26º ENCONTRO DE EXTENSÃO, cronograma e informações.
O Encontro de Extensão promove a divulgação de atividades de extensão desenvolvidas na UFMG e proporciona espaço para a troca de saberes e conhecimentos entre os(as) participantes.
As atividades de extensão (nas modalidades de programa, projeto, curso ou prestação de serviço) deverão ser inscritas por seus(suas) estudantes, em especial os (as) contemplados (as) com bolsas de extensão, conforme previsto nos editais da PROEX e no Termo de Compromisso do(a) discente bolsista para o ano de 2023.
Os Colegiados de Extensão (CENEX) serão responsáveis pelo contato com estudantes, coordenadores e demais interessados(as) em suas unidades, para esclarecimento de dúvidas, repasse de informações e mobilização da comunidade interna para participação no 26º Encontro de Extensão.
A PROEX prestará esclarecimentos e atenderá solicitações de apoio pelo e-mail
eventos@proex.ufmg.br e telefone 3409-3215.
ETAPAS
Inscrições
O (a) estudante deverá fazer a inscrição da atividade no sistema da Semana do Conhecimento (https://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/semana) de 21 de agosto a 14 de setembro. Para esta edição, o(a) estudante poderá submeter mais de um trabalho referente às atividades de extensão que participa.
O (a) estudante que efetivar a inscrição da atividade no sistema será considerado (a) autor (a) do trabalho. Os (as) demais participantes deverão ser cadastrados (as) no sistema como coautores (as). No momento da inscrição, o nome do (a) orientador(a) do(a) bolsista aparecerá automaticamente. No caso de estudante voluntário(a), o(a) autor(a) deve inserir o nome do(a) orientador(a).
A inscrição consistirá no RESUMO com as seguintes características: deverá contemplar introdução, objetivos, metodologia, desenvolvimento, resultados e avaliação, considerações finais, apoio e palavras-chave, tendo, no máximo, 4.000 caracteres, incluindo espaços. As referências bibliográficas ficarão no campo de texto à parte.
O(a) orientador(a) será notificado(a) da submissão da atividade pelo sistema e deverá acompanhar/instruir o(a) estudante, buscando assegurar a qualidade do trabalho, aprovando-o até 15 de setembro: atividades não aprovadas serão invalidadas no sistema.
Somente serão aceitas inscrições de atividades referentes aos projetos e programas, cursos e prestações de serviço desenvolvidas ou em desenvolvimento nos anos de 2022 e 2023.
Avaliação das atividades nas unidades
Os(as) estudantes autores(as) e co-autores(as) apresentarão seus trabalhos e serão
arguidos(as) pela Comissão Avaliadora da Unidade nos dias 02 e 03 de outubro.
Os locais, dias e horários das apresentações serão divulgados pelos CENEX e no
site da PROEX até 29 de setembro.
Recomendações para as apresentações e arguições:
● Recomenda se o tempo de até 10 minutos para as apresentações e 10 min para as arguições;
● Representantes das comunidades, grupos ou instituições com quem as atividades de extensão são ou foram desenvolvidas/os poderão participar;
● Cada unidade deverá providenciar a organização junto aos(às) estudantes e avaliadores(as) para arguição oral;
● Serão arguidos os(as) estudantes autores(as) e/ou coautores(as) das atividades inscritas e os(as) representantes das comunidades, grupos ou instituições convidadas. Docentes não devem participar dessa arguição.
A PROEX encaminhará aos CENEX a lista de nomes dos(as) coordenadores(as) das atividades de extensão contemplados(as) com recursos e/ou bolsas da PROEX para que possam ser convidados a participar da comissão avaliadora, em conformidade com o disposto nos editais.
Cada CENEX deverá indicar no sistema Semana do Conhecimento as comissões de avaliação, formadas por dois avaliadores (docentes ou TAEs com mestrado ou doutorado) até 15 de setembro. Cada comissão deverá avaliar até dez atividades. Recomenda-se a indicação de suplentes para o caso de imprevistos.
Para a avaliação a comissão utilizará como referência o RESUMO, a APRESENTAÇÃO e a ARGUIÇÃO ORAL, atribuindo notas de 0 (zero) a 10 (dez) aos trabalhos, considerando os seguintes critérios:
● Clareza e pertinência dos objetivos apresentados;
● Consistência teórica, adequação metodológica e indicação de referências;
● Atendimento às diretrizes da extensão: interação dialógica; interdisciplinaridade e interprofissionalidade; indissociabilidade ensino- pesquisa-extensão; impacto na formação do(a) estudante; impacto e transformação social;
● Explicitação dos resultados parciais ou totais e das produções geradas;
● Explicitação do impacto junto ao público alvo e aos estudantes;
● Domínio e clareza do conteúdo apresentado no desenvolvimento do tema.
A nota final será calculada a partir da média das notas atribuídas a cada um desses critérios.
A partir das notas finais, as atividades de extensão serão classificadas por unidade acadêmica, permitindo extrair os 10% com maior nota, para premiação nas unidades e para uma segunda apresentação para a Câmara de Extensão.
Os avaliadores atribuirão nota zero aos trabalhos que: (a) não forem ações ou resultados desenvolvidos no âmbito das atividades de extensão; (b) se limitem à descrição dos programas, projetos, cursos ou das prestações de serviço; (c) se limitem aos resultados de pesquisa; ou (d) ausentes na apresentação.
Premiação dos trabalhos selecionados nas unidades
As atividades selecionadas nas Unidades, correspondentes a 10% das apresentadas, serão premiadas como RELEVÂNCIA ACADÊMICA.
Avaliação pela câmera de extensão
As atividades selecionadas nas unidades como RELEVÂNCIA ACADÊMICA serão avaliadas pela comissão avaliadora constituída pelos membros da Câmara de Extensão, dos Comitês Assessores e parceiros da comunidade externa, dia 25 de outubro.
Premiação e entrega de certificados
A Câmara de Extensão escolherá 16 (dezesseis) atividades (assegurando que sejam de áreas temáticas distintas) para que recebam o prêmio DESTAQUE DE EXTENSÃO durante a cerimônia de encerramento da Semana do Conhecimento, a ser realizada no dia 27 de outubro de 2023.
Os certificados de participação como avaliador(a), autor(a) e coautor(a) de atividade premiada como ‘Relevância acadêmica’ e ‘Destaque de Extensão’ estarão disponíveis no Sistema Semana do Conhecimento após o término do evento.