. J. ; FREITAS, P. M. C. ; SALGADO, A. E. P. ; GIANNOTTI, J. G. ; OLIVEIRA, S.B. ; TEIXEIRA, N. S. ; GUAITOLINI, C.R.F. High embryonic recovery rates with in vivo and ex vivo techniques in the bitch. Reproduction in Domestic Animals, v. 46, p. 724-726, 2011.
 
LUZ, M. R. Manejo del apareamiento en la especie canina. In: Cristina Gobello. (Org.). Temas de reproducción de caninos y felinos por autores hispanoamericanos. 2ed. Santa Fé: Megaprint, v. 1, p. 138-145, 2007.
 
LUZ, M. R. Parto en perras y gatas. In: Cristina Gobello. (Org.). Temas de reproducción de caninos y felinos por autores hispanoamericanos. 2ed. Santa Fé: Megaprint, v. 01, p. 25-37, 2007.
 
LUZ, M. R. ; BERTAN, C. M. ; BINELLI, M. ; LOPES, M. D. Plasma concentrations of 13,14-dihydro-15-keto-prostaglandin F2-alpha (PGFM), progesterone and estradiol in pregnant and nonpregnant diestrus cross-bred bitches. Theriogenology, v. 66, p. 1436-1441, 2006.
 
LUZ, M. R. ; BERTAN, C. M. ; BINELLI, M. ; LOPES, M. D. In vitro PGF2alpha production by endometrium and corpus luteum explants from pregnant and nonpregnant diestrus bitches and placental explants from pregnant bitches. Theriogenology, v. 66, p. 1442-1447, 2006.
 
LUZ, M. R. ; CESARIO, M. D. ; BINELLI, M. ; LOPES, M. D. Canine corpus luteum regression: apoptosis and caspase-3 activity. Theriogenology, v. 66, p. 1448-1453, 2006.
 
LUZ, M. R. ; WATANABE, Y. F. ; FERRO, J. A. ; FERRO, M. I. T. ; HOSSEPIAN DE LIMA, V. F. M. ; FRANCESCHINI, P. H. Sexing of in vitro fertilized bovine embryos by multiplex PCR. Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science (Impresso), v. 37, p. on line, 2001.
 
LUZ, M. R. ; HOSSEPIAN DE LIMA, V. F. M. ; FERRO, J. A. ; FERRO, M. I. T. ; GREGGIO, T. ; MIRETTI, M. M. ; OLIVEIRA, R. P. Sequencing of a 196 bp male-specific chromosomal DNA fragment reveals homology to bovine TSPY gene coding region. Revista Brasileira de Reprodução Animal, v.25, n.1, 2001.  
 
Veja mais informações no Somos UFMG.

Marcelo Rezende Luz Currículo Lattes

Telefone: (31) 3409-2004
E-mail: luzmr@uol.com.br



Marcos Bryan Heinemann Currículo Lattes

Professor lotado na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP.

Telefone: (31) 3409-2057
E-mail: marcosbryan@usp.br

Orientador de Mestrado e Doutorado
 
Área de atuação:
- Epidemiologia, patogênese, diagnóstico e controle de doenças infecciosas de bovinos, suínos, caprinos e ovinos
 


Marcos Xavier Silva

Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária Preventiva atuando principalmente nos seguintes temas: Estatística Experimental, Planejamento e Análise de Experimentos, Modelagem Matemática em Medicina Veterinária e Epidemiologia.

Formação: Graduado em Medicina Veterinária (1999)
Mestrado em Medicina Veterinária (2002)
Doutorado em Ciência Animal (2007)

Veja mais informações no Somos UFMG.

Marcos Xavier Silva Currículo Lattes

Telefone: (31) 3409-2118
E-mail: vetmarcosxavier@hotmail.com

Orientador de Mestrado e Doutorado
 
Áreas de atuação:
- Epidemiologia e avaliação de doenças e  agravos em saúde pública e saúde animal;
- Epidemiologia das doenças exóticas e emergentes associadas ao uso da terra;
- Gestão de banco de dados em saúde pública e animal.


Maria Beatriz Abreu Glória Currículo Lattes

Professora lotada na Faculdade de Farmácia da UFMG.

Telefone: (31) 3409-6911
E-mail: mbeatriz@farmacia.ufmg.br

Orientadora de Mestrado e Doutorado
 
Áreas de atuação:
- Avaliação da segurança e funcionalidade de produtosalimentícios em relação à presença de compostos adversos à saúde e substancias bioativas utilizando métodos cromatográficos;
- Estudo das alterações bioquímicas que ocorrem durante a produção, processamento, armazenamento, consumo, metabolismo e absorção pelo homem e animais e mitigação para otimizar a qualidade e saúde.
 


Maria Isabel Maldonado Coelho Guedes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Medicina Veterinária (Patologia Veterinária e Virologia Veterinária) pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Veterinary Medicine (Virology, Pathology and Immunology) pela University of Minnesota, e pós-doutorado em Virologia Veterinária, pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Danish Technical University. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da Escola de Veterinária da UFMG. Tem experiência na área de Virologia Veterinária e Patologia Veterinária, atuando principalmente nas áreas de patogenia, imunologia, diagnóstico e vacinas de doenças virais de animais de produção.
 
Formação: Graduação em Medicina Veterinária (1996)
Mestrado em Ciência Animal (1999)
Doutourado em PhD in Veterinária Science (2003)
 
Áreas de interesse: Patogenia, imunologia, diagnóstico e vacinas de doenças virais de animais de produção.
 
Principais publicações:
 
1.       MATOS, ANA; Rehfeld, Izabelle; GUEDES, MARIA; LOBATO, ZÉLIA. Bovine Vaccinia: Insights into the Disease in Cattle. Viruses-Basel. v.10, p.120, 2018.
 
2.       BALDINI, MARIA HELENA MAZZONI; ROSA, JÚLIO CÉSAR CÂMARA; MATOS, ANA CAROLINA DINIZ; CUBAS, ZALMIR SILVINO; Guedes, Maria Isabel Maldonado Coelho; DE MORAES, WANDERLEI; DE OLIVEIRA, MARCOS JOSÉ; FELIPPI, DANIEL ANGELO; Lobato, Zélia Inês Portela; DE MORAES, AURY NUNES. Multiple bluetongue virus serotypes causing death in Brazilian dwarf brocket deer (Mazama nana) in Brazil, 2015-2016. VETERINARY MICROBIOLOGY. v.227, p.143 - 147, 2018.
 
3.       REHFELD, IZABELLE S.; FRAIHA, ANA LUIZA S.; MATOS, ANA CAROLINA D.; COSTA, ARISTÓTELES G.; GALLINARI, GRAZIELLE C.F.; COSTA, ÉRICA A.; Guedes, Maria Isabel M.C.; LOBATO, ZÉLIA INÊS P. Short communication: Parapoxvirus and Orthopoxvirus coinfection in milk of naturally infected cows. JOURNAL OF DAIRY SCIENCE. v.101, p.7801 - 7803, 2018.
 
4.       SILVA, AILA SOLIMAR GONÇALVES; DINIZ MATOS, ANA CAROLINA; DA CUNHA, MARCOS ANTÔNIO CORREIA RODRIGUES; REHFELD, IZABELLE SILVA; GALINARI, GRAZIELLE CONSSENZO FLORENTINO; MARCELINO, SÓSTENES APOLO CORREIA; SARAIVA, LUIS HENRIQUE GOUVÊA; MARTINS, NELSON RODRIGO DA SILVA; DE PINO ALBUQUERQUE MARANHÃO, RENATA; Lobato, Zélia Inês Portela; PIEREZAN, FELIPE; Guedes, Maria Isabel Maldonado Coelho; COSTA, ERICA AZEVEDO. West Nile virus associated with equid encephalitis in Brazil, 2018. Transboundary and Emerging Diseases. v.65, p.13043, 2018.
 
5.       GASPARINI, M. R.; NOMIKOU, K.; MORECROFT, E.; MAAN, S.; QUINTINO-DE-CARVALHO, I. L.; LEITE, R. C.; GUEDES, M. I. M. C.; LOBATO, Z. I. P.; FONSECA, F. G.; MERTENS, P. P. C.; BARBOSA-STANCIOLI, E. F. Bluetongue virus: Detection of BTV-4, BTV-8, BTV-10 and BTV-16 in semen from asymptomatic bulls in Brazil. Current Topics in Virology. v.14, p.47 - 58, 2017.
 
