Morre Janis, a onça pintada do Zoológico de Belo Horizonte — Foto: Suziane Brugnara

A onça-pintada Janis, de 19 anos, que vivia no Jardim Zoológico de Belo Horizonte, morreu nesta terça-feira (1º). Ela estava em tratamento de uma pneumonia grave e vinha apresentando dispneia progressiva, que é a dificuldade em respirar. A informação foi divulgada pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB).

De acordo com a fundação, a expectativa média de vida da espécie sob cuidados humanos é de 17 a 18 anos e, na natureza, entre 12 e 15 anos.

A idade avançada de Janis contribuiu para a falta de resposta ao tratamento e para o avanço progressivo da doença na última semana. Por essa razão, a equipe do Zoo de BH optou pela eutanásia do animal, já que “seu bem-estar estava comprometido de forma irreversível”.

Após a realização do procedimento, foi feita a necropsia, com o apoio da equipe de Patologia da Escola de Veterinária da UFMG nas instalações do zoológico.

Em 2022, o Zoo de BH registrou a chegada de 24 animais, o nascimento de oito e o óbito de 76. De acordo com a fundação, a maioria das mortes registradas foi causada por doenças crônicas relativas ao envelhecimento.

Leia a matéria na íntegra.