O programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Escola de Veterinária da UFMG é composto pelo Mestrado, que existe desde 1969, e o Doutorado, criado formalmente em março de 2007. Tanto Mestrado quanto Doutorado têm conceito 5 junto à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
Seu objetivo é contribuir para a construção articulada de saberes e práticas no campo da Zootecnia, produzindo, inovando, conservando e disseminando conhecimentos. Nos níveis de mestrado e doutorado, o programa visa a formação crítica de docentes e pesquisadores comprometidos com a ética, o trabalho e o desenvolvimento científico, preparados para a aplicação da ciência na interpretação e solução de problemas, com desdobramentos econômicos, ambientais, tecnológicos e sociais.
A formação oferecida pode ser feita em três áreas de concentração: Genética e Melhoramento Animal, Nutrição e Alimentação Animal e Produção Animal, cada uma com suas diferentes linhas de pesquisa. O corpo docente é composto principalmente por professores do Departamento de Zootecnia da Escola de Veterinária, entre permanentes e colaboradores, além de, eventualmente, professores convidados.