Sábio dos sábios, minha amiga está dando uma de Peta e me irritando por tomar leite de vaca – ela é vegetariana – dizendo que as vacas têm de estar grávidas constantemente para dar leite. É verdade?
Caroline Victória, São Paulo, SP
Para quem não sabe, Peta (People for the Ethical Treatment of Animals) é uma organização defensora dos animais marcada por polêmicas, controvérsias e ações ousadas. Sabendo disso, estaria você chamando sua amiga de chata insuportável?
Especulações à parte, ela está errada. Depois que dá à luz, a vaca começa a produção de leite, que se mantém por nove ou mais meses, estimulada via ordenha mecânica ou manual. Ou seja, nesse período, ela não precisa estar grávida, só bem alimentada, saudável e criada em boas condições de ambiente, explica Sandra Gesteira Coelho, médica veterinária e professora da disciplina de Bovinocultura de Leite na Escola de Veterinária da UFMG.
O ideal para os veterinários que trabalham com gado de leite é que as vacas deem à luz uma vez por ano (a gestação leva nove meses) e tenham lactação de 10 meses, informa a professora. Ou seja, as gestações podem, sim, ser muito frequentes. Em fazendas de produção de leite, os animais são inseminados de novo, em média, 60 dias após o parto. E, entre uma lactação e outra, ele fica sem dar leite por pelo menos 60 dias também. Apesar disso, não há garantia que a vaca engravide logo de cara. Mas ela geralmente começa a ciclar de novo (ovular, no vocabulário animal) de 18 a 21 dias após o parto. O número de gestações depende muito da raça e das condições de criação. Em geral, pelo menos quatro gestações ocorrem durante a vida de um fêmea.