A partir do dia 28 de novembro, a Escola de Veterinária promoverá o “Curso de Andrologia Veterinária Teórico-Prático Presencial ‘modelo animal búfalo’”, realizado na Fazenda Modelo de Pedro Leopoldo/MG. O curso tem como meta a formação de técnicos na área da andrologia veterinária – particularmente, mas não exclusivamente – para a espécie bubalina. Para tal, o curso irá repassar conhecimentos atuais sobre a fisiopatologia do sistema reprodutor de machos, ensinar todos os passos para a realização de um exame andrológico na espécie bubalina. Além disso, o projeto irá treinar técnicos na avaliação da morfologia espermática e oferecer subsídios para interpretar e entender achados da avaliação andrológica e para diagnosticar e tratar problemas de fertilidade em reprodutores.
O curso terá duração de 40 horas, distribuídas em três módulos, ofertados em três finais de semana intervalados de 15 dias. O início do curso está previsto para o dia 28 de novembro, com aulas em 29 de novembro, bem como nos dias 5, 6 e 13 de dezembro. Os alunos contarão com as estruturas do Centro de Biotecnologia em Bubalinocultura, nas unidades de coleta de sêmen e laboratório multiuso devidamente equipados, na propriedade da Fazenda.
Os inscritos serão coordenados pelo professor Marc Roger Jean Marie Henry, do Setor de Reprodução do DCCV, que irá administrar o projeto e participar de todas as atividades desenvolvidas no percurso. O coordenador ainda contará com equipe de apoio constituída por alunos de pós-graduação, mestrandos e doutorandos, dando suporte na preparação dos materiais para as aulas práticas.
As atividades do curso serão ministradas por meio de 16 horas de aulas teóricas, 22 horas de aulas práticas e 2 horas para avaliação de conhecimento. O foco principal será prover capacitação para fazer e interpretar a avaliação andrológica de reprodutores e selecionar reprodutores com maior potencial reprodutivo. O conhecimento básico a ser repassado incluirá os processos fisiológicos da produção espermática até a fertilização, comportamento reprodutivo, principais afecções da reprodução de machos, metodologias de avaliação seminal, interpretação de resultados e alternativas de condutas a serem tomadas.
A taxa para inscrição no curso é de R$ 900,00, incluindo despesas com deslocamento, hospedagem, material de laboratório e alimentação, com limite máximo de 15 participantes. Os interessados devem se inscrever através deste link: http://conveniar.fepmvz.com.br/Eventos/
Mais informações com o Cenex: (31) 3409-2049.