Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Curso e Evento

I Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino

Estão abertas até o dia 13 de outubro as inscrições para oficinas do I Congresso de  Inovação e Metodologias de Ensino, promovido pela PROGRAD/Giz, que serão realizadas no período de 14 a 16 de outubro. As oficinas são fruto de iniciativas da comunidade acadêmica da UFMG.

Mais informações no site https://www.ufmg.br/giz/congresso/ .

Confira abaixo as oficinas abertas:
 
1. Dança contemporânea: encontre sua Dança
A oficina “Encontre sua Dança” oferece aulas de dança para pessoas com ou  sem nenhuma experiência em dança no intuito de possibilitar o encontro com  as potencialidades do corpo, do movimento, da expressividade e da  criatividade difundindo conhecimentos que envolvem a ciência e a arte da  dança. 
 
2. Universidade: criação de rede de pesquisa em Arte
“A universidade: criando uma rede para promover a pesquisa em arte dentro  do campus Pampulha” é uma oficina voltada para alunos de graduação da  Escola de Belas Artes – UFMG. Pretende oferecer instrumentos metodológicos  para a criação e realização de propostas em toda a extensão da  universidade: exposições, palestras, debates, mostras e festivais. Serão  colocadas em práticas ferramentas da administração e produção cultural.  
 
3. Metodologias baseadas em colaboração e conversação: world café, Open  Space, Aquário
Metodologias baseadas em colaboração e conversação são capazes de criar  comunidades e ativar a potencialidade de inteligência coletiva de um  grupo. Esse curso irá abordar metodologias inovadoras como World Café,  Open Space, Aquário e outras para serem aplicadas no contexto educativo.  
 
4. Redigir: um projeto sempre em construção
Essa oficina apresenta algumas das atividades do Projeto Redigir da  FALE/UFMG, discutindo os conceitos, princípios e teorias que fundamentam o  projeto. As ações do Redigir buscam auxiliar a formação de professores  (Língua portuguesa), oferecendo a eles/elas atividades fundamentadas em  teorias contemporâneas da linguagem e da educação, que eles podem replicar  e adaptar aos seus alunos ou futuros alunos.
 
5. Mapa Conceitual (MC) 
O Mapa Conceitual (MC) compõe o conjunto de ferramentas pedagógicas  inovadoras. Foi desenvolvido por Josef Novak e colaboradores e  fundamenta-se na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. O  MC é uma representação gráfica do conhecimento na qual o educando é  desafiado a relacionar, de forma não arbitrária e substantiva (não  literal), uma nova informação a outras preexistentes na sua estrutura  cognitiva. O MC pode ser utilizado como instrumento de diagnóstico,  construção e, ou, avaliação do conhecimento. O MC promove o aprendizado  reflexivo, criativo e autônomo. Quando construído coletivamente promove o  aprendizado interativo, solidário e colaborativo. 
 
6. Pós-graduação: ingresso e vivência 
A oficina ” Pós-graduação: ingresso e vivência” pretende proporcionar  esclarecimentos e orientações a graduados e graduandos sobre o processo de  ingresso e vivência na pós-graduação. Será utilizado como metodologia o  compartilhamento de experiência e debate sobre a temática.  
 
7. Estratégias de Ensinagem 
Oficina destinada para toda a comunidade acadêmica que tenha interesse na  docência do ensino superior. Um espaço de troca de ideias e experiências  já vivenciadas e a discussão do novo perfil do professor do século XXI e  as diversas estratégias de ensinagem que despertem o desejo pelo  aprendizado no corpo discente, tornando as aulas mais dinâmicas. Será  interessante também discutir quem é o aluno que chega e as gerações com a  Revolução Tecnológica. 
 
8. Ensino de Artes Visuais: concede-me teu olhar? 
A proposta da oficina é experimentar um material didático elaborado  durante a disciplina Laboratório de Licenciatura II do curso de  Licenciatura em Artes Visuais.  “Concede-me teu olhar?” é um material didático que pretende estimular a  percepção do olhar, através da construção de diversos tipos óculos que  modificam a visão. 
 
9. Formação de redes e construção do conhecimento 
A oficina parte do princípio de que a formação de redes é um caminho  possível para a construção do conhecimento. Um dos grandes desafios  acadêmicos e, que acabam refletindo na prática docente é pensar o uso das  tecnologias digitais na educação para além da perspectiva meramente  pedagógica. 
Estamos tratando de um período marcado pela comunicação, realizada em  meios multiplataformas, como computadores e smarthphones, instantânea e  contínua. Ainda que a inclusão nesse contexto tecnológico seja pautados  por questões econômicas, que acaba impossibilitando o acesso de bilhões de  acessos no mundo, há um vertiginoso crescimento do número de usuários de  aplicativos que formam redes sociais em meios digitais. 
 
10. Técnicas de cuidados e projeção da voz 
Trabalhar técnicas de cuidados e projeção da voz. 
 
11. Utilização do Origami na educação
O origami, arte da dobradura de papéis, criada pelos japoneses é tão  antiga quanto a própria existência do papel. O origami pode ser utilizado  na educação, no desenvolvimento pessoal para ativar a criatividade, a  memória, a paciência,a percepção espacial e desenvolver a auto estima.  Pode também ser utilizado em algumas terapias, como uma ferramenta  especial para pessoas com problemas de articulação nas mãos.  
 
12. Organização Pessoal: mudando hábitos para gerir melhor o tempo  
A oficina tem como objetivo apresentar técnicas de gestão de tempo e de  organização pessoal e, a partir da reflexão, levar o participante a eleger  estratégias mais adequadas ao próprio perfil para elaborar um plano de  ação de gerenciamento de tempo. 
 
13. Jogos Teatrais para não atores
A oficina de Jogos Teatrais para não Atores foi elaborada a partir de  jogos de Desinibição, Integração, Sensibilidade e Criatividade.  Visando a auxiliar os alunos a vencer a timidez e desenvolver as  habilidades de comunicação por meio do aprendizado e treinamento das  técnicas de jogos teatrais, bem como exercitar a criatividade e a  expressividade corporal, a oficina é ministrada para interessados em  atividades prazerosas, que ajudem a relaxar, evitar o stress e até mesmo  vencer a timidez que é recorrente nos ambientes de trabalho.  
 
14. Técnicas de Dinâmica de Grupo no processo de ensino e aprendizagem 
Adequação de técnicas de dinâmicas de grupo interativas ao ambiente  educativo. Atividades comunicativas na formação integral. Constituição do  grupo para uma aprendizagem significativa. 
 
15. Metodologia de ensino híbrido: aula virada (flipped classroom)
A Oficina Sala de Aula Virada (Flipped Classroom) fornecerá uma  introdução, uma vivência e uma reflexão dos prós e contras desta vertente  da metodologia de ensino híbrido ou misturado (blended). 
 
16. Design Thinking
A Oficina de Design Thinking (Pensar por Design) é uma atividade prática  que visa apresentar e introduzir os participantes no uso da metodologia de  Design Thinking.
 
Redação com o DRI/UFMG
 

Serviço

Mais Eventos