6.       GUIMARÃES, LORENA LIMA BARBOSA; ROSA, JÚLIO CÉSAR CÂMARA; MATOS, ANA CAROLINA DINIZ; CRUZ, RAQUEL APARECIDA S.; Guedes, Maria Isabel Maldonado Coelho; DORELLA, FERNANDA ALVES; FIGUEIREDO, HENRIQUE CÉSAR PEREIRA; PAVARINI, SAULO PETINATTI; SONNE, LUCIANA; Lobato, Zélia Inês Portela; DRIEMEIER, DAVID. Identification of bluetongue virus serotypes 1, 4, and 17 co-infections in sheep flocks during outbreaks in Brazil. RESEARCH IN VETERINARY SCIENCE. v.113, p.87 - 93, 2017.
 
7.       MATOS, ANA CAROLINA DINIZ; Guedes, Maria Isabel Maldonado Coelho; REHFELD, IZABELLE SILVA; COSTA, ERICA AZEVEDO; COSTA, ARISTOTELES GOMES; SILVA, NATALIA LOPES DA; LAG, ANDREY PEREIRA; Lobato, Zélia Inês Portela. Inactivated Vaccinia virus vaccine protects Balb/c mice from challenge. VETERINARY MICROBIOLOGY. v.204, p.84 - 89, 2017.
 
8.       REHFELD, IZABELLE S.; FRAIHA, ANA LUIZA S.; MATOS, ANA CAROLINA D.; Guedes, Maria Isabel M.C.; COSTA, ERICA A.; DE SOUZA, MARCELO R.; CAVALCANTE, LUIGI F.L.; Lobato, Zélia I.P. Short communication: Survival of Vaccinia virus in inoculated cheeses during 60-day ripening. JOURNAL OF DAIRY SCIENCE. v.100, p.7051 - 7054, 2017.
 
9.       REHFELD, IZABELLE SILVA; Matos, A. C. D.; GUEDES, M. I. M. C.; COSTA, A. G.; FRAIHA, A. L. S.; LOBATO, Z. I. P. Subclinical bovine vaccinia: An important risk factor in the epidemiology of this zoonosis in cattle. RESEARCH IN VETERINARY SCIENCE. v.114, p.233 - 235, 2017.
 
10.   T. M. L.; GUEDES, M. I. M. C.; Rehfeld, I. S.; Matos, A. C. D.; Rivetti Júnior, A. V.; CUNHA, A. F.; CERQUEIRA, M. M. O. P.; ABRAHAO, J. S.; LOBATO, Z. I. P. Vaccinia virus detection in dairy products made with milk from experimentally infected cows. Transboundary and Emerging Diseases. v.64, p.12666, 2017.

Veja mais informações no Somos UFMG.

Maria Isabel Maldonado Coelho Guedes Currículo Lattes

Telefone: (31) 3409-2094
E-mail: mariaisabel.guedes@gmail.com



Marilia Martins Melo

Possui graduação em Medicina Veterinária, Mestrado em Medicina e Cirurgia e Doutorado em Patologia Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora da Classe Associado IV, da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais. É professora da graduação do curso de Medicina Veterinária e da pós-graduação em Ciência Animal da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfases em Toxicologia Clínica Animal (intoxicações por metais pesados, intoxicações por plantas tóxicas, envenenamentos por serpentes, escorpiões e aranhas) e em Patologia Clínica.
 
 
 
Formação:
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983)
Mestrado em Medicina e Cirurgia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993)
Doutorado em Patologia Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998)
 
Veja mais informações no Somos UFMG.
 

Marilia Martins Melo Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2250
E-mail: mariliamm@ufmg.br

Orientadora de Mestrado e Doutorado
 
Áreas de atuação:
- Detecção de praguicidas, metais pesados e outros contaminantes e suas ações no organismo animal;
- Caracterização farmacológica, bioquímica e imunológica de venenos animais e estudo dos mecanismos de ações e efeitos;
- Plantas tóxicas e intoxicações.


Maristela Silveira Palhares

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: eqüino, nutrição clínica, medicina eqüina, carroceiros, transporte de sêmen, inseminação artificial e resfriamento de sêmen.
 
Formação:
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984)
Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989)
Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997)
 
Veja mais informações no Somos UFMG.
 

Maristela Silveira Palhares Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2251
E-mail: maristelapalhares@gmail.com

Orientadora de Mestrado e Doutorado
 
Áreas de atuação:
- Desenvolvimento e uso de dietas para uso enteral e parenteral em animais domésticos, aspectos clínicos, metabólicos e nutricionais;
- Avaliação clínica, desenvolvimento e aplicação de técnicas diagnósticas e terapêuticas em afecções dos equídeos.
 


Mônica Maria Oliveira Pinho Cerqueira

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988) e Doutora em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais e Coordenadora Técnica do Laboratório de Análise da Qualidade do Leite (LabUFMG), um dos laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e que compõem a Rede Brasileira de Laboratórios de Controle da Qualidade do Leite (RBQL). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Qualidade de Leite e Derivados, Mastite, Microbiologia de Leite e derivados, Doenças transmissíveis por leite e derivados, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, leite, leite cru, microbiologia e inspeção de leite e derivados. Orienta estudantes de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro da Comissão Científica Consultiva em Tecnologia de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Vice Presidente do Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite (CBQL).

 

Formação: Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984)

Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988)

Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000)

 

Áreas de atuação: Qualidade do Leite e Derivados, Microbiologia de Leite e derivados, Doenças transmissíveis por leite e derivados, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, leite, leite cru, microbiologia e inspeção de leite e derivados.

Principais publicações:

FREITAS, D. R. ; M, Fonseca L ; SOUZA, F. N. ; Ladeira, C. V. G. ; DINIZ, S. A. ; HADDAD, J. P. A. ; FERREIRA, D. S. ; SANTORO, M. M. ; Cerqueira, Mônica M. O. P. . Influence of race and crossbreeding on casein micelles size. Animal Science Journal, p. n/a-n/a, 2015.

BLAGITZ, M.G. ; SOUZA, F.N. ; BATISTA, C.F. ; DINIZ, S.A. ; AZEVEDO, L.F.F. ; SILVA, M.X. ; HADDAD, J.P.A. ; HEINEMANN, M.B. ; CERQUEIRA, M.M.O.P. ; DELLA LIBERA, A.M.M.P. . Flow cytometric analysis: Interdependence of healthy and infected udder quarters. Journal of Dairy Science, v. n/a, p. n/a-n/a, 2015. 
 
SOUZA, F. N. ; BLAGITZ, M. G.; PENNA, C. F. A. M ; DELLA LIBERA, A. M. M. M. P. ; HEINEMANN, M. B. ; CERQUEIRA, M. M. O. P. . Somatic cell count in small ruminants: friend or foe?. Small Ruminant Research, v. xx, p. ahead of print, 2012. 
 
SOUZA, F. N. ; Sanchez, E. M. R. ; Heinenmann ; Gidlund, M. A. ; REIS, L. C. ; BLAGITZ, M. G. ; DELLA LIBERA, A. M. M. M. P. ; CERQUEIRA, M. M. O. P. . THE INNATE IMMUNITY IN BOVINE MASTITIS: THE ROLE OF PATTERN-RECOGNITION RECEPTORS. American Journal of Immunology, v. 8, p. 166-178, 2012. 
 
Ferraz, M. A. ; CERQUEIRA, M. M. O. P. ; Souza, M. R.. Evaluation of Enterobacteriaceae in the powdered milk production chain using both traditional (ISO 21528:2) and rapid (3M Petrifilm ) methods. Annals of Microbiology, v. 60, p. 373-376, 2010.
 
de Oliveira, Tércia M. Ludoulfo ; Rehfeld, Izabelle S. ; Siqueira, Jaqueline Maria Ferreira ; Abrahão, Jônatas S. ; Campos, Rafael K. ; dos Santos, Andréia Kelly R. ; Cerqueira, Mônica Maria O.P. ; Kroon, Erna G. ; Lobato, Zélia I.P. . Vaccinia Virus Is Not Inactivated After Thermal Treatment and Cheese Production Using Experimentally Contaminated Milk. Foodborne Pathogens and Disease, v. 7, p. 1491-1496, 2010. 
 
PERES, Nadia David ; LANGE, Carla Christiane ; Brito, M. A. V. P. ; ARCURI, Edna Froeder ; CERQUEIRA, M. M. O. P. . Detecção de Listeria monocytogenes pela técnica de PCR em leite contaminado artificialmente. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 62, p. 973-979, 2010.
 
BRITO, J. R. F. de; SANTOS, E. M. P.; ARCURI, E. F.; LANGE, C.; BRITO, M. A. V. P.; SOUZA, G. N.; CERQUEIRA, M. M. O. P. ; BELTRAN, J. M. S. ; CALL, J. E. ; YANHONG L.; PORTO-FETT, A. C. S.; LUCHANSKY, J. B. . Retail Survey of Brazilian Milk and Minas Frescal Cheese and a contaminated dairy plant to establish prevalence, relatedness and sources of Listeria monocytogenes isolates. Applied and Environmental Microbiology, v. Aug., p. 4954-4961, 2008.
 
VERAS, J. F. ; CARMO, L. S. ; Tong, L. C. ; Shupp, J. W. ; CUMMINGS,  C.; SANTOS, D. A.; CERQUEIRA, M. M. O. P. ; NUNES, A. C. ; NICOLI, J. R. ; JETT, M.. A study of the enterotoxigenicity of coagulase-negative and coagulase-positive staphylococcal isolates from food poisoning outbreaks in Minas Gerais, Brazil. International Journal of Infectious Diseases, v. 12, p. 410-415, 2008.
 
LIMA, C.; CERQUEIRA, M. M. O. P. ; FERREIRA, E. G. ; LEE NELSON, D.; CARMO, L. S.; ROSA, C. A.. Microbiological, physical-chemical and a sensory evaluation of a traditional Brazilian cheese during the ripening process. World Journal of Microbiology and Biotechnology, v. 24, p. 2389-2395, 2008.
 
GARCIA, P. M.; ARCURI, E. F.; BRITO, M. A. V. P.; LANGE, C.; BRITO, J. R. F.; CERQUEIRA, M. M. O. P. . Detecção de Escherichia coli O157:H7 inoculada experimentalmente em amostras de leite cru por método convencional e PCR multiplex. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 60, p. 1241-1249, 2008. 

 

Veja mais informações no Somos UFMG.

Mônica Maria Oliveira Pinho Cerqueira Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2142
E-mail: monicamopc@ufmg.br

Orientadora de Mestrado e Doutorado
 
Áreas de atuação:
- Qualidade de leite, saúde da glândula mamária e sanidade animal;
- Gestão da qualidade, segurança alimentar.


Monique de Albuquerque Lagares

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1988) e doutorado em Medicina Veterinária - Tierärztliche Hochschule Hannover, Alemanha (1995) e Pós-doutorado na Texas A&M University, EUA (2013). Atualmente é Prof. Associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Reprodução Animal, na área de Biotecnologia da reprodução nos seguintes temas: Avaliação e criopreservação de sêmen e embrião equino; ovino, bovino e produção in vitro de embriões, e avaliação andrológica de galos de matriz pesada, grupos de estudo em andrologia e ginecologia da reprodução animal e de manejo reprodutivo de aves de matriz pesada.
 
Formação:
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1988)
Doutorado em Medicina Veterinária - Tierärztliche Hochschule Hannover, Alemanha (1995)
Pós-doutorado na Texas A&M University, EUA (2013)
 
Veja mais informações Somos UFMG.
 

Monique de Albuquerque Lagares Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2245
E-mail: mlagares@vet.ufmg.br

Orientadora de Mestrado e Doutorado
 
Áreas de atuação:
- Produção, maturação, criopreservação e vitrificação de gametas e embriões;
- Capacitação espermática in vitro;
- Avaliação andrológica de animais domésticos.


Natália de Melo Ocarino

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), doutorado em Ciência Animal na área de concentração de patologia animal (2008) pela UFMG e pós-doutorado em Ciência Animal pela UFMG (2009). Atualmente é Professora Adjunta nos cursos de Aquacultura e Medicina Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua no setor de Patologia do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias.
 
Formação:
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002)
Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004)
Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008)
Pós-doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009)
 
Veja mais informações no Somos UFMG.
 

Natália de Melo Ocarino Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2179
E-mail: nataliaocarino@gmail.com

Orientadora de Mestrado
 
Áreas de atuação:
- Morfopatologia de animais domésticos e aquáticos;
- Participação das células tronco na patogênese de doenças não infecciosas.


Nelson Rodrigo da Silva Martins

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado (1987) e doutorado (1990) em Microbiologia Veterinária, ambos na University of Surrey, Inglaterra, e pós-doutorado pela Cornell University, Estados Unidos (2004). Atualmente é professor associado III, na Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua na área de Medicina Veterinária Preventiva, em Doenças das Aves e áreas relacionadas, principalmente em estudos das doenças das aves e suas etiologias por ferramentas de microbiologia (bactéria, fungo e vírus), parasitologia (coccidioses, endo e ectopararitoses, hematozoários), imunologia (anticorpos mono e policlonais), toxicologia (envenenamentos e toxiinfecções em aves) e doenças metabólicas, das aves industriais, de subsistência,de espécies da fauna nativa selvagem, na conservação em cativeiro e de vida livre, e aves exóticas.

Formação: Graduado em Medicina Veterinária (1979)
Mestrado em Microbiologia Veterinária (1987)
Doutorado em Microbiologia Veterinária (1990)
Pós-Doutorado pela Cornell University (2004)

Principais publicações:
Cook, K. A. ; OTSUKI, K. ; Martins, N. R. da Silva ; ELLIS, M. M. ; Huggins, M. B. . The secretory antibody response of inbred lines of chicken to avian infectious bronchitis virus infection. Avian Pathology , v. 21, p. 681-692, 1992.
Citações: 21

 
da Silva Martins, N. R. ; MOCKETT, A. P. A. ; BARRETT, A. D. T. ; Cook, Jane K. A. ; MARTINS, N. R. S. . IgM Responses in Chicken Serum to Live and Inactivated Infectious Bronchitis Virus Vaccines. Avian Diseases , v. 35, p. 470, 1991.
Citações: 13| 14
 
Fallavena, L. ; Rodrigues, N. ; SCHEUFLER, W. ; MARTINS, N. R. S. ; Braga, A. ; Salle, C. ; Moraes, H. . Atypical fowlpox in broiler chickens in southern Brazil. Veterinary Record , v. 132, p. 635-635, 1993.
Citações: 9| 10
 
Gomes, A. D. ; ABREU, J. T. ; Redondo, R. A F. ; Martins, Nelson Rodrigo da Silva ; RESENDE, J. S. ; Resende, M. . Genotyping of Infectious Bursal Disease Virus Strains by Restriction Fragment Length Polymorphism Analysis of the VP1, VP2, and VP3 Genes. Avian Diseases , Estados Unidos, v. 49, n.4, p. 500-506, 2005.
Citações: 9| 10
 
ABREU, Josiane Tavares de ; RESENDE, José Sérgio de ; FLATSCHART, Roberto Becht ; FLATSCHART, Áurea V Folgueras ; MARTINS, N. R. S. ; RESENDE, Maurício . Molecular Analysis of Brazilian Infectious Bronchitis Field Isolates by Reverse Transcription Polymerase Chain Reaction, Restriction Fragment Length Polymorphism, and Partial Sequencing of the N Gene. Avian Diseases , Estados Unidos, v. 50, n.3, p. 494-501, 2006.
Citações: 9| 10
 
Martins, Nelson Rodrigo da Silva ; MOCKETT, A ; COOK, J . A method for the rapid purification of serum IgM for the diagnosis of recent viral infections of chickens. Journal of Virological Methods , v. 29, p. 117-125, 1990.
Citações: 7| 6
 
Silva, R. O. S. ; Salvarani, F.M. ; Assis, R.A. ; Martins, N.R.S. ; Pires, P.S. ; Lobato, F.C.F. ; Martins, Nelson Rodrigo da Silva . Antimicrobial susceptibility of Clostridium perfringens strains isolated from broiler chickens. Brazilian Journal of Microbiology (Impresso) , v. 40, p. 262-264, 2009.
Citações: 7| 4| 15
 
Martins, N.R.S. ; Horta, A.C. ; Siqueira, A.M. ; Lopes, S.Q. ; Resende, J.S. ; Jorge, M.A. ; Assis, R.A. ; Martins, N.E. ; Fernandes, A.A. ; Barrios, P.R. ; Costa, T.J.R. ; Guimarães, L.M.C. ;Martins, Nelson Rodrigo da Silva . Macrorhabdus ornithogaster in ostrich, rhea, canary, zebra finch, free range chicken, turkey, guinea-fowl, columbina pigeon, toucan, chuckar partridge and experimental infection in chicken, japanese quail and mice. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , Belo Horizonte, v. 58, p. 291-298, 2006.
Citações: 6| 1| 12
 
Nunes, J.E.S. ; Vasconcelos, A.C. ; Jorge, M.A. ; Guimarães, E.B. ; Paixão, T.A. ; Martins, N.R.S. ; Resende, J.S. ; Martins, Nelson Rodrigo da Silva . Estudo comparativo da virulência de amostras de vacina do vírus da doença de Newcastle em galinhas SPF por meio da análise morfométrica da espessura traqueal. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 54, p. 335-339, 2002.
Citações: 5| 6
 
Martins, N. R. da Silva ; MOCKETT, A. P. A. ; BARRETT, A. D. T. ; Cook, Jane . Local and systemic antibody class responses to an infectious laryngotracheitis virus vaccine strain. Avian Pathology , v. 21, p. 97-106, 1992.
Citações: 5
 
Barrios, PR ; Marín, SY ; Resende, M ; Rios, RL ; Resende, JS ; Horta, RS ; Costa, MP ; Martins, NRS ; Martins, Nelson Rodrigo da Silva . Occurrence of chicken anemia virus in backyard chickens of the metropolitan region of Belo Horizonte, Minas Gerais. Revista Brasileira de Ciência Avícola / Brazilian Journal of Poultry Science , v. 11, p. 135-138, 2009.
Citações: 5| 2| 6
 

Veja mais informações no Somos UFMG.

Nelson Rodrigo da Silva Martins Currículo Lattes

Telefone: (31) 3409-2093
E-mail: nelrosmart@gmail.com

Orientador de Mestrado e Doutorado
 
Áreas de atuação:
- Diagnóstico, epidemiologia e controle das doenças de aves domésticas;
- Diagnóstico, epidemiologia e controle das doenças de aves silvestres.


Paulo Ricardo de Oliveira Paes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado e doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Botucatu. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atuando na Escola de Veterinária nas disciplinas de Patologia Clínica e Prática Hospitalar (Graduação) e Hematologia, Patologia Clínica e Citologia Clínica (Pós-graduação). Orienta alunos de mestrado e doutorado em Ciência Animal e alunos do Programa de Residência em Medicina Veterinária. Atua em pesquisa e rotina hospitalar nas áreas de hematologia, citologia e bioquímica clínica. É o responsável técnico do Laboratório de Patologia Clínica da Escola de Veterinária da UFMG.
 
Formação:
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1995)
Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista (2000)
Doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista (2005)
 
Veja mais infromações no Somos UFMG.

Paulo Ricardo de Oliveira Paes Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2205
E-mail: paulopaes@vet.ufmg.br

Orientador de Mestrado e Doutorado
 
Área de atuação:
- Avaliações hematológicas, citológicas, bioquímicas e moleculares de distúrbios infecciosos, proliferativos e metabólicos de animais domésticos e silvestres.


Rafael Resende Faleiros

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Medicina Veterinária pela mesma Universidade (1997), doutorado em Cirurgia Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) com treinamento na Louisiana State University (2002), Pós-doutorado em Laminite de equinos na Ohio State University (2009). Atualmente é professor associado na Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Cirúrgica Animal e Técnica Operatória. Seus atuais interesses são principalmente nos seguintes temas: gastroenterologia equina, laminite em bovinos e equinos, traumatologia em grandes animais, controle da dor e do estresse animal, bem-estar animal, biomecânica, biotecnologia.
 
Formação:
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988)
Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997)
Doutorado em Cirurgia Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) com treinamento na Louisiana State University (2002)
Pós-doutorado em Laminite de equinos na Ohio State University (2009)]
 
Áreas de interesse: Laminite em Bovinos e Equinos, Gastroenterologia Equina, Biomecânica e Traumatologia em Grandes Animais, Controle da Dor e do Estresse Animal, Bem-Estar Animal.
 
Principais publicações:
 
Faleiros, R. R.; Alves, Geraldo Eleno Silveira; Santos, Renato De Lima; Marques Júnior, Antonio De Pinho; Macoris, Delphim Da Graça. Experimental ischemia and reperfusion in equine small colon. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, Belo Horizonte/MG, v. 53, n.3, p. 341-350, 2001.
 
Faleiros, R. R.; Macoris, Delphim Da Graça; Alessi, Antonio Carlos; Saquetti, Carlos Henrique Camara; Rasera, L.. Effect of intraluminal distention on microvascular perfusion in the equine small colon. American Journal of Veterinary Research, USA, v. 63, n.9, p. 1292-1297, 2002.
 
Faleiros, R. R.; Stokes, Ashley M; Eades, Suzan C; Kim, Dae Young; Paulsen, Daniel B; Moore, Rustin M. Apoptosis in epidermal lamellar cells in clinically healthy horses and those with laminitis. American Journal of Veterinary Research, v. 65, n.5, p. 578-585, 2004.
 
Faleiros, R. R.; Macoris, Delphim Da Graça; Alves, Geraldo Eleno Silveira; Souza, Danielle G; Teixeira, Mauro Martins; Moore, Rustin M. Local and remote lesions in horses subjected to small colon distention and decompression. Canadian Journal of Veterinary Research, v. 72, p. 68-76, 2008.
 
Faleiros, R.R.; Nuovo Gj; Belknap, Jk. Calprotectin in Myeloid and Epithelial Cells of Laminae from Horses with Black Walnut Extract-Induced Laminitis. Journal of Veterinary Internal Medicine, v. 23, p. 174-181, 2009.
 
Faleiros, R. R.; Nuovo, G. J.; Flechtner, A. D.; Belknap, James K.. Presence of mononuclear cells in normal and affected laminae from the black walnut extract model of laminitis. Equine Veterinary Journal, v. 43, p. 45-53, 2011.
 
Leal, Baity B.; Alves, G.E.S.; Douglas, Robert H.; Bringel, Beatriz; Young, Robert J.; Haddad, João Paulo A.; Viana, Walmir S.; Faleiros, R.R.. Cortisol Circadian Rhythm Ratio: A Simple Method to Detect Stressed Horses at Higher Risk of Colic?. Journal of Equine Veterinary Science (Print), v. 31, p. 188-190, 2011.
 
Faleiros, R.R. ; Johnson, P.J. ; Nuovo, G.J. ; Messer, N.T. ; Black, S.J. ; Belknap, J.K. . Laminar Leukocyte Accumulation in Horses with Carbohydrate Overload-Induced Laminitis. Journal of Veterinary Internal Medicine, v. 25, p. 107-115, 2011. 
 
Rodrigues, Luciano B; Las Casas, E.B.; Lopes, Ds; Fernandes, Pr; Folgado, J; Pires Eacb; Alves, Geraldo Eleno Silveira; Faleiros, R. R.. A finite element model to simulate femoral fractures in calves: testing different polymers for intramedullary interlocking nails. Veterinary Surgery, v. online, p. 10.1111/j.1532-, 2012. 
 
Mendes, Heloisa Maria Falcão; Casagrande, F. P.; Lima, I. R.; Souza, C. H.; Gontijo, Lilian Almeida; Alves, Ges; Vasconcelos, Anilton César; Faleiros, R.R.. Histopathology of dairy cows' hooves with signs of naturally acquired laminitis. Pesquisa Veterinária Brasileira (Impresso), v. 33, p. 613-619, 2013. 
 
Pedidos de Patente:
 
Teixeira, A. G.; Araújo, Ara; Silveira, L. B.; Barbosa, Marcos Pinotti; Correa, M. F. S.; Del-Vecchio, S.; Faleiros, Rafael Resende. Dispositivo fotobiomodulador para prevenção e tratamento de traumas mamilares e lesões não infecciosas dos tetos. 2013, Brasil.  Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI0905068, data de depósito: 26/03/2013, título: "Dispositivo fotobiomodulador para prevenção e tratamento de traumas mamilares e lesões não infecciosas dos tetos", Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Instituição financiadora: FAPEMIG.
 
Mendes, Heloisa Maria Falcão; Faleiros, R.R . Instrumento cirúrgico para biópsia de casco em animais ungulados. 2013, Brasil. Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020130187658, data de depósito: 23/07/2013, título: "Instrumento cirúrgico para biópsia de casco em animais ungulados", Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
 
Veja mais informações no Somos UFMG.

Rafael Resende Faleiros Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2265
E-mail: faleiros@ufmg.br

Orientador de Mestrado e Doutorado
 
Áreas de atuação:
- Laminite em equinos e bovinos: diagnóstico, fisiopatologia, biomecânica e terapêutica;
- Traumatologia em equinos e bovinos: diagnóstico, fisiopatologia, biomecânica e terapêutica;  
- Anestesia, controle da dor e do estresse em animais domésticos.


Renato de Lima Santos

Graduado em medicina veterinária, com mestrado em medicina veterinária pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais; PhD em patologia veterinária pela Texas A&M University, pós-doutorado na University of California Davis, onde atuou como Visiting Associate Professor e livre-docente pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Botucatu). Realizou curso de aperfeiçoamento no Institut Pasteur - Paris. Professor titular e orientador de mestrado e doutorado pela Escola de Veterinária da UFMG. Fellow da John Simon Guggenheim Memorial Foundation e agraciado com a Comenda Antônio Secundino de São José e com o Prêmio Professor Paulo Dacorso Filho. Foi presidente da Associação Brasileira de Patologia Veterinária - ABPV (2009-2011) e Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (2010-2014). Atualmente é editor do Brazilian Journal of Veterinary Pathology.
 
Formação:
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993)
Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995)
PhD em Patologia Veterinária pela Texas A&M University (2001)
Pós-doutorado na University of California Davis (2007)
Livre Docência na Universidade Estadual Paulista - Botucatu (2011)
 
Áreas de interesse: patologia das doenças infecciosas, zoonóticas e da reprodução.
 
Principais publicações:
 
SANTOS, R. L.; ALESSI, A. C. Patologia Veterinária. 1. ed. São Paulo: Editora Roca, 2011. 904p.
 
NASCIMENTO, E. F.; SANTOS, R. L. Patologia da Reprodução dos Animais Domésticos. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. 153p.
 
SANTOS, R. L. . Pathobiology of Salmonella, Intestinal Microbiota, and the Host Innate Immune Response. Frontiers in Immunology (Online), v. 5, p. 252, 2014.
 
TURCHETTI, A. P. ; SOUZA, T. D. ; PAIXÃO, T. A. ; SANTOS, R. L. . Sexual and vertical transmission of visceral leishmaniasis. Journal of Infection in Developing Countries (Online), v. 8, p. 403-407, 2014.
 
POESTER, F. P. ; SAMARTINO, L. E. ; SANTOS, R. L. . Pathogenesis and pathobiology of brucellosis in livestock. Revue Scientifique et Technique - Office International des Épizooties, v. 32, p. 105-115, 2013.
 
XAVIER, M. N. ; WINTER, M. G. ; SPEES, A. M. ; HARTIGH, A. B. D. ; NGUYEN, K. ; ROUX, C. M. ; SILVA, T. M. A. ; ATLURI, V. L. ; KERRINNES, T. ; KEESTRA, A. M. ; MONACK, D. M. ; LUCIW, P. A. ; EIGENHEER, R. A. ; BAUMLER, A. J. ; SANTOS, R. L. ; TSOLIS, R. M. . A PPARγ-mediated increase in glucose availability sustains chronic Brucella abortus infection in alternatively activated macrophages. Cell Host & Microbe, v. 14, p. 159-170, 2013.
 
SILVA, T. M. A. ; COSTA, E. A. ; PAIXÃO, T. A. ; TSOLIS, R. M. ; SANTOS, R. L. . Laboratory Animal Models for Brucellosis Research. Journal of Biomedicine and Biotechnology, v. 2011, p. 1-9, 2011.
 
CARVALHO NETA, A. V. ; MOL. J. P. S. ; XAVIER, M. N. ; PAIXÃO, T. A. ; LAGE, A. P. ; SANTOS, R. L. . Pathogenesis of bovine brucellosis. The Veterinary Journal, v. 184, p. 146-155, 2010.
 
RAFFATELLU, M. ; SANTOS, R. L. ; VERHOEVEN, D. ; WILSON, R. P. ; WINTER, S. ; GODINEZ, I. ; SANKARAN, S. ; PAIXÃO, T. A. ; GEORGE, M. D. ; GORDON, M. A. ; KOLLS, J. K. ; DANDEKAR, S. ; BAUMLER, A. J. . Simian immunodeficiency virus-induced mucosal interleukin-17 deficiency promotes Salmonella dissemination from the gut. Nature Medicine, v. 14, p. 421-428, 2008.
 
SANTOS, R. L. ; ZHANG, S. ; TSOLIS, R. M. ; BAUMLER, A. J. ; ADAMS, L. G. . Morphologic and molecular characterization of Salmonella typhimurium infection in neonatal calves. Veterinary Pathology, Lawrence, KS, USA, v. 39, n.2, p. 200-215, 2002.
 
 

Renato de Lima Santos Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2239
E-mail: rsantos@vet.ufmg.br

Orientador de Mestrado e Doutorado

Áreas de atuação:
- Patologia e patogênese de doenças infecciosas e da reprodução;
- Diagnóstico de enfermidades de animais domésticos e selvagens.



Roberto Baracat de Araújo

Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais, com graduação em Ciências Biológicas (1976) e Medicina Veterinária (1979), pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Mestrado em Medicina Veterinária (1985), e Doutorado em Ciência Animal (1995/UFMG). Atualmente é Diretor de Cooperação Institucional (Reitoria/UFMG), e Membro da Comissão Nacional de Assuntos Políticos do Conselho Federal de Medicina Veterinária. Tem experiência na área de Clínica Veterinária, desenvolvendo trabalhos e linha de pesquisa em clínica de pequenos animais/diagnóstico por imagem e oncologia veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: cão, radiodiagnóstico, ecodopplercardiografia, ultrassonografia e oncologia.
 
Formação:
Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976)
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979)
Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985)
Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995)
 

Roberto Baracat de Araújo Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2256
E-mail: baracat@vet.ufmg.br

Orientador de Mestrado e Doutorado
 
Áreas de atuação:
- Oncologia veterinária investigativa.


Roberto Maurício Carvalho Guedes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Medicina Veterinária/Patologia Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e doutorado em Veterinary PathoBiology/Track of Infectious Diseases - University of Minnesota (2002). Pós-doutorado no laboratório de enteropatia proliferativa na University of Minnesota (2003). Professor visitante na Danish Technical University, em Copenhagen (2008-2009). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais e Tesoureiro da Associação Brasileira de Veterinários Especializado em Suínos, regional Minas Gerais. Premiado com "Mérito Abraves" de 2011 pela Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos. Premiação entre "Melhores da Suinocultura em 2014 - Categoria Professor Universitário", na Porkexpo 2014. Experiência na área de Anatomia Patologia Animal, atuando principalmente em enfermidades de suínos. Atualmente é Vice-diretor da Escola de Veterinária.
 
Formação:
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992)
Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995)
Doutorado em Veterinary PathoBiology/Track of Infectious Diseases pela University of Minnesota (2002)
Pós-doutorado no laboratório de enteropatia proliferativa na University of Minnesota (2003)
 
Áreas de interesse: Epidemiologia, patogênese, diagnóstico e controle de doenças infecciosas dos suínos, e Diagnóstico de enfermidades de animais domésticos e selvagens.
 
Principais publicações:
Guttman, P.M.; Viscardi, V; Lessa, Daniel A. B.; Guedes, R. M. C. Equine Proliferative Enteropathy Caused by Lawsonia intracellularis in a Foal in Brazil. Journal of Equine Veterinary Science (Print) , v. 34, p. 701-703, 2014.
 
Viott, Aline de Marco ; Franca, S. A. ; Vannucci, Fábio Augusto ; Cruz JR, Eduardo Coulaud da Costa ; Costa, M. C. ; Gebhart, Connie Jane ; Guedes, R.M.C.  Infection of sparrows (Passer domesticus) and different mice strains with Lawsonia intracellularis. Pesquisa Veterinária Brasileira (Impresso) , v. 33, p. 372-378, 2013.
 
