O II Curso de Aquaponia da UFMG acontece no dia 09 de dezembro de 2017. As inscrições estão abertas até o dia 04 de dezembro pelo site, no valor de R$100,00. Ele acontece no Laboratório de Aquacultura da UFMG (Laqua), com aulas teóricas e práticas. A parte teórica do curso acontecerá na parte da manhã, de 8h às 12h, e o conteúdo prático será aplicado de 13h30 às 17h30.
O curso será ministrado pelos professores da Escola de Veterinária, Cíntia Nakayama e Ronald Luz. Os professores iniciaram essa linha de pesquisa no Laqua e buscam levar o conhecimento da técnica para um público maior. Sob o slogan “Aprendendo a construir, criar e cultivar de forma sustentável”, a capacitação abrange conteúdos como os conceitos básicos de qualidade da água, tipos de cultivos, montagem dos sistemas, espécies de peixes e plantas.
A aquaponia é uma prática da aquacultura que une a criação de organismos aquáticos e plantas em hidroponia, ou seja, criadas na água, em um sistema integrado. Nesses sistemas, a mesma água circula para a manutenção dos animais e para o crescimento dos vegetais.
Uma das maiores vantagens do sistema é o aproveitamento dos nutrientes gerados pelos peixes para a produção de plantas. A atividade é considerada como de base agroecológica e mais sustentável. A partir da adaptação de um aquário ou tanque de peixes acoplado à hidroponia, a técnica pode ser realizada nas pisciculturas e ainda em ambientes domésticos.
A técnica permite o cultivo de diversos tipos de vegetais, como alface, agrião, cebolinha, tomate, pimentão, entre outros. Do mesmo modo, diferentes espécies de peixes podem ser utilizadas, como Tilápia, Truta e Carpa, dependendo da região. É importante que a espécie escolhida suporte alta densidade de estocagem para que o cultivo seja rentável. No Laqua, os professores responsáveis pelo projeto já têm conseguido produzir alfaces, manjericão e hortelã. A expectativa quanto aos peixes é de que se possa fazer uso de outras espécies, além da tilápia utilizada atualmente.
Para mais informações, entre em contato pelos números (31) 3409-2218 ou (31) 3409-3308.