Loading
O Professor Ronaldo Braga encerrou o Ciclo de Palestras dos 85 anos

05.12.2017

O Ciclo de Palestras dos 85 anos da Escola de Veterinária chegou ao fim. Ao longo do ano, várias personalidades da Escola voltaram a universidade para ministrar uma palestra sobre a importância histórica dos trabalhos desenvolvidos por eles. O professor Ronaldo Braga ficou responsável pela última palestra da programação, cujo tema era “A importância da formação do professor na sua atuação profissional”. 
 
O professor Ronaldo nasceu em Varginha, onde teve o seu primeiro contato com a Veterinária. “Eu vejo o médico veterinário como um meio de transformação. Então, através do estudo, eu conseguiria transmitir as informações para um meio mais simples, carente delas”, disse o professor na palestra. No ano de 1975, ele entrou na Escola de Veterinária e, desde o início, se interessou pela bovinocultura. Perto de concluir o curso, o professor Hamilton Machado sugeriu que Ronaldo tentasse fazer um mestrado. Passou por um golpe de sorte, pois dois outros concorrentes não foram fazer a segunda prova. 
 
 
No mestrado, Ronaldo Braga encontrou um ambiente que o impulsionava a aprender cada vez mais.Os gabinetes eram frequentados por alunos de diversos níveis, o que acarretavam discussões riquíssimas. Além disso, o mestrado proporcionou a ele a oportunidade de conhecer empresas e iniciativas que abordavam conceitos inovadores, como a EMBRAPA e o I Simpósio Brasileiro de Melhoramento Genético de Bovino Leiteiro nos Trópicos. Um aspecto deste período que mudou sua carreira foi a sugestão do professor Hamilton de concentrar na análise de dados.
 
Em março de 1980, ele começou a sua carreira como professor. Durante as primeiras aulas, o professor Hamilton ficava no fundo da sala fazendo perguntas, para ajudar no desenvolvimento de Ronaldo. No mesmo ano, ele foi co-fundador das APICs, que é o projeto de extensão em atividade mais antigo da universidade. Outro marco desta fase foi o seu envolvimento com a Fazenda Experimental de Igarapé, onde pode implementar o seu sistema de de rebanho leiteiro. 
 
Os anos foram passando e cada vez mais o professor Ