Com a missão de conscientizar e educar a população local sobre os problemas da reprodução descontrolada de cães e gatos, o projeto Agha promoveu, no dia 27 de abril, um evento educativo em Pompéu.
A intervenção aconteceu na Escola Municipal José Maria de Carvalho das 10h às 14h. O principal intuito do projeto foi informar sobre o controle de zoonoses e educar as pessoas sobre a forma de relacionamento entre os animais e seus donos.

A programação contou com atividades para crianças, dicas e palestras ministradas por professores e alunos da Escola de Veterinária da UFMG.
A organização dessa intervenção contou com a participação de professores da Escola de Veterinária da UFMG e da Prefeitura de Pompéu. Foi realizada uma reunião, no dia 5 de abril, para decidir os detalhes do evento.
O Projeto AGHA é uma iniciativa da Escola de Veterinária da UFMG para colaborar com as prefeituras no enfretamento desta situação. Trata-se de uma série de ações realizadas pela equipe do AGHA em conjunto com o município, no sentido de promover a convivência harmônica entre o homem e seus animais de companhia.
O projeto ocorre basicamente em três etapas:
Etapa 1 – Evento AGHA. Realizado em Pompéu no dia 27 de abril.
Etapa 2 – Campanha de Castração. A partir dos animais examinados no Evento AGHA, será agendado em um intervalo de três a quatro semanas, um dia de campanha de castração. Para a campanha, o projeto desloca até o município uma equipe completa de clínicos, anestesistas, cirurgiões, enfermeiros e assistentes, que executam até 100 cirurgias. Médicos veterinários da prefeitura são bem-vindos e podem ser treinados para realização de técnicas cirúrgicas específicas para este tipo de campanha.
Etapa 3 – Campanha Educativa. Com base nos questionários respondidos pelos proprietários no Evento AGHA, relatórios serão gerados para Prefeitura e, juntamente com os técnicos locais, será traçada uma estratégia para informar a população sobre posse responsável, controle de zoonoses e cuidados com seus animais.  Conforme demanda, a UFMG oferecerá palestras realizadas por docentes e alunos, a serem ministradas em escolas públicas, igrejas e associações de comunidades.
Todas as três etapas são realizadas em conjunto com equipe de veterinários e agentes sanitários e administrativos da administração local, de forma que a equipe da Prefeitura adquira treinamento e autonomia para dar continuidade a estas atividades. Ao final das três etapas, a equipe do AGHA oferece apoio como consultoria, garantindo a continuidade das campanhas de castração e conscientização da população quanto à convivência saudável e harmônica com os animais de companhia.

Link: http://www.pompeu.mg.gov.br/portal/index.php/secretarias/saude/noticias/518-agha

O Programa AGHA (Ação Global Homem-Animal) é uma iniciativa de docentes do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias da Escola de Veterinária Da UFMG criado com o intuito de pesquisar aspectos relevantes da relação homem-animal de companhia, avaliar a situação cultural e socioeconômica de seus proprietários e seu nível de conhecimento relativo ao comportamento e saúde de seus animais, levar educação e difundir conceitos sobre Posse Responsável de animais de companhia e realizar avaliação sanitária e controle populacional de cães e gatos.