Como elaborar Propostas de Extensão

Instrução para submissão de Propostas de Extensão Universitária

A extensão é atividade acadêmica relacionada aos fins da Universidade. As atividades de extensão se desenvolvem nas seguintes modalidades: curso, evento, prestação de serviço, projeto e programa.
 
Então antes de iniciar a confecção da proposta é importante consultar a Resolução 08/2020 do CEPE-UFMG que define cada uma destas modalidades. Outra informação relevante é que todas estas modalidades extensionistas podem ou não arrecadar recursos financeiros, que em nada muda sua classificação acadêmica como: curso, evento, prestação de serviço, projeto e programa.
 
A confecção da proposta se inicia com o preenchimento do Registro SIEX. Sugerimos que a produção da proposta seja feita utilizando o Formulário ApoiEX, depois é só copiar do formulário e colar no registro SIEX.
 
Mas se tiver dúvidas quanto ao preenchimento de cada campo do SIEX ou do ApoiEX, saiba que existem instruções em quadros a direita dos campos. Se as dúvidas persistirem você pode entrar em contato com o setor de projetos da Escola de Veterinária ou o CENEx-EV.
 
Agora, se a proposta tiver previsão de arrecadação financeira, o Fomulário ApoiEX cumpre a função de projeto financeiro, além de gerar alguns documentos necessários para a tramitação da proposta.
 
Veja o tutorial para preenchimento da planilha ApoiEX:

 
Já para a tramitação da proposta, além do registro SIEX e projeto financeiro, quando for o caso, também deve ser anexada a seguinte documentação:
 
 
Se houver participantes externos, a proposta também deve apresentar o Termo de Trabalho como Voluntario da Extensão.
 
No caso de cursos e eventos a atividade também deve apresentar as informações relativas a Divulgação da Proposta, conforme resolução 01 de 2022 do CENEx-EV. Quando utilizar o formulário ApoiEX, essa divulgação já será gerada de forma automática.
 
Se a proposta tiver previsão de arrecadação, ela também deve apresentar o projeto financeiro, o formulários XXXX e XXXXX e a ficha de autorização de gestão (lembrando que todos estes documentos já são gerados no Formulário ApoiEX).
 
Todas as propostas de Extensão devem ser enviadas para aprovação dos departamentos de lotação dos coordenadores. No caso de propostas coordenada por discente, ou para os departamentos de lotação dos coordenadores acadêmicos, no caso de propostas coordenadas por servidores TAE.
 
Alguns aspectos importantes: novas propostas de extensão apenas serão aprovadas se o docente não tiver sob sua coordenação nenhuma ação desatualizada.
 
Quando a atividade tiver previsão de arrecadação financeira todos os dados referentes a composição da equipe e valores devem ser idênticos no registro SIEX, projeto financeiro e outra documentação que acompanhar o processo. 
 
Orientações para incluir ações de extensão no SIEX:

Projeto

Programa

Cursos de Extensão

Eventos

Prestação de Serviços

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