Guedes, R. M. C.; Gebhart, Connie Jane. Evidence of involvement of cell-mediated immune response and specific local mucosal IgA production in Lawsonia intracellularis experimental infection. Canadian Journal of Veterinary Research , v. 74, p. 97-101, 2010. 
Citações: 11| 12
 
Guimarães-Ladeira, C. V.; PALHARES, M. S.; Oliveira, J. S. V.; Ramirez, M. A.; Guedes, R. M. C. . Faecal shedding and serological cross-sectional study of Lawsonia intracellularis in horses in the state of Minas Gerais, Brazil. Equine Veterinary Journal , v. 41, p. 593-596, 2009. 
Citações: 12| 11
 
Macêdo, N.R.; Menezes, C.P.L; Lage, A.P. ; Ristow, L.E. ; Reis, A.; Guedes, R.M.C. Detecção de cepas patogênicas pela PCR multiplex e avaliação da sensibilidade a antimicrobianos de Escherichia coli isoladas de leitões diarreicos. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 59, p. 1117-1123, 2007. 
Citações: 13| 12| 15
 
Guedes, R. M. C. ; Gebhart, Connie Jane . Onset and duration of fecal shedding, cell-mediated and humoral immune response in pigs after challenge with pathogenic isolate or a commercial vaccine of Lawsonia intracellularis. Veterinary Microbiology (Amsterdam) , Netherlands, v. 91, n.2-3, p. 135-145, 2003. 
Citações: 67| 80
 
Guedes, R. M. C.; Gebhart, Connie Jane. Comparison of intestinal mucosa homogenate and pure culture of the homologous Lawsonia intracellularis isolate in reproducing proliferative enteropathy in swine. Veterinary Microbiology (Amsterdam) , The Netherlands, v. 93, p. 159-166, 2003. 
Citações: 23| 31
 
Guedes, R. M. C.; Winkelman, N. L.; Gebhart, C. J. Relationship between the severity of porcine proliferative enteropathy and the infectious dose of Lawsonia intracellularis. Veterinary Record , London, v. 153, p. 432-433, 2003. 
Citações: 17| 19
 
Guedes, R. M. C.; Gebhart, C. J. Preparation and Characterization of Polyclonal and Monoclonal Antibodies against Lawsonia Intracellularis. Journal of Veterinary Diagnostic Investigation , Estados Unidos, v. 15, p. 438-446, 2003. 
Citações: 30| 34
 
Guedes, R. M. C. ; Gebhart, C. J. ; Deen, J. ; Winkelman, N. L. . Validation of an Immunoperoxidase Monolayer Assay as a Serologic Test for Porcine Proliferative Enteropathy. Journal of Veterinary Diagnostic Investigation , v. 14, p. 528-530, 2002. 
Citações: 63| 66
 
Guedes, R. M. C.; Gebhart, C. J.; Winkelman, N. L.; Mackie-Nuss, R.A. A Comparative Study of an Indirect Fluorescent Antibody Test and an Immunoperoxidase Monolayer Assay for the Diagnosis of Porcine Proliferative Enteropathy. Journal of Veterinary Diagnostic Investigation , Estados Unidos, v. 14, p. 420-423, 2002. 
Citações: 27| 32
 
 

Roberto Maurício Carvalho Guedes Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2258
E-mail: guedes@vet.ufmg.br

Orientador de Mestrado e Doutorado
 
Áreas de atuação:
- Epidemiologia, patogênese, diagnóstico e controle de doenças infecciosas dos suínos;
- Diagnóstico de enfermidades de animais domésticos e selvagens.
 


Rogéria Serakides

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e pós-doutorado em Bioquímica e Imunologia pela UFMG (2006). Atualmente é professora nível associado III da Universidade Federal de Minas Gerais e responsável pela criação e coordenação do Núcleo de Células Tronco e Terapia Celular Animal (NCT-TCA) da Escola de Veterinária da UFMG. Tem experiência na área de Patologia Animal e Patologia Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: Patogênese das alterações ósseas de origem endócrina, efeito dos hormônios tireoidianos na reprodução animal, biologia e cultivo de células tronco, medicina regenerativa e biomateriais.
 
Formação:
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995)
Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998)
Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001)
Pós-doutorado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006)
 
Áreas de interesse: Patogênese das doenças ósseas de origem endócrina e nutricional, participação das células tronco mesenquimais na gênese das doenças ósseas, patogênese das alterações reprodutivas em fêmeas gestantes causadas pelas disfunções tireoidianas
 
Principais publicações:
BOELONI, Jankerle Neves; OCARINO, Natalia de Melo; GOES, Alfredo de Miranda; SERAKIDES, R. . Comparative study of osteogenic differentiation potential of mesenchymal stem cells derived from bone marrow and adipose tissue of osteoporotic female rats. Connective Tissue Research (Print), v. 55, p. 103-114, 2014.
 
OCARINO, N. M. ; BOELONI, Jankerle Neves; JORGETTI, V. ; GOMES, D. A.; GOES, Alfredo de Miranda ; SERAKIDES, R. . Intra-bone marrow injection of mesenchymal stem cells improves the femur bone mass of osteoporotic female rats. Connective Tissue Research (Print), v. 51, p. 426-433, 2010.
 
BOELONI, Jankerle Neves ; OCARINO, Natalia de Melo ; BOZZI, Adriana ; SILVA, Juneo de Freitas ; Castanheira P ; GOES, Alfredo de Miranda ; SERAKIDES, R. . Dose-dependent effects of triiodothyronine on osteogenic differentiation of bone marrow mesenchymal stem cells in female rats. Hormone Research, v. 72, p. 88-97, 2009.
 
OCARINO, Natália de Melo ; BOELONI, Jankerle Neves ; GOES, Alfredo de Miranda ; SILVA, Juneo de Freitas ; MARUBAYASHI, Umeko ; SERAKIDES, R. . Osteogenic differentiation of mesenchymal stem cells from osteopenic rats subjected to physical activity with and without nitric oxide synthase inhibition. Nitric Oxide. Biology and Chemistry, v. 19, p. 320-325, 2008.
 
SILVA, Juneo de Freitas ; OCARINO, Natalia de Melo ; Serakides, Rogéria . In vitro effects of triiodothyronine on gene expression in mouse trophoblast cells. Placenta (Eastbourne), v. 36, p. 97-99, 2015.
 
SILVA, Juneo de Freitas ; OCARINO, Natalia de Melo ; SERAKIDES, R. . Maternal thyroid dysfunction affects placental profile of inflammatory mediators and the intrauterine trophoblast migration kinetics. Reproduction (Cambridge), v. 147, p. 803-816, 2014.
 
SILVA, Juneo de Freitas ; OCARINO, Natalia de Melo ; SERAKIDES, R. . Luteal activity of pregnant rats with hypo-and hyperthyroidism. Journal of Ovarian Research, v. 7, p. 75-88, 2014.
 
SILVA, Juneo de Freitas ; OCARINO, Natalia de Melo ; SERAKIDES, R. . Maternal thyroid dysfunction affects placental profile of inflammatory mediators and the intrauterine trophoblast migration kinetics. Reproduction (Cambridge), v. 147, p. 803-816, 2014.
 
SILVA, Juneo de Freitas ; VIDIGAL, P. N. ; GALVAO, D. D. ; BOELONI, Jankerle Neves ; NUNES, P. P. ; OCARINO, Natália de Melo ; NASCIMENTO, Ernane Fagundes Do ;SERAKIDES, R. . Fetal growth restriction in hypothyroidism is associated with changes in proliferative activity, apoptosis and vascularisation of the placenta. Reproduction, Fertility and Development, v. 24, p. 923-931, 2012.
 
FREITAS, Edmilson Santos de ; LEITE, Eveline Dias ; SOUZA, Cíntia Almeida de ; OCARINO, Natalia de Melo ; FERREIRA, Enio ; CASSALI, Geovanni Dantas ; GOMES, Mardelene Geísa ; SERAKIDES, R. . Histomorphometry and Expressions of Cdc47 and Caspase-3 in Hyperthyroid Rats Uteri and Placentas during Gestation and Postpartum Associated with Fetal Development. Reproduction, Fertility and Development, v. 19, p. 498-509, 2007.
 

Rogéria Serakides Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2243
E-mail: serakidesufmg@gmail.com

Orientadora de Mestrado e Doutorado
 
Áreas de atuação:
- Patogênese das alterações reprodutivas gestacionais causadas pelas disfunções tireoidianas em modelos animais;
- Patogênese, diagnóstico e tratamento de doenças musculoesqueléticas em modelos animais.


Roselene Ecco

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1997), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e doutorado em Patologia Molecular pela Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (2006). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Anatomia Patológica Animal, atuando no ensino e no diagnóstico patológico em animais domésticos e selvagens. É Professora Associada na Universidade Federal de Minas Gerais e orientadora de mestrado e doutorado. Atualmente, desenvolve projetos com o vírus da laringotraqueite infecciosa aviária e infecção por Enterococcus e E. coli em aves comerciais. Além disso, desenvolve um projeto com patologias oculares. 
 
Formação:
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1997)
Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1999)
Doutorado em Patologia Molecular pela Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (2006)
Pós-Doutorado na University of Georgia - EUA (2009-2010)
 
Áreas de interesse: Diagnóstico patológico em animais domésticos incluindo aves domésticas e selvagens e Patologia das doenças infecciosas em aves comerciais.
 
Local de trabalho: Setor de Patologia Veterinária; laboratório 205 (histopatologia) e laboratório 213 (patologia molecular)
 
Principais publicações:
Rodrigo de Macedo Couto, Ingred Sales Preis, Juliana Fortes Vilarinho Braga, Bruno dos Santos Alves Figueiredo Brasil, Marcela Gonçalves Drummond, Nelson Rodrigo da Silva Martins, Roselene Ecco. Molecular characterization of infectious laryngotracheitis virus in naturally infected egg layer chickens in a multi-age flock in Brazil. Archives of Virology. , v.160, p.241 - 252, 2015.
 
