Vislumbrar uma possível parceria entre as instituições, com possibilidade de utilização da estrutura da Fazenda Modelo da Universidade Federal de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais (UFMG), em Pedro Leopoldo, para ações em benefício do agronegócio mineiro. Essa foi a motivação que levou representantes do Sistema FAEMG a uma visita guiada ao Centro de Produção Sustentável da fazenda.
 
Representantes do Sistema FAEMG, da fazenda modelo e do IEF em Pedro Leopoldo
 
O superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, pontuou que é grande o potencial da parceria e que o caminho mais viável seria por meio do apoio público-privado, unindo a expertise e a chancela da escola de veterinária à capilaridade do Sistema FAEMG. Ele associou a implementação de projetos ligados ao ecoturismo, treinamentos, integração de lavoura e floresta, apicultura e aproveitamento de pastagens. "Tudo baseado em algo sustentável, tanto do ponto de vista econômico, quanto social e ambiental. Vamos estudar, junto às comissões técnicas, as alternativas viáveis".
 
As atividades na fazenda modelo estão paralisadas desde 2016, e a busca por parcerias iniciou em 2019, quando a UFMG recebeu a cessão de uso da área. De acordo com a diretora da escola, Zélia Inês Lobato, que conduziu o encontro juntamente com o vice-diretor, Roberto Guedes, a visita representa o primeiro passo para devolver ao espaço a sua principal missão na promoção da pesquisa, do ensino e da extensão, em prol do agro. "O Sistema FAEMG tem contato próximo com os produtores e conhece suas dores e desafios. Isso gera demandas importantes para o grupo, na busca por soluções para as principais perguntas desse público", comentou Zélia.
 
 
 
O próximo passo, segundo o superintendente técnico do Sistema FAEMG, Altino Rodrigues, é a construção de um diagnóstico com ações que serão sugeridas para compor o futuro projeto. A previsão é que o documento inicial seja compartilhado em até 60 dias com a comissão que trata da ocupação e conservação da fazenda.
 
A visita também contou com a presença do gerente de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema FAEMG, Bruno Rocha; do gerente regional em Sete Lagoas, Harrison Belico; do analista de Sustentabilidade do Sistema FAEMG, Guilherme Oliveira; do presidente dos Produtores Rurais de Pedro Leopoldo, Marcelo de Paula; da coordenadora do Núcleo de Biodiversidade da unidade regional centro-norte do IEF em Sete Lagoas; do analista ambiental do IEF, em Belo Horizonte, Marcelo Massaharu Araki; e de professores da escola de veterinária.
 
Leia a matéria na íntegra.