Projetos


Ações de combate à epidemia de esporotricose

O projeto procura caracterizar a ocorrência de esporotricose em animais no município de Belo Horizonte, visando o mapeamento dos casos e a orientação do serviço de controle de zoonoses para possíveis intervenções de controle e adoção de medidas preventivas eficazes.




Ações para desenvolvimento da bovinocultura leiteira para agricultura familiar no município de Felixlândia-MG

O projeto busca contribuir para o desenvolvimento da bovinocultura de leite local com a integração de alunos de graduação ao meio rural e o fornecimento de treinamento de campo para os estudantes de medicina veterinária da EV-UFMG.




#ConectaLab

O projeto visa estabelecer comunicação direta com os médicos veterinários formados e estudantes de graduação e pós-graduação, referente a assuntos relacionados a metodologias laboratoriais, técnicas e interpretação de resultados.




Ação para desenvolvimento de comunidades de agricultura familiar no município de Pompéu-MG

O projeto trabalha questões relativas ao associativismo e participação em comunidades de agricultura familiar em Pompéu




Ações para enfretamento da esporotricose felina no Distrito Riacho- Contagem, Minas Gerais

O projeto pretende caracterizar a ocorrência de esporotricose em animais no Distrito Riacho, localizado na cidade de Contagem-MG, visando o mapeamento das ocorrências e as possíveis intervenções de controle e de medidas preventivas eficazes.




Acompanhamento toxicológico emergencial de cães utilizados no resgate de vitimas após rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho (MG)

O projeto procura oferecer consultoria, assessoria e realização de laudos toxicológicos de cães utilizados no resgate após o rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho.




Ambiente, desenvolvimento e saúde

O projeto procura realizar a pesquisa de substâncias tóxicas, por meio do diagnóstico clínico e ambiental, além de promover a educação ambiental para a comunidade urbana e rural.




Análise de delineamentos experimentais com o software R

O projeto visa apresentar a linguagem e o ambiente de computação estatística e gráfica R para análise de delineamentos experimentais comumente utilizados nas ciências agrárias.




Apoio à aquicultura ornamental no Município de Patrocínio do Muriaé-MG

O projeto propõe, com as comunidades de produtores de peixe Betta, na cidade de Patrocínio do Muriaé-MG, a realização de atividades de resgate de informações sobre esta atividade produtiva.




Apoio para o desenvolvimento de comunidades de apicultores no estado de Minas Gerais

O projeto promove o desenvolvimento social, econômico e político dos agricultores familiares ligados à atividade apícola, o que estimula sua organização em associações e cooperativas ou fortalecendo as já existentes.




Avaliação da qualidade da carne de suínos de três linhagens genéticas e com diferentes pesos de abate pertencentes a empresa DB Genética

O projeto visa prestar serviços por meio de assessoria à empresa DB Genética Suína para a realização de análises laboratoriais para avaliação da qualidade da carne de suínos.




Avaliação da viabilidade da utilização das carnes e coprodutos do abate de rã-touro (Lithobates catesbeianus) na elaboração de reestruturados e embutidos cárneos.

O projeto visa a avaliação da viabilidade da utilização das carnes e coprodutos do abate de rã-touro — Lithobates catesbeianus.




Boi TV

O projeto procura ampliar o acesso às informações e divulgação das notícias e pesquisas da Escola de Veterinária, por meio de um formato audiovisual.




Capacitação em tratamento de resíduos sólidos orgânicos, carcaças e racionalização do uso da água na fazenda experimental de Igarapé, e aplicação destes métodos em propr

O projeto busca instruir atores a contribuírem nas ações de saneamento previsto no Programa da Secretaria de Meio Ambiente do Município de Igarapé-MG intitulado "Guardião dos Igarapés", já em andamento no município.




Centro de Memória da Veterinária da Escola de Veterinária da UFMG - Comemor-Vet

O Centro de Memória da Veterinária da EV-UFMG é espaço de estudo e de pesquisa, de monumentalização da memória e de comemoração de eventos. A Escola de Veterinária da UFMG se capacita para a produção da memória da ciência veterinária e, de forma pioneira, organiza fontes para a pesquisa sobre a história da Medicina Veterinária.




Coleta de amostras da ictiofauna da bacia do Rio Paraopeba para análise patológica e toxicológica

O projeto propõe realizar a confecção de um plano amostral e, a partir deste, realizar a captura de exemplares da ictiofauna na bacia do Rio Paraopeba, seguido da coleta e preservação de amostras de tecidos alvo, para futuras análises patológicas e toxicológicas.




Coleta de amostras de animais da fauna em áreas de mata na bacia Rio Paraopeba para análise toxicológica

O projeto busca realizar a captura de exemplares de fauna em áreas de mata ao longo do Córrego Ferro-Carvão e da bacia do Rio Paraopeba a jusante desse, para a coleta não letal de amostras biológicas para futuras análises toxicológicas.




