19.06.2018: ATENÇÃO: golpes por spam tendo como alvo a comunidade da UFMG

Caros membros da comunidade da UFMG, 
 
Nos últimos meses temos observado algumas ocorrências de mensagens de spam disseminando um golpe, usando nomes de pessoas da nossa comunidade. Essas mensagens partem de endereços criados em serviços externos (usualmente no Gmail) mas que se assemelham a endereços reconhecidos pela comunidade.
 
Nos casos mais recentes, a mensagem falsa começa usando o nome de um outro membro da comunidade, normalmente um professor conhecido, como referência. Daí a mensagem passa a divulgar um programa de aplicação de provas. No processo, o texto indica que um depósito bancário deve ser feito para concluir a inscrição do interessado no programa. A mensagem usa trechos em cores/maiúsculas, para tentar passar uma noção de importância e urgência.
 
Ressaltamos a necessidade de se interpretar com cuidado mensagens desse tipo e, especialmente, não enviar dados pessoais ou fazer transferências de recursos sem ter certeza da veracidade do conteúdo. Em particular, não é suficiente responder à mensagem ou escrever para endereços nela mencionados em busca de confirmação ou mais detalhes, pois eles são, em geral, endereços falsos ou comprometidos.
 
A UFMG está contactando as autoridades para registrar esses eventos, bem como tentando bloquear esse tipo de ataque dentro da rede interna. Infelizmente, as características dessas mensagens e do sistema de correio eletrônico não nos permitem garantir completamente o bloqueio.
 
Caso você receba mensagens similares, por favor encaminhe-as com suas observações para o endereço de e-mail suporte@dti.ufmg.br para podermos verificá-las.
 
Mais detalhes sobre como evitar esse tipo de problema podem ser encontrados no site do projeto antispam.br.
 
Atenciosamente, 
Prof. Dorgival Olavo Guedes Neto,
Diretor de Tecnologia da Inovação. 
Compartilhe:

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
WHATSAPP DA ESCOLA: +55 31 98661-8229
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276