Animais expostos a temperaturas muito baixas podem adoecer ou até mesmo morrer

Raquel Ramos – Repórter – 23/05/2011 – 19:12

Com a chegada do inverno e a queda nas temperaturas, os donos de animais de estimação devem redobrar os cuidados com os seus bichinhos. Assim como os seres humanos, eles sentem a variação do clima e, se não receberem a devida atenção, podem desenvolver doenças em decorrência do frio.

“Deixar o animal exposto a temperaturas muito baixas, além do que podem suportar, pode culminar no aparecimento de doenças e até mesmo ao óbito”, afirma o professor do curso de Veterinária da PUC Betim e especialista em cardiologia veterinária, Marcos Barrouin Melo. Os cuidados variam, mas em todos os casos é recomendado que os bichos sejam mantidos em ambientes aquecidos, principalmente na hora do repouso.

Filhotes de até três meses e animais mais velhos perdem calor para o ambiente mais rápido, segundo Marcos. Cachorros de pelo curto também estão mais sensíveis às variações do clima. Nesses casos, o professor indica o uso de roupinhas para protegê-los, desde que o bicho se acostume a elas.

No entanto, não há um consenso entre os especialistas. O professor de cinotecnia (ciência que estuda diversos aspectos relacionados à criação de cães) da Universidade Federal de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais (UFMG) Fernando Bretas Viana alega que o pelo já é suficiente para a proteção do cachorro. Ele diz que até mesmo as raças de pelagem mais curta têm uma proteção natural, que é uma pele mais grossa e mais quente em relação a outros cães. “Além de ser algo completamente antinatural, algumas vezes o uso de roupas pode determinar alergias e formação de ácaros”, diz.

Fernando Antônio Bretas Viana é professor do Departamento de Zootecnia da EScola de Veterinária da UFMG.

Leia a notícia completa no site: http://hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/2.268/donos-devem-ter-cuidados-com-animais-no-inverno-1.284069