
Curso tem como público-alvo os profissionais que trabalham com produtos cárneos — Foto: EPTV/Reprodução
A Universidade Federal de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais (UFMG) com apoio do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MG) realizará um curso de capacitação para manipuladores de alimentos em estabelecimentos varejistas de carne. Os estudos iniciarão este mês e irão até maio.
As inscrições ficarão abertas até o preenchimento das 350 vagas disponíveis. O curso será realizado no auditório da antiga Câmara Municipal de Montes Claros. Este evento faz parte da Operação Carne Segura realizada no Norte de Minas e tem como público-alvo os profissionais que trabalham com produtos cárneos.
Segundo o Promotor de Justiça, Felipe Caires, todo comércio varejista do ramo de carne deve possuir um responsável técnico com manipulação de alimentos.
“Este curso é uma oportunidade para qualificação de referidos profissionais na região norte-mineira, onde municípios como Montes Claros e Mirabela são conhecidos pelo sabor da carne de sol que produzem”.
OPERAÇÃO CARNE SEGURA
Em agosto do ano passado, o Procon apreendeu 660 quilos de carne de origem clandestina em Mirabela durante a 6ª fase da Operação Carne Segura. Foram fiscalizados 13 açougues sendo que cinco estavam vendendo carne oriunda de abatedouros e frigoríficos que não são fiscalizados pelas autoridades sanitárias.
O trabalho durou quatro dias. Um supermercado e uma fazenda, em Glaucilândia (MG), também foram fiscalizados. Eles eram suspeitos de realizar o abate clandestino dos animais, porém nenhuma irregularidade foi encontrada.
A venda de carne clandestina é infração sanitária e configura prática proibida pelo Código de Defesa do Consumidor. Além disso, esse tipo de comércio também configura crime contra a ordem tributária, segundo a Lei 8.137, com pena de dois a cinco anos de detenção ou multa.