Iniciativa entregou o tradicional prêmio para os melhores trabalhos inscritos nas categorias Nutrição, Sanidade, Manejo e Outras Áreas.
Trabalhos de pesquisa foram premiados no encerramento das atividades da Conferência FACTA WPSA Brasil. A iniciativa entregou o tradicional Prêmio Lamas para os melhores trabalhos inscritos nas categorias Nutrição, Sanidade, Manejo e Outras Áreas.
Mais do que premiar, o Prêmio objetiva divulgar ao setor os resultados do intenso trabalho de pesquisa e de experimentação desenvolvidos em Universidades e Centros de Pesquisa de todo o País, a fim de responder às questões levantadas pelo próprio setor produtivo nas diversas áreas especializadas na produção e processamento de produtos avícolas.
"Tivemos uma grata surpresa em ver trabalhos de alto nível sendo apresentados. Com o avanço da tecnologia, os sistemas vão ficando cada vez mais complexos e os estudos têm que acompanhar toda essa modernidade. Alguns trabalhos desenvolvidos já estão em prática em grandes empresas e isso demonstra o nível das apresentações e a importância do Prêmio Lamas para a atividade avícola. Mas o mais importante é ver essa geração de pesquisadores jovens sendo apoiados pelos seus professores e incentivados a participarem do Prêmio, isso é fantástico. Nós que somos de outra geração, ficamos muito contentes em ver a vibração desses jovens", salienta Paulo César Martins, membro do Conselho Técnico da FACTA e da comissão do Prêmio Lamas.
O nome do Prêmio é uma homenagem ao Prof. Dr. José Maria Lamas da Silva, respeitado técnico da avicultura brasileira, mestre da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais e formador de centenas de técnicos hoje militantes na avicultura brasileira.
Confira os resultados:
Sanidade
Vencedor oral: “Diversidade molecular, dinâmica populacional e história evolutiva do vírus
da bronquite infecciosa no Brasil” – Vagner Ricardo Lunge, Universidade Luterana do
Brasil (ULBRA), Simbios Tecnologia.
Menção honrosa: “Estratégia ‘Atrai-infecta’ para o manejo de alphitobius diaperinus panzer
(coleóptera: tenebrionidae) em aviários comerciais” – Marla Juliane Hassemer,
Departamento de Zoologia, Universidade de Brasília (UnB).
Vencedor pôster: “Detecção rápida de Salmonella Enteritidis, Typhimurium e Heidelberg
em amostras de aves por PCR em tempo real” – Vagner Ricardo Lunge, Universidade
Luterana do Brasil (ULBRA), Simbios Tecnologia.
Vencedor pôster: “Avaliação do mecanismo de Quorum Sensing entre bactérias ácido
láticas contra Salmonela Heidelberg” – Ana Carolina Izidoro de Moraes, Universidade
Estadual Paulista.
Nutrição
Vencedor oral: “Efeitos da adição de carvacrol, cinamaldeído e capsaicina sobre a digestibilidade da dieta e desempenho de frangos de corte” – Marcos Antonio Nascimento Filho, Esalq/USP, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.
Menção honrosa: “Estudo sobre a utilização de níveis supranutricionais de vitaminas em diferentes rações sobre o desempenho de frangos de corte” – Diana Suckveris, Esalq/USP, DSM Nutritional Products Brazil.
Vencedor pôster: ‘Metabolismo de nutrientes em poedeiras brancas e marrons com fitase na dieta” – Maitê de Moraes Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Vencedor pôster: “Adição de queratinase em dietas contendo inibidores de tripsina previne a hipertrofia do pâncreas de frangos de corte” – Sabrina Castro Palma, Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina.
Produção
Vencedor oral: “Simulação do impacto produtivo e econômico da retirada de antibióticos promotores de crescimento da ração de frangos de corte” – Kátia Maria Cardinal, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Menção honrosa: “Programa prático de modelagem: funções de potência” – Rodrigo Pereira Cassiano, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Vencedor pôster: “Efeito do ambiente térmico no perfil bioquímico de galinhas poedeiras em final de postura” – Wellington Santos, Fundação Universidade Federal da Grande Dourados, Instituto Federal Farroupilha.
Vencedor pôster “Comprimento do bico e envergadura de asa determinam o período de nascimento dos pintos de corte dentro da janela de eclosão” – Gabriel Carvalho Ripamonte, Universidade Estadual Paulista.
Outras áreas
Vencedor oral: “Predição de peso final para abate em frangos de corte”, Angélica Signor Mendes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Menção honrosa: “Efeitos da manipulação térmica pré-natal sobre parâmetros bioquímicos de pintos de corte” – Aloísio Alkmim Oliveira Filho, Universidade Federal da Bahia.
Vencedor pôster: “Comportamento e bem-estar de frangos de corte alimentados com probiótico” – Ianê Correia de Lima Almeida, FMVZ/Universidade Estadual Paulista, FACTA.