Durante duas semanas, no período de junho a julho, a Universidade Vale do Rio Verde (UninCor) acolheu em seu alojamento e em seu laboratório de Microbiologia, no Campus Três Corações, a médica veterinária Bianca Seridan, doutoranda em Microbiologia pela UFMG-Belo Horizonte, para realização de uma parte importante de seus experimentos. Nesse período, a pesquisadora realizou coleta de leite de ovelha na fazenda Cabanha Vida, em Soledade de Minas, localizada no extremo sul de Minas, na região do Circuito das Águas. No laboratório de Microbiologia da UninCor, processou suas análises, a fim de isolar micro-organismos do leite, as chamadas bactérias ácido-láticas, para posterior seleção de cepas de interesse para uso como probióticos para a glândula mamária desses animais no controle da mastite.

De acordo com Bianca Seridan, essa abertura possibilitou o prosseguimento de um grande projeto de pesquisa que envolve ainda outras espécies animais, normalmente realizado no Laboratório de Ecologia e Fisiologia de Micro-organismos – UFMG, sob a coordenação do professor Jacques Nicoli, e que havia se deparado com o fator limitante da escassa ovinocultura leiteira próximo a Belo Horizonte, bem como da necessidade do processamento laboratorial imediato das amostras. Essa colaboração foi possibilitada através do contato e acolhimento imediato por parte da professora Tânia Garcia e da ex-coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Patrícia Vilhena, ambas médicas veterinárias pela UFMG. Segundo a pesquisadora, “essa abertura foi crucial para a conclusão dessa etapa do meu trabalho. Estou muito agradecida e fiquei muito bem impressionada pela estrutura do laboratório bem como pela recepção calorosa da equipe da UninCor”.

Site: http://www.portais.unincor.br/inicial/index.php/noticias/61-noticias-de-tres-coracoes/797-medica-veterinaria-da-ufmg-realiza-experimentos-na-unincor-tres-coracoes