Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais é o primeiro estado do país a produzir peixes dentro de uma unidade prisional. A iniciativa, que começa pelo Presídio Antônio Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves, beneficiará não só os presos, mas também a comunidade, já que os peixes criados no açude da unidade serão doados para instituições como escolas, creches e asilos. Os detentos que participam do projeto estão sendo capacitados em piscicultura pela Universidade Federal de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais (UFMG).

A atividade foi viabilizada por um Termo de Cooperação Técnica (TCT) assinado, nesta quinta-feira (13), pelo secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, pelo superintendente federal do Ministério da Pesca e Aquicultura, Wagner Benevides, e pelo diretor da Escola de Veterinária da UFMG, José Aurélio Garcia Bergmann.

A criação de tilápias já acontece na Dutra Ladeira, como projeto piloto, desde julho deste ano, quando 1500 alevinos – filhotes de peixes logo após o nascimento – foram colocados no açude da unidade. Na semana passada, outra remessa com a mesma quantidade de peixes foi depositada no local.

O secretário Lafayette Andrada lembrou que Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais já ultrapassou a marca de 10 mil presos trabalhando, em um universo de 25 mil detentos condenados, para os quais a Lei de Execução Penal prevê o envolvimento em atividades profissionais. “ Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais é o Estado que mais investe na ressocialização. Existem unidades que fabricam componentes eletrônicos, peças de crochê para exportação, bolas de futebol, entre outros. Continuamos trabalhando firme na ressocialização e humanização do sistema prisional”, declarou.

Pelo trabalho, os presos recebem remissão da pena em um dia a cada três trabalhados. A partir da assinatura do TCT, que tem vigência de três anos, ocorrerão outras capacitações e haverá acompanhamento mensal das atividades por alunos do curso de veterinária, orientados pelo professor. “A Universidade está aqui fazendo algo que também é de sua competência, que é a extensão, o treinamento a um setor da nossa sociedade que é tão carente disso. As parcerias da UFMG com a Seds e o Ministério da Pesca tendem a se fortalecer”, disse o diretor da Escola de Veterinária.

Confira a matéria completa no site

 

José Aurélio Garcia Bergmann é diretor da Escola de Veterinária da UFMG.