Rogério Venâncio Donatti, Mauricio Resende, Junior, Francisco Carlos Ferreira, Marcus Vinícius Romero Marques, Ecco, Roselene, Shivaprasad, H. L., José Sérgio de Resende, Nelson R. S. Martins. Fatal Proventricular Dilatation Disease in Captive Native Psittacines in Brazil.. Avian Diseases. , v.58, p.187 - 193, 2014.
 
Ingred Sales Preis, Tatiane Aparecida Fiuza, Camila Costa Silva, Rodrigo de Macedo Couto, Juliana Fortes Vilarinho Braga, Nelson Rodrigo da Silva Martins, Ecco, Roselene. Pathological, immunohistochemical, and molecular findings in commercial laying hens and in backyard chickens naturally infected with the infectious laryngotracheitis virus. Revista Brasileira de Ciência Avícola / Brazilian Journal of Poultry Science. , v.16, p.359 - 366, 2014.
 
Isabela de Oliveira Avelar, Lara Ribeiro de Almeida, Hudson Andrade dos Santos, Walter dos Santos Lima, Leonardo Bôscoli Lara, Ecco, Roselene. Sicarius uncinipenis and Deletrocephalus cesarpintoi in captive greater rheas of Minas Gerais State, Brazil. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária (Online). , v.23, p.355 - 359, 2014.
 
FRANCA, S. D. A., BRAGA, J. F. V., MOREIRA, M. V. L., SILVA, V. C. M., SOUZA, E. F., PEREIRA, L. C., REZENDE, C. M. D. F., Ecco, R. Splendore-Hoeppli phenomenon in a cat with osteomyelitis caused by Streptococcus species. Journal of Feline Medicine and Surgery. , v.16, p.189 - 193, 2014.
 
BRAGA, J. F. V., PREIS, I. S., VASCONCELOS, R. J. C., BAIAO, :. N. C., Leonardo José Camargos Lara, ECCO, R. OSTEOPOROSE EM POEDEIRAS COMERCIAIS EM DIFERENTES FASES DE PRODUCAO. Veterinária em Foco (ULBRA). , v.10, p.93 - 102, 2013.
 
PREIS, I. S., BRAGA, J. F. V., COUTO, R. M., BRASIL, B. S. A. F., Nelson R. S. Martins, ECCO, R.
Outbreak of infectious laryngotracheitis in large multi-age egg layer chicken flocks in Minas Gerais, Brazil. Pesquisa Veterinária Brasileira (Impresso). , v.33, p.591 - 596, 2013.
Citações: 3| 2
 
Ecco, Roselene, Ingred Sales Preis, Daniel A. da R. Vilela, Luppi, Marcela Miranda, Malta, Marcelo de Campos Cordeiro, Robert B. Beckstead, Raphaela Stimmelmayer, Richard W. Gerhold. Molecular confirmation of Trichomonas gallinae and other parabasalids from Brazil using the 5.8S and ITS-1 rRNA regions. Veterinary Parasitology (Print). , v.190, p.36 - 42, 2012.
Citações: 2| 7
 
Ecco, Roselene, Brown, Corrie, Susta, Leonardo, Cagle, Caran, Cornax, Ingrid, Pantin-Jackwood, Mary, Miller, Patti J., Afonso, Claudio L. In vivo transcriptional cytokine responses and association with clinical and pathological outcomes in chickens infected with different Newcastle disease virus isolates using formalin-fixed paraffin-embedded samples. Veterinary Immunology and Immunopathology (Print). , v.141, p.221 - 229, 2011.
Citações: 7| 6
 
Ecco, Roselene, Susta, Leonardo, Afonso, Claudio, Miller, Patti, Brown, Corrie. Neurological lesions in chickens experimentally infected with virulent Newcastle disease virus isolates. Avian Pathology. , v.40, p.145 - 152, 2011.
Citações: 2| 3
 
 

Roselene Ecco Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2261
E-mail: ecco@vet.ufmg.br

Orientadora de Mestrado e Doutorado
 
Áreas de atuação:
- Aspectos patológicos e moleculares das doenças infecciosas em aves comerciais e selvagens;
- Aspectos patológicos, imuno-histoquímicos e moleculares de alterações em animais domésticos e selvagens.


Silvana de Vasconcelos Cançado

A pesquisadora é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e em 1999, recebeu o Título de Doutora em Ciência Animal pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais. Entre os anos de 1998 a 2002 trabalhou no Setor de Físico-Química de Produtos de Origem Animal do Laboratório Regional de Apoio Animal (LARA/PL, hoje LANAGRO) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal da Escola de Veterinária da UFMG. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, Zootecnia e Ciência dos Alimentos, com ênfase em Produção de Aves e Inspeção de Aves e Ovos, atuando nos seguintes temas: abate de aves, qualidade, carne x qualidade, e qualidade de Ovo. Atua também na área de Qualidade Laboratorial de Produtos de Origem Animal, microbiologia e físico-química dos alimentos (controle de resíduos químicos em produtos de origem animal). Orienta dissertações de mestrado e teses de doutorados nas áreas relatadas. Participa de dois grupos de pesquisa: Avicultura e Controle de Qualidade de Alimentos. É consultora científica do ILSI (International Life Sciences Institute). Atualmente é a presidente do Comitê Assessor de Ciências Biológicas e Agrárias da Pro-Reitoria de Pesquisa da UFMG e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Formação: Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992)
Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999)

Áreas de interesse: controle de qualidade dos produtos de origem avícola (carne e ovo). Abate de aves, qualidade, carne e qualidade de ovo. Avaliação microbiológica dos alimentos de origem avícola, avaliação físico-química dos alimentos. 

Principais publicações:

FIGUEIREDO, T. C.  ; D. C. S. Assis ; MENEZES, L.D.M. ; RESENDE, G.R.; LANZA, I.P.; HENEINE, L.G.D. ;  Cançado, S.V. HPLC-UV method Validation for the identification and quantification of bioactive amines in commercial eggs. Talanta, 2015. DOI: 10.1016/j.talanta.2015.04.056
 
REGO, I.O.P. ;  MENEZES, L. D. M.  ;  FIGUEIREDO, T. C.  ;  OLIVEIRA, D. D.  ;  ROCHA, J.S.R.  ;  LARA, L. J. C.  ; LIMA, A.L. ;  SOUZA, M. R.  ;  CANÇADO, S. V.  . Bioactive amines and microbiological quality in pasteurized and refrigerated liquid whole egg. Poultry Science (Print)  , v. 93, p. 1018-1022, 2014. DOI:10.3382/ps.2013-03694
 
FIGUEIREDO, T. C.  ; D. C. S. Assis ; MENEZES, L.D.M. ;  OLIVEIRA, D. D.  ; LIMA, A.L. ;  SOUZA, M. R.  ; HENEINE, L.G.D. ;  Cançado, S.V.  . Effects of packaging, mineral oil coating, and storage time on biogenic amine levels and internal quality of eggs. Poultry Science (Print)  , v. 93, p. 3171-3178, 2014. DOI: 10.3382/ps.2014-04268
 
FIGUEIREDO, T. C.  ; VIEGAS, R.P. ;  LARA, L. J. C.  ;  BAIÃO, Nelson Carneiro  ;  SOUZA, M. R.  ; HENEINE, L.G.D. ;  CANÇADO, S. V.  . Bioactive amines and internal quality of commercial eggs. Poultry Science (Print)  , v. 92, p. 1376-1384, 2013. DOI: 10.3382/ps.2012-02735
 
REGO, I.O.P. ;  Cançado, S.V.  ;  FIGUEIREDO, T. C.  ; MENEZES, L.D.M. ;  OLIVEIRA, D. D.  ; LIMA, A.L. ; CALDEIRA, L.G.M. ; ESSER, L.R. . Influência do período de armazenamento na qualidade do ovo integral pasteurizado refrigerado. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia  , v. 64, p. 735-742, 2012. DOI: 10.1590/S0102-09352012000300027
 
FIGUEIREDO, T. C.  ;  CANÇADO, S. V.  ; VIEGAS, R.P. ; REGO, I.O.P. ;  LARA, L. J. C.  ;  SOUZA, M. R.  ;  BAIÃO, Nelson Carneiro  . Qualidade de ovos comerciais submetidos a diferentes condições de armazenamento. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia  , v. 63, p. 712-720, 2011. DOI: 10.1590/S0102-09352011000300024
 
