Entidades públicas e privadas unidas para fortalecer a sanidade da agropecuária mineira: essa é a proposta do Seminário de Defesa Agropecuária Integrada, que será realizado nesta quinta-feira (16) na Escola de Veterinária da UFMG, em Belo Horizonte. A iniciativa é uma parceria entre Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), com apoio da UFMG e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
 
Esse é o primeiro de seis eventos que serão feitos em todo o estado a partir de 2022. O objetivo é instruir agentes da iniciativa privada, como técnicos de campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG e instrutores do SENAR, sobre ações de vigilância sanitária que podem ser desenvolvidas durante suas atividades, bem como sobre requisitos legais e normativos que devem ser cumpridos, de forma que eles possam orientar os produtores rurais.
 
A capilaridades desses profissionais de extensão rural faz com que sejam fundamentais para colaborar com, por exemplo, o Plano Estadual para Erradicação da Febre Aftosa, como comentou o superintendente técnico do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, Altino Rodrigues Neto. “Quanto mais profissionais souberem o que devem fazer para orientar o produtor, mais segurança teremos no nosso agronegócio. Isso é muito importante em um momento em que estamos procurando dar mais tranquilidade aos produtores rurais em relação à sanidade animal e vegetal”.
 
O diretor-geral do IMA, Thales Fernandes, considera o seminário uma integração importante entre os setores público e privado e acredita que, por meio de mais agentes da iniciativa privada, será mais fácil a entidade difundir a importância da sanidade agropecuária. “O produtor rural e a agropecuária mineira só têm a ganhar. Isso irá abrir portas no futuro para que os produtos de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais alcancem mercados internacionais com garantia de sanidade, gerando melhor qualidade de vida e melhor renda para o campo”, afirmou.
 
Programação
 
Os temas centrais do Seminário de Defesa Agropecuária Integrada são o Programa Nacional de Erradicação para Febre Aftosa e as ações que envolvem o calendário de retirada da vacinação em Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais . De 8h às 17h, serão apresentadas palestras com especialistas abordando, ainda, a sanidade de aves e suínos, controle e erradicação da brucelose e tuberculose; uso, comércio e aplicação de defensivos agrícolas, as estratégias de vazio sanitário, além dos requisitos ambientais que devem ser seguidos pelos produtores rurais. Na ocasião, também será lançado o aplicativo “Notifica IMA”, canal pelo qual os cidadãos poderão notificar suspeitas de doenças e alta mortalidade em animais de produção.
 
As inscrições para o seminário estão abertas pelo link: https://forms.gle/KTFeuvt4F9kVM1Gr9
 
Leia a matéria na íntegra.