Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Curso e Evento

Seminário ”Cromatografia Líquida Acoplada a Espectrometria de Massas: UPLC/MS/MS e UPLC/TOF”

Será realizado no dia 7 de agosto, no auditório do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva (DMVP), às 8h30, o Seminário ''Cromatografia Líquida Acoplada a Espectrometria de Massas: UPLC/MS/MS e UPLC/TOF'', que irá apresentar as principais funções do Espectrômetro de Massas, novo equipamento adquirido pela Escola de Veterinária.

A palestra será conduzida por Michael Murgu, gerente técnico de espectrometria de massas da Waters Brasil, fabricante do espectrômetro. Michael é especialista na tecnologia de espectrometria e está vindo para mostrar as aplicações do equipamento, com foco nas demandas específicas da Escola. O intuito da palestra é apresentar a utilidade do Espectrômetro de Massas, tirando qualquer dúvida da comunidade acadêmica a este respeito.

A professora Kelly Keller, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva (DMVP) ressalta a importância deste encontro. ''Este seminário é o primeiro contato em nível de treinamento com essa nova tecnologia. O objetivo é que os possíveis usuários do Espectrômetro de Massas venham conhecer e tirar suas dúvidas sobre ele'', explica.

O seminário é aberto a toda a comunidade acadêmica sendo necessária a inscrição prévia, que deve ser feita pelo e-mail: kelly.medvet@gmail.com. O interessado deve neste e-mail informar seu vínculo com a UFMG, nome e contato. Para os participantes haverá emissão de certificado.

A importância da inovação tecnológica
O Espectrômetro de Massas é atualmente uma ferramenta analítica valiosa e versátil em diversas áreas das Ciências Agrárias, Biológicas e de Saúde Pública. Por espectrometria de massas (MS) é possível determinar a massa molecular e quantificar biomoléculas, e também fragmentá-las de forma a elucidar sua estrutura e confirmar sua identificação.

A aquisição de um espectrômetro de massas híbrido com analisadores dos tipos quadrupolo e time of flight irá certamente ampliar as perspectivas de pesquisa nos diversos departamentos em temas como resíduos de drogas e contaminantes, proteômica, biotecnologias da reprodução, análises nutricionais, entre outros.

 A compra do espectrômetro foi possibilitada pela chamada do edital da PRPq/PRPG-UFMG, que teve o objetivo de financiar a aquisição de equipamento de alto valor. O projeto encabeçado pelas professoras Kelly Keller e Mônica Cerqueira e a vice-diretora Zélia Lobato foi aprovado e a compra do Espectrômetro de Massas já está em andamento, com previsão de chegada até o fim de 2013.

Serviço

Mais Eventos