Dividido em três empresas focadas na realização de eventos, Gruppo Chiari reforça ações nos últimos meses do ano para atender a demanda da época

Entusiasmado, Carlos Chiari, proprietário do Gruppo Chiari, acredita que o movimento neste fim de ano deva aumentar na ordem de 20% em relação a 2011. “Embora o mercado seja muito concorrido, temos boas expectativas para o crescimento das vendas, fruto de muito trabalho e dedicação durante todo o ano. Agora, esperamos colher os frutos”, diz o empresário, salientando que o mercado está aquecido. “Na realidade, posso dizer que a melhor época é sempre o ano inteiro, pela diversidade das atividades que exercemos. É que uma delas sempre alavanca a outra e cada uma tem as suas peculiaridades e sazonalidades”, ressalta Carlos, que conta com um quadro de 30 colaboradores.

Ele explica que o grupo engloba três atividades: a Chácara Chiari, que realiza eventos sociais e empresariais lá mesmo; o Buffet Contemporâneo Chiari, que realiza eventos sociais e empresariais fora da chácara com o serviço de bufê; e a Salumeria e Panetteria Chiari, que produz uma linha de presuntos crus italianos, como o prosciutto crudo, speck, culatello, capocollo e salame italiano. “Temos também uma linha especial, com a porchetta romana, o presunto pata branca e a linguiça calabresa e uma outra de defumados, com copa, lombo, presunto, pastrami, picanha e salame defumados. Sob encomenda, fazemos toda a linha de frutos do mar defumados, como salmão, lagosta, camarão, lula, polvo, peixes brancos e também peixes de água doce. Produzimos também uma vasta linha de pães artesanais utilizando fermento natural, o que garante aos nossos produtos uma singularidade e uma longevidade diferenciadas.”

EXPANSÃO Carlos comenta que a Chácara Chiari está no mercado há 25 anos e que, por isso, detém a maior demanda. “O bufê externo começa agora a se lançar no mercado e a salumeria e panetteria alcança uma expressão significativa pela qualidade e exclusividade da produção, desenvolvida com consultoria prestada pela Universidade Federal de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais (UFMG), por meio da Escola de Veterinária, com o professor Afonso Liguori, uma das maiores expressões em tecnologia de carne do país. Contamos também com a responsabilidade técnica da professora Lara Bonfim, do corpo docente da PUC/Minas, onde é a coordenadora do curso de pós-graduação em tecnologia de carne, na qual fiz o meu próprio curso de especialização.”

O dono do Gruppo Chiari já está pensando em ampliações e revela: “estamos com um projeto aprovado pelo Ministério da Agricultura que nos possibilitará quadruplicar a produção e planejar a montagem de um ponto de venda para nossos produtos. As dificuldades do ramo são as de sempre para aqueles que estão empenhados em fazer um trabalho sério, honesto, com dedicação e paixão. É um trabalho que exige cuidado, limpeza, organização, logística e não nos permite errar”. A Chácara Chiari tem uma área de 3 mil metros quadrados e capacidade para receber até mil pessoas.

Afonso de Liguori Oliveira é professor do Departamento de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal da Escola de Veterinária da UFMG.