O Outubro Rosa, mês mundialmente conhecido pelo combate ao câncer de mama, também é época de prevenção da doença nos pets.
Para conscientizar e informar os tutores, cursos de medicina veterinária de algumas universidades de Belo Horizonte realizam uma ação para cães e gatas, neste sábado (22), o Outubro Rosa Pet.
Os atendimentos poderão ser feitos mediante agendamento prévio, para avaliação mamária de cadelas e gatas nos centros veterinários da PUC Minas, Newton Paiva, UniBH e UFMG. Também serão dadas orientações para detecção precoce e prevenção da neoplasia mamária em cães e gatas. O horário é das 9h às 14h. Confira abaixo todos os locais.
Câncer de mama em pets: Causas, prevenção e tratamento
De origem hormonal ou hereditária, a castração antes do primeiro cio reduz para apenas 1% o risco dos desenvolvimentos dos tumores nas mamas. Se a castração for feita até o terceiro cio, a proteção é menor, mas existe.
Nas gatas, os tumores das glândulas mamárias são o terceiro tipo mais comum de neoplasia, sendo que mais de 80% são malignos. A castração precoce em felinas reduz em 91% as chances de ocorrência de lesões de mama. Mas também devemos ficar atentos aos machos, pois apesar de pouco comum, também podem ser acometidos.
Para o exame, o tutor deve posicionar o animal de barriga para cima de modo que seja possível examinar todas as mamas, verificando a presença de nódulos ou qualquer aumento de volume. O exame deve ser realizado periodicamente através da palpação.
Escola de Veterinária (UFMG)
Avenida Presidente Carlos Luz, 5162 – Pampulha
Newton Paiva
Rua Marechal Foch, 15 – Grajaú
PUC Minas
Praça da liberdade – Rua Santa Rita Durão, 1160 – Prédio 5 – centro veterinário
UniBH
Rua Libero Leone 259, buritis – Hospital Veterinário
Betim
PUC Minas
Rua do Rosário, 1600 – Ingá
Conselheiro Lafaiete
Praça do Cristo, s/nº – Santa Efigênia (somente cadelas)