Os próximos cursos de Inseminação Artificial em Bovinos da Escola de Veterinária da UFMG ocorrerão no período de recesso escolar (dezembro, janeiro e fevereiro). A demanda pelas vagas no período das férias é muito grande, por isso, os interessados devem ficar atentos às vagas. Eles acontecem nos dias 11 à 15 de dezembro, 08 à 12 de janeiro e 05 à 09 de fevereiro na Fazenda Experimental Professor Hélio Barbosa – Igarapé, MG.
As inscrições já estão disponíveis e podem ser efetuadas pelo site ou direto na fazenda através do telefone (31) 3534-3708. O investimento será de R$700,00, estando incluídos os materiais, a hospedagem, a alimentação e a taxa de expedição do certificado.
As aulas teóricas e práticas serão ministradas pela doutoranda da Escola de Veterinária da UFMG (EV), Ana Carolina Leite. A carga horária total é de 40 horas, sendo composta por 75% de aulas práticas e 25% de aulas teóricas. Nas aulas teóricas, os alunos aprendem sobre anatomia e fisiologia do sistema reprodutor de fêmeas bovinas, e também sobre a utilização do sêmen convencional ou sexado.
Nas aulas práticas, aprendem a manusear o botijão de sêmen e os materiais utilizados na inseminação artificial, treinam a passagem do aplicador de sêmen em peças de aparelho reprodutor de fêmeas bovinas, e praticam a técnica de inseminação em cerca de quarenta vacas e novilhas disponibilizadas exclusivamente para o curso. Além disso, são instruídos sobre dados importantes na escolha do sêmen, utilizando catálogos de touros com aptidão leiteira ou de corte. Atendendo à demanda dos alunos, desde julho de 2017, o Curso de Inseminação Artificial em Bovinos da EV está com uma nova programação que inclui um módulo sobre Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), com aulas teórica e prática.
O curso é destinado a estudantes e profissionais que atuam na bovinocultura de leite ou corte.
O último curso de Inseminação Artificial em Bovinos foi realizado entre os dias 30 de outubro e 03 de novembro de 2017. “O Curso de inseminação artificial proporciona uma oportunidade de melhorar a genética e a produção do rebanho da região em que estão inseridos, além de ser uma ótima opção de prestação de serviços, já que faltam pessoas treinadas para realizar a inseminação artificial em certas regiões”, afirma um dos alunos do curso.
Os próximos cursos acontecem nos dia 11 à 15 de dezembro, 08 à 12 de janeiro e 05 à 09 de fevereiro. As inscrições já estão disponíveis e podem ser efetuadas pelo site ou direto na fazenda através do telefone (31) 3534-3708. O investimento será de R$700,00, estando incluídos os materiais, a hospedagem, a alimentação e a taxa de expedição do certificado.