Acontece em Campo Grande (MS), entre os dias 8 e 9 de junho, o "Confinar 2012". O evento vai tratar de confinamento de gado e tem como objetivo difundir conhecimento sobra a atividade para que o pecuarista possa tomar decisões sobre a melhor estratégia para seus negócios.
As inscrições poderão ser efetuadas apenas pelo site do evento. O valor, até o dia 9 de junho, é de R$ 450,00 para profissionais e de R$ 225,00 para estudantes. A forma de pagamento é através de boleto bancário e as confirmações serão enviadas até 72 horas após a confirmação do pagamento através do e-mail do congressista cadastrado na inscrição. Em caso de comunicação e justificativa formal de desistência de participação, a devolução de valores será efetuada 30 dias após a realização do evento e o procedimento deverá ser feito por e-mail.
Com uma parceria firmada entre a Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e a Rural Centro, os produtores sindicalizados nos Sindicatos Rurais de Mato Grosso do Sul contam com um desconto para participar do encontro. O desconto para produtores rurais sindicalizados é de 10% sobre o valor da inscrição. Ao todo, serão 17 palestras que integrarão o Simpósio Sul-mato-grossense de Confinamento de Gado de Corte.
O evento ocorre em um momento de crescente demanda por proteína animal. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), até 2030 a produção de proteína animal bovina no Brasil deverá crescer 49% e a exportação deste mesmo produto crescerá 81%. O confinamento bovino mostra-se como uma das ferramentas que mais pode auxiliar no aumento de produção de carne.
Mato Grosso do Sul é dono do terceiro maior rebanho bovino e segundo maior rebanho de gado de corte do país. Apresentou crescimento de 15% no abate de gado confinado em 2011, segundo dados do Cepea – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada. Apesar disso, o estado não organiza ainda nenhum evento com foco no confinamento, o que reforça a importância da realização de Confinar 2012.
Campo Grande, local escolhido para a realização do evento, está situada numa região com capacidade estática de 100 mil animais em boitel dentro de um raio de 100 km e cinco plantas frigoríficas de porte atuantes. Outro ponto em destaque é que a capital de MS abriga boa parte dos pecuaristas do estado, facilitando a participação do público-alvo no evento.
O Confirnar 2012, realizado pela Rural Centro e Beef Tec, tem apoio de Associação Nacional dos Confinadores (Assocon), Associação Sul-mato-grossense dos Produtores de Novilho Precoce Novilho de MS, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Famasul, Sociedade Rural Brasileira (SRB), Sindicato Rural de Campo Grande, Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Anhanguera Uniderp, UCDB e Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia de Mato Grosso do Sul (CRMV MS).
Todas as demais informações encontram-se no site do evento: www.confinar.net