Consultoria em planejamento e análise de experimentos - IMA

O projeto propõe a criação de um programa de consultoria para o Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA que possibilite a orientação e a discussão dos projetos de pesquisa e validação quanto ao seu planejamento e análise experimental desses.




Consultoria em planejamento e análise de experimentos Lanagro-MG

O projeto busca realizar a criação de um programa de consultoria para a LANAGRO-MG que possibilite a orientação e a discussão dos projetos de pesquisa e validação quanto ao seu planejamento.




Correção ambiental e reciclagem com carroceiros de Belo Horizonte

O projeto reúne trabalhos de várias unidades da UFMG para oferecer, através de diversos programas e ações, apoio aos carroceiros do município. Além da Escola de Veterinária, estão envolvidos profissionais e estudantes da área social, médica e de políticas públicas.




De olho nos bichos

Os programas de televisão tem o objetivo de aumentar a interação da Escola de Veterinária com a sociedade geral.




Diagnóstico de efermidades de animais silvestres do Jardim Zoológico

O projeto busca detectar as enfermidades que acometem os animais silvestres do Jardim Zoológico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte.




Diagnóstico do esgoto não doméstico da Escola de Veterinária

O projeto tem o objetivo de coletar dados, divulgar, orientar e conscientizar a comunidade da Escola de Veterinária, incluindo a Fazenda de Igarapé, sobre os resíduos liberados na rede de esgoto.




Diagnóstico e controle das salmoneloses aviárias

O projeto busca oferecer à cadeia avícola uma opção de qualidade para o diagnóstico, investigação epidemiológica, consultoria técnico-científica e avaliação e desenvolvimento de produtos para controle das Salmoneloses Aviárias.




Diagnóstico molecular de etiologias relevantes e determinação do sexo para aves domésticas e selvagens em Minas Gerais

O projeto busca atender a demanda da sociedade por diagnóstico laboratorial das etiologias de doenças mais comuns e relevantes à classe Aves.




Divulgação da Piscicultura ornamental por meio de plataformas on line

O projeto visa ampliar a Psicultura Ornamental para plataformas online




Estudo da população de pombos da Escola de Veterinária da UFMG com foco na avaliação de riscos ambientais

O projeto busca caracterizar e identificar os riscos que os pombos podem causar, avaliando quais agentes os outros animais, os professores, o corpo técnico e os alunos estão expostos no ambiente da Escola e Hospital Veterinário.




Gemp no campo




Gerência Ambiental Aberta - Escola de Veterinária

O projeto busca capacitar e orientar o aluno para o gerenciamento ambiental com base na legislação brasileira e nos procedimentos utilizados na UFMG.




Gerenciamento populacional de animais domésticos errantes no Campus Pampulha da UFMG

O projeto procura viabilizar as condições de gerenciamento populacional de animais domésticos errantes na Escola de Veterinária da UFMG, para futura expansão às demais unidades do Campus Pampulha.




I ciclo de palestras Gepac

O projeto busca expandir o conhecimento do meio acadêmico, abrangendo diferentes temáticas, por meio de palestras semanais aberta ao público, acerca de vários animais dentro da Patologia Clínica.




Implementação de boas práticas na Fazenda da Escola de Veterinária da UFMG

O projeto tem o intuito de ser um laboratório rural, dividido em diversos setores, proporciona local e material de suporte para aulas práticas da graduação e pós-graduação, cursos de extensão e inúmeras pesquisas.




Implementação de melhorias sanitárias domiciliares em propriedades rurais no município de Igarapé/MG

O projeto busca implementar melhorias sanitárias domiciliares em propriedades rurais na cidade Igarapé/MG.




Inovação e compromisso social: assistência técnica e extensão rural para a aquicultura

O projeto busca fomentar a inovação na cadeia produtiva da aquicultura, possibilitando aos estudantes a atuação no mercado de trabalho por meio da inserção em atividade cooperadas e associativas de vinculação ambiental.




Mapeamento do uso de recursos naturais e bens públicos na Escola de Veterinária da UFMG

O projeto procura mapear e criar propostas para implementar a utilização racional/sustentável de recursos e bens nas dependências da Escola de Veterinária da UFMG.




Melhoria do ensino, pesquisa e extensão: implantação do sistema de transmissão de imagens médicas do Hospital Veterinário da Escola de Veterinária da UFMG

O projeto procura implantar o sistema de transmissão de imagens médicas nas mais diversas modalidades disponíveis no Hospital Veterinário da Escola de Veterinária da UFMG.




Minuto no campo: o tempo de um cafézinho para uma nova visão sobre as coisas da roça

O projeto realiza a produção de programas de rádio para o fortalecimento e divulgação da implementação de cursos técnicos de agropecuária em diversas cidades do interior de Minas Gerais.




