Por Larissa Reis
A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais ) está entre as sete universidades da América Latina mais bem classificadas no ranking regional da revista inglesa Times Higher Education. Os resultados foram divulgados nessa terça-feira (4).
A Universidade ficou entre as cinco brasileiras e as três federais com as maiores pontuações. Os três resultados representam melhora em relação às posições do ranking de 2022: na classificação geral, a Universidade subiu duas posições.
O ensino é o indicador no qual a UFMG apresentou melhor desempenho. Foram avaliadas nesta edição 212 universidades de 15 países
Reconhecimento importante
O ranking usa a mesma metodologia da classificação global da THE , mas os indicadores são recalibrados para refletir o perfil da educação superior na América Latina e no Caribe. As dez instituições mais bem avaliadas são: Pontifícia Universidade Católica do Chile, USP, Unicamp, Instituto de Tecnologia de Monterrey, Unifesp, Federal do Rio Grande do Sul, UFMG, PUC-Rio, Universidade do Chile e Unesp.
Ensino, (ambiente de aprendizagem), pesquisa (volume, resultados e reputação), citações (influência da pesquisa), atuação internacional (cooperação e intercâmbio de docentes e estudantes) e indústria (contribuição com inovações e consultorias) são os cinco indicadores que se combinam como critérios de avaliação.
“Os resultados da UFMG em mais essa edição do ranking da THE para a América Latina representam mais uma forma de reconhecimento ao trabalho consistente desenvolvido por uma grande comunidade extremamente coesa e com forte senso coletivo”, afirma a reitora Sandra Goulart Almeida.