Quarenta alunos da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais estão em Araxá esta semana para aprender mais sobre a produção leiteira do município. Eles visitarão propriedades rurais e laticínios com o objetivo de promover uma integração entre a universidade e a comunidade. A visita faz parte do projeto Aula Prática Integrada de Campo (Apic) que existe há 30 anos. Araxá está participando pela segunda vez.
O professor de nutrição animal e coordenador do projeto, Décio Souza Graça, afirma que o município foi escolhido por sua tradição na produção de leite e também pela receptividade e parceria da Prefeitura Municipal de Araxá e entidades do setor.
“Araxá é um município famoso dentro da produção leiteira, que é o foco de nossas atividades. Também temos ex-alunos aqui que nos ajudaram a fazer a rede de contatos. Esse projeto mostra aos alunos as diferentes realidades de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais .”
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Wander Pruger, esta é uma oportunidade não só para os alunos, mas também para os produtores que entram em contato com novos conhecimentos.
“Araxá tem por prática receber bem as pessoas, e hoje estes alunos estão conhecendo a nossa realidade, a evolução da nossa bacia leiteira, e trazendo novas informações do que está sendo ensinado na faculdade. É um intercâmbio para trazer novidades para nossos produtores e para formar o profissional de amanhã.”
A Apic é uma realização da Escola Veterinária da UFMG, com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Araxá, Capal, Crediara, Multitécnica e apoio da Itambé.
As APIC constituem ações desenvolvidas por alunos de graduação em Medicina Veterinária, sob a supervisão do corpo docente, com a finalidade de integração do estudante com a realidade rural, visando o aprimoramento técnico e o conhecimento das diferenças entre as realidades do setor agropecuário das diversas regiões do Estado. As APIC também visam levar ao produtor rural o conhecimento gerado nos centros de ensino, promover integração dos profissionais e técnicos do setor agrário das regiões visitadas com o corpo docente da Escola de Veterinária e, ao mesmo tempo, proporcionar aos professores uma visão mais realista das demandas de assistência técnica e conhecimento da evolução da atividade agropecuária regional. O projeto é coordenado pelo professor Décio Souza Graça do Departamento de Zootecnia.