NEEST - Núcleo de Epidemiologia, Estatística e Saúde Publica

O projeto busca fornecer conhecimento à comunidade externa e interna da EV-UFMG, por meio de oferta de palestras, cursos e demais ações educativas, vinculando conhecimento geral, prático e inovador como forma de aprendizado.




Orientação e assistência técnica em maricultura: ações educativas para o apoio à produção de organismos aquáticos de vida marinha

O projeto procura desenvolver ações de extensão para atender demandas de assistência técnica e orientação para implementação e condução de sistemas de produção de organismo de vida salobra e marinha




Participação da Escola de Veterinária na Rede UFMG de diagnóstico de Covid-19

O projeto participa da Rede UFMG de diagnóstico de COVID-19, realizando testes de RT-qPCR para detecção de ácido nucleico do SARS-CoV-2 na Escola de Veterinária.




Pesquisa e diagnóstico das doenças fúngicas em medicina veterinária

O projeto visa atender as necessidades de diagnóstico micológico clássico, além da utilização de técnicas de biologia molecular, contagem do total de bolores e leveduras e avaliação da atividade antifúngica de produtos.




Portal da Agricultura Familiar: articulando cooperativismo, produção e comercialização no contexto da produção agrícola familiar em Minas Gerais (PAF-MG)

O projeto procura construir, em parceria com entidades sociais, uma plataforma digital que possa viabilizar o processo de comercialização realizado no contexto da agricultura familiar no estado de Minas Gerais.




Produção de conteúdos de divulgação veterinária com fins de extensão universitária

O projeto busca produzir textos de diferentes assuntos de interesse do público externo (clientes da VetJr.) e divulgá-los em forma de e-book e blog no site da empresa.




Produção de volumosos - Qualificação profissional

O projeto pretende possibilitar aos alunos a vivência com a realidade no campo, além de técnicas de produção de volumosos utilizada e relações humanas com trabalhadores envolvidos no projeto.




Projeto COMAGRI

O projeto visa contribuir para a promoção social, econômica, cultural e política dos membros das comunidades rurais do Município de Conceição do Mato Dentro.




Projeto de extensão do setor de doenças parasitárias

O projeto prevê o uso da capacidade humana e física relacionada à disciplina de doenças parasitárias para dar suporte a comunidade interna e externa da EV-UFMG para o correto enfretamento das parasitoses animais.




Prosa com Pompéu

O projeto produz programas de rádio que divulgam ações do projeto COMUNI no município de Pompéu-MG




Prosa de Bicho: a convivência humana com outras espécies

O presente projeto compreende uma proposta de utilização de uma rádio – A Rádio UFMG Educativa – como veículo de comunicação, objetivando estabelecer e/ou ampliar a integração da Escola de Veterinária com os setores da sociedade na qual ela se encontra inserida.




Quem “anda” circulando por aqui?

O projeto busca examinar o perfil microbiológico e de resistência antimicrobiana característicos das dependências e/ou atendimentos do Hospital Veterinário da UFMG.




Rádio Geas: Conservação ambiental nas ondas do rádio

O projeto pretende proporcionar a inserção da problemática ambiental e da conservação de animais silvestre no cotidiano da população, por meio da elaboração e veiculação de programas de rádio.




Raine, o canal amigo do gato.

O projeto Raine tem como objetivo principal conscientizar os tutores de gatos e criar laços entre gatos, tutores e veterinários.




Semeando Saúde Única - Educação em saúde para transformação de alunos da rede pública de Belo Horizonte em disseminadores do conhecimento

O projeto busca promover a educação em saúde única para estudantes do 4º ano, da rede pública Municipal da Regional Pampulha — BH




Serviço de Escuta Acadêmica na Escola de Veterinária da UFMG

O projeto pretende criar um espaço para o diálogo e acolhimento aos estudantes de graduação em Medicina Veterinária e Aquacultura, pós-graduação e Residência da EV-UFMG.




Terapia assistida por animais no Hospital das Clínicas de Belo Horizonte/MG

O projeto busca o estabelecimento da Terapia com Animais (TAA) por meio de atividades de recreação que promova benefícios aos pacientes da ala pediátrica do Hospital das Clínicas de Belo Horizonte.




Unileite - Melhoria da qualidade do leite e otimização da criação de bezerras

O projeto tem o intuito de aplicar o plano de controle de mastite, melhoria da qualidade do leite e otimização da criação de bezerras em fazendas leiteiras.




XV viagem de estudos para aprimoramento em sistemas de produção de equinos no Brasil

O projeto busca proporcionar aos alunos da EV-UFMG a oportunidade de ter contato com os mais variados sistemas de produção e gerenciamento de haras, por meio de visitas em criatórios de equinos no estado do Mato Grosso.




Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
WHATSAPP DA ESCOLA: +55 31 98661-8229
Hospital Veterinário da UFMG
Av. Presidente Carlos Luz, 5162
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276