Thor, de 13 anos, estava mancando muito, o que motivou sua ida ao hospital. Até aí nada de anormal, se ele não fosse um simpático tigre-siberiano (Panthera tigris altaica). O animal foi levado, na sexta-feira dia 26 de abril, ao hospital veterinário da Universidade Federal de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais (UFMG). Thor é um dos animais confinados no zoológico de Belo Horizonte.
De acordo com a escola de veterinária da UFMG, o tigre, que pesa cerca de 160 quilos, esteve no hospital para realizar exames de imagem. Aliás, devido ao seu peso, não foi possível que ele passasse por um exame tomográfico. Os médicos-veterinários optaram, então, por submeter Thor a exames de radiografia digital. “Suspeitamos que ele tivesse artrose nos tarsos, mas isso não foi visualizado na radiografia”, diz o professor Renato César Sacchetto Tôrres, do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias. Ainda segundo a equipe de veterinários, provavelmente o tigre possui uma lesão nos tecidos moles ou alguma lesão neurológica. O animal já foi levado de volta ao zoológico.
Consultada pela reportagem, a Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte explica que esse tipo de atendimento é normal, e faz parte de uma parceria de longa data da instituição com a UFMG. Para se ter uma ideia, foi o Hospital Veterinário quem diagnosticou a doença do gorila Id Amin, morto em março de 2012.