O programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Escola de Veterinária da UFMG foi reformulado em 2007, com a incorporação do programa de Mestrado em Medicina Veterinária, existente desde 1968, com o Programa de Doutorado em Ciência Animal, criado em 1989. Tanto Mestrado quanto Doutorado têm conceito 7 junto à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
Seu objetivo é formar pessoal para o magistério superior, a pesquisa ou o mercado de trabalho de empresas e profissionais autônomos, pelo desenvolvimento da habilidade para conduzir pesquisa original e independente.
A formação oferecida pode ser realizada em seis diferentes áreas de concentração: Medicina e Cirurgia Veterinárias, Patologia Animal, Reprodução Animal, Epidemiologia, Medicina Veterinária Preventiva e Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal. Três departamentos da Escola de Veterinária estão envolvidos com o Programa de Pós- Graduação em Ciência Animal, o Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias, o Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e o Departamento de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal.