A ação, que faz parte do Outubro Rosa Pet, será feita por alunos e professores de instituições de ensino superior, em BH, e ocorrerá neste sábado (22/10). 

 
A ação será feita nos hospitais clínicos da UniBH, UFMG, PUC Minas e Newton Paiva.
 
Tutores de cadelas e gatas poderão levar seus animais para fazer gratuitamente um exame clínico completo para detectar câncer de mama. A ação, que faz parte do Outubro Rosa Pet, ocorrerá neste sábado (22/10), das 9h às 14h, em algumas instituições de ensino superior em Belo Horizonte. 
 
A iniciativa busca conscientizar e prevenir a neoplastia em gatas e cadelas, pois, assim como nos humanos, o diagnóstico precoce é fundamental pra o sucesso do tratamento. Os exames serão feitos por alunos e professores do curso de medicina veterinária e o atendimento por ordem de chegada.
 
Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, o câncer de mama em animais pode ser causado por questões hormonais, genéticas ou uso exagerado de medicamentos. A doença atinge 45% das fêmeas caninas e 30% das fêmeas felinas, e cerca de 5% dos tumores são considerados malignos. 
 
O Conselho também afirma que 20% dos diagnósticos são tardios, o que dificulta o tratamento. Dentre os sintomas, estão alterações físicas na região da mama, como secreção e odor desagradável, vermelhidão ou inchaço. 
 
Confira os locais de atendimento neste sábado:
UniBH (Rua Líbero Leone, 259, Hospital Veterinário, Buritis).
Escola de Veterinária da UFMG (Avenida Presidente Carlos Luz, 5.162, Pampulha);
Newton Paiva (Rua Marechal Foch, 15, Grajaú);
PUC Minas (Praça da Liberdade, rua Santa Rita Durão, 1.160, prédio Cinco, Centro Veterinário, Funcionários);
 
Leia a matéria na íntegra