OLIVEIRA, D. D.  ;  BAIÃO, Nelson Carneiro  ;  CANÇADO, S. V.  ;  GRIMALDI, R.  ;  SOUZA, M. R.  ;  LARA, L. J. C.  ;  LANA, Angela Maria Quintão  . Effects of Lipid Sources in the Diet of Laying Hens on the Fatty-Acid Profiles of Egg Yolks. Poultry Science (Print)  , v. 89, p. 2484-2490, 2010. DOI: 10.3382/ps.2009-00522
 
OLIVEIRA, G.E. ;  FIGUEIREDO, T. C.  ;  SOUZA, M. R.  ;  OLIVEIRA, Afonso de Liguori  ;  CANÇADO, S. V.  ;  GLÓRIA, M. B. A.  . Bioactive Amines and Quality of Egg from Dekalb Hen under Different Storage Conditions. Poultry Science (Print)  , v. 88, p. 2428-2434, 2009. DOI: 10.3382/ps.2009-00028
 
LEITE, R. S. ; ROCHA, J.S.R. ; MICHELL, B.C. ; LARA, L. J. C. ; Ornelas, E.A. ; CANÇADO, S. V. ; BAIÃO, N.C. Efeitos de planos nutricionais e de fontes de metionina sobre o desempenho, rendimento e composição de carcaças de frangos de corte. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 61, p. 1120-1127, 2009. DOI: 10.1590/S0102-09352009000500015
 
LIMA, LMB ;  LARA, L. J. C.  ;  BAIÃO, Nelson Carneiro  ;  CANÇADO, S. V.  ; Michell BC ;  Ferreira, FC  . Efeitos dos níveis de energia, lisina e metionina + cistina sobre o desempenho e o rendimento de carcaça de frangos de corte. Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science  , v. 37, p. 1424-1432, 2008 DOI: 10.1590/S1516-35982008000800013
 
REGO, I.O.P. ;  MENEZES, L. D. M.  ;  FIGUEIREDO, T. C.  ;  OLIVEIRA, D. D.  ;  ROCHA, J.S.R.  ;  LARA, L. J. C.  ; LIMA, A.L. ;  SOUZA, M. R.  ;  CANÇADO, S. V.  . Bioactive amines and microbiological quality in pasteurized and refrigerated liquid whole egg. Poultry Science (Print)  , v. 93, p. 1018-1022, 2014.
 
FIGUEIREDO, T. C.  ; D. C. S. Assis ; MENEZES, L.D.M. ;  OLIVEIRA, D. D.  ; LIMA, A.L. ;  SOUZA, M. R.  ; HENEINE, L.G.D. ;  Cançado, S.V.  . Effects of packaging, mineral oil coating, and storage time on biogenic amine levels and internal quality of eggs. Poultry Science (Print)  , v. 93, p. 3171-3178, 2014.
 
FIGUEIREDO, T. C.  ; VIEGAS, R.P. ;  LARA, L. J. C.  ;  BAIÃO, Nelson Carneiro  ;  SOUZA, M. R.  ; HENEINE, L.G.D. ;  CANÇADO, S. V.  . Bioactive amines and internal quality of commercial eggs. Poultry Science (Print)  , v. 92, p. 1376-1384, 2013.
 
REGO, I.O.P. ;  Cançado, S.V.  ;  FIGUEIREDO, T. C.  ; MENEZES, L.D.M. ;  OLIVEIRA, D. D.  ; LIMA, A.L. ; CALDEIRA, L.G.M. ; ESSER, L.R. . Influência do período de armazenamento na qualidade do ovo integral pasteurizado refrigerado. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia  , v. 64, p. 735-742, 2012.
 
FIGUEIREDO, T. C.  ;  CANÇADO, S. V.  ; VIEGAS, R.P. ; REGO, I.O.P. ;  LARA, L. J. C.  ;  SOUZA, M. R.  ;  BAIÃO, Nelson Carneiro  . Qualidade de ovos comerciais submetidos a diferentes condições de armazenamento. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia  , v. 63, p. 712-720, 2011.
 
OLIVEIRA, D. D.  ;  BAIÃO, Nelson Carneiro  ;  CANÇADO, S. V.  ;  GRIMALDI, R.  ;  SOUZA, M. R.  ;  LARA, L. J. C.  ;  LANA, Angela Maria Quintão  . Effects of Lipid Sources in the Diet of Laying Hens on the Fatty-Acid Profiles of Egg Yolks. Poultry Science (Print)  , v. 89, p. 2484-2490, 2010.
 
OLIVEIRA, G.E. ;  FIGUEIREDO, T. C.  ;  SOUZA, M. R.  ;  OLIVEIRA, Afonso de Liguori  ;  CANÇADO, S. V.  ;  GLÓRIA, M. B. A.  . Bioactive Amines and Quality of Egg from Dekalb Hen under Different Storage Conditions. Poultry Science (Print)  , v. 88, p. 2428-2434, 2009.
 
LIMA, LMB ;  LARA, L. J. C.  ;  BAIÃO, Nelson Carneiro  ;  CANÇADO, S. V.  ; Michell BC ;  Ferreira, FC  . Efeitos dos níveis de energia, lisina e metionina + cistina sobre o desempenho e o rendimento de carcaça de frangos de corte. Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science  , v. 37, p. 1424-1432, 2008

Somos UFMG

Silvana de Vasconcelos Cançado Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2151
E-mail: silvanacancado@gmail.com

Orientadora de Mestrado e Doutorado

Áreas de atuação:
- Avaliação da qualidade microbiológica e pesquisa de Resíduos e Contaminantes em Carne de Frango e Ovos;
- Implantação de sistemas de qualidade em indústrias de alimentos de origem animal.



Suzane Lilian Beier

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1999), mestrado em Anestesiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Anestesiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é professora Adjunta I de Anestesiologia Veterinária da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Anestesiologia com ênfase em Anestesia Total Intravenosa e Anestesia Alvo Controlada.
 
Formação:
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1999)
Mestrado em Anestesiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003)
Doutorado em Anestesiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007)
 

Suzane Lilian Beier Currículo Lattes

Telefone: (31) 3409-2236
E-mail: suzanelb@yahoo.com.br

Orientadora de Mestrado
 
Áreas de atuação:
- Dor e Terapia Antálgica;
- Manutenção e Monitoração Anestésicas e  Ventilação Mecânica;
- Manejo do paciente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).


Tadeu Chaves de Figueiredo

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e em 2008 recebeu o título de mestre em Ciência Animal na área de concentração de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais. Concluiu em 2012 o doutorado em Ciência Animal na área de concentração de Medicina Veterinária Preventiva pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalhou como Fiscal Agropecuário no Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA. Atualmente é Prof. Adjunto do Departamento de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.Tem experiência na área de Medicina Veterinária e Ciência dos Alimentos, com ênfase em Produção de Aves e Tecnologia de Produtos de Origem Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: carnes e derivados, ovos, microbiologia, processamento, qualidade e segurança sanitária.

 

Formação: Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005)

Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008)

Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012)

 

Somos UFMG

Tadeu Chaves de Figueiredo Currículo Lattes

Telefone: (31) 3409-3314
E-mail: tadeu@vet.ufmg.br
 

Orientador de Mestrado 

Áreas de atuação:
- Qualidade microbiológica e sensorial de carnes de diferentes espécies.
- Desenvolvimento e validação de metodologias para pesquisa de resíduos e contaminantes em carnes e ovos.


Zélia Inês Portela Lobato

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária (1990) e doutorado em Ciência Animal UFMG/ Australian Animal Health Laboratory (CSIRO) (1996) na área de concentração de Medicina Veterinária Preventiva. É professora Associada da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais. Experiência na área de Virologia Veterinária, atuando principalmente nas áreas de epidemiologia e diagnóstico de doenças virais, imunologia aplicada e vacinas veterinarias. Desenvolve pesquisas relacionadas aos seguintes vírus: íngua azul, parvovirus, circovírus e influenza suína, variola bovina. Atualmente é Diretora da Escola de Veterinária.

Formação: Graduada em Medicina Veterinária (1985)
Mestrado em Medicina Veterinária (1990)
Doutorado em Ciência Animal (1996)

Somos UFMG

Zélia Inês Portela Lobato Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2101
E-mail: ziplobato@gmail.com

Orientadora de Mestrado e Doutorado
 
Área de atuação:
- Estudo da patogenia, diagnóstico e controle das doenças virais dos animais.
 



Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
WHATSAPP DA ESCOLA: +55 31 98661-8229
Hospital Veterinário da UFMG
Av. Presidente Carlos Luz, 5162
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276