Periquitos foram encontrados mortos na manhã desta terça-feira (27) (Foto: Camila Henriques/G1 AM)
Mais periquitos foram encontrados mortos na Avenida Efigênio Sales, na Zona Centro-Sul de Manaus, na manhã desta terça-feira (16). Além dos pássaros, peritos da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) também encontraram um pincel perto de uma das árvores no meio fio da avenida. O caso está sob investigação. A polícia aguarda resultado de exame toxicológico realizado nos corpos dos animais.
 
O caso é registrado menos de um mês após a morte de mais de 200 periquitos no mesmo local. Ao G1, a titular da Dema, Isolda Castro, afirmou que as amostras da nova ocorrência foram recolhidas e serão encaminhadas para a perícia. "Vamos pedir novamente a filmagem dos condomínios próximos. Também está sendo feita uma perícia de toda a área. Nada é descartado", disse.
Pincel foi encontrado próximo a aves mortas, segundo Dema (Foto: Camila Henriques/G1 AM)
 
Na madrugada desta terça, uma equipe da TV Amazonas flagrou os pássaros jogados no meio fio e no asfalto. Segundo Castro, cerca de 50 periquitos foram encontrados. Sobre o pincel encontrado próximo a uma mangueira, ela diz que ele também será mandado para a perícia. "Vamos verificar se ele foi usado para passar alguma substância na árvore", disse.
 
Em entrevista ao Bom Dia Amazônia desta terça-feira (16), o presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Antonio Stroski, comentou o caso. "Logo naquele primeiro episódio foram tomadas medidas para investigação da causa mortes dos periquitos. Em seguida, fizemos reunião com os condomínios do entorno. Estamos com medidas em execução. Vamos retomá-las", disse, citando a necessidade de fazer uma poda de condução das árvores do canteiro central do condomínio onde os pássaros foram encontrados mortos. "[Isso contribuirá] De forma que os periquitos não fiquem expostos a uma colisão", sintetizou.

Entenda o caso
Cerca de 200 periquitos foram encontrados mortos no dia 27 de novembro na Avenida Efigênio Sales. A suspeita é de que as aves tenham sido envenenadas. O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) apura o caso.
Os pássaros foram encontrados em frente a um condomínio residencial. Há cerca de dois anos, as palmeiras imperiais do condomínio foram teladas para evitar que as aves pousassem. No dia 2 de dezembro, as telas foram retiradas da copa das árvores pelo Corpo de Bombeiros. A medida foi adotada por exigência do Ipaam, após aves ficarem presas no local.
A Polícia Civil informou que as imagens das câmeras de segurança de dois condomínios na Avenida Efigênio Sales serão analisadas para buscar informações sobre a morte de 200 periquitos de asa branca na via. Além disso, a polícia aguarda ainda o resultado do exame toxicológico dos corpos dos animais. O procedimento é realizado na Universidade Federal de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais (UFMG), e o laudo deve sair em 15 dias.