Como o monitoramento dos esgotos pode ajudar no combate ou nas ações posteriores à pandemia da Covid-19? Essas e outras perguntas serão tratadas no Webinar Covid-19: Monitoramento do Esgoto como Ferramenta de Vigilância Epidemiológica, que será realizado nesta sexta-feira, 22 de maio, às 10h. Não é preciso fazer inscrição, bastando entrar, no horário marcado, no link: https://bit.ly/WebinarANACovid
O seminário terá a participação dos palestrantes: Marília Melo (Instituto Mineiro de Gestão das Águas); Marcus Tulius (Companhia de Saneamento de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais – Copasa); Filipe Laguardia (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais ); Sérgio Ayrimoraes (Agência Nacional de Águas); Carlos Chernicharo (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Estações de Tratamento de Esgotos Sustentáveis – INCT ETEs Sustentáveis); Juliana Calábria (INCT ETEs Sustentáveis); Thiago Bressani (INCT ETEs Sustentáveis); César Mota (INCT ETEs Sustentáveis); Lucas Chamhum (INCT ETEs Sustentáveis); Lariza Azevedo (INCT ETEs Sustentáveis).
Covi9-19 nos esgotos
Com ampla atuação voltada para a pandemia de Covid-19 e seus efeitos nas diversas áreas da sociedade, a UFMG vem trabalhando com o monitoramento de esgotos através de um projeto do INCT ETEs Sustentáveis, sediado na instituição. A proposta busca identificar onde há concentração de pessoas infectadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte pelo coronavírus, a partir de análise de amostras de esgoto. Os últimos resultados indicam que 31% das 26 amostras coletadas tiveram resultado positivo para a presença do agente patológico.