
MPMG fez operação contra maus-tratos de animais na Grande BH — Foto: MPMG/Divulgação
Os cachorros mestiços da raça pitbull resgatados em um abrigo particular na zona rural de Sabará na última semana, durante operação realizada pelo Ministério Público de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais (MPMG), estão disponíveis para adoção. Eram mais de 40 cães, que foram encontrados em condições de maus-tratos, magros, subnutridos e com alimentação inadequada.
A operação foi realizada em duas etapas. Na primeira, no dia 11 de julho, três cães já tinham sido levados para atendimento e estão internados no Hospital Veterinário da UFMG. A segunda foi realizada no dia 16, quando foram retirados mais 13 animais do local, que foram recolhidos para o Hospital Veterinário da FEAD. Além da desnutrição, estes animais foram encontrados com várias feridas recentes, com sangramento e infecção e, ainda, lesões oculares.
Segundo o MPMG, a operação contou com o apoio da Polícia Militar de Meio Ambiente e também da Corregedoria da Polícia Civil, porque o investigado é policial civil. O homem compareceu ao Ministério Público, prestou declarações e assinou um Termo de Ajustamento de Conduta preliminar em que se comprometeu a adotar medidas emergenciais para garantir o bem-estar dos cães. O policial civil ainda deverá entregar os animais para adoção a pessoas indicadas pelo MPMG.
Segundo o Ministério Público, a retirada dos animais será gradual, porque ainda não há para onde levar todos. A medida em que foram aparecendo adotantes ou lares temporários, estes cães serão retirados da propriedade. O MP também conta com doação de ração para alimentar os que ficaram no sítio.
Ajuda
Interessados em adotar ou dar lar temporário devem enviar email para cedef@mpmg.mp.br ou ligar para o telefone 3330-9911.
Quem puder doar ração deve entregá-la na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária de MG, na rua Platina, 189 – Prado e também nas unidades do Colégio Arnaldo:
- Unidade Anchieta: Rua Vitório Marçola, 360 Anchieta
- Unidade Funcionários: Praça João Pessoa, 200