Iniciação Científica

O Programa de Iniciação Científica tem como objetivo central despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante participação em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada, individual e continuada. Esta participação pode estar vinculada ao recebimento de bolsas de incentivo ou ser voluntária. No primeiro caso, as bolsas são originadas de órgãos de fomento (como a Fapemig e o CNPq). Existe ainda a bolsa indústria, financiada por empresas da iniciativa privada que trabalham em parceria com a Escola de Veterinária, dotando bolsas para pesquisadores específicos da Unidade.

Os projetos, sempre orientados por pesquisadores qualificados e/ou por grupos de pesquisa experientes, geralmente culminam com a publicação de trabalhos científicos. A Iniciação Científica também serve de incentivo à formação dos novos pesquisadores com vistas à continuidade de sua formação científica, incentivando seu ingresso na pós-graduação.  O programa torna possível a aprendizagem de técnicas e métodos e o desenvolvimento do pensar e do criar científicos, assim como aprimora o espírito crítico, preparando o aluno para futuras pesquisas.

A iniciação científica complementa o aprendizado acadêmico, uma vez que proporciona a oportunidade de aplicar informações sedimentadas a partir da graduação na formação do conhecimento científico. Também permite entender que a ciência não é estática e que é possível contribuir para a evolução do conhecimento.

Outro benefício é o intercâmbio entre alunos e professores dentro e entre as unidades da UFMG, já que a maioria das pesquisas abrange diferentes áreas do conhecimento, além da oportunidade de participação em congressos, simpósios, encontros, palestras, entre outros, melhorando contato destes alunos com outros grupos de pesquisa nacionais e internacionais.

 

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
WHATSAPP DA ESCOLA: +55 31 98661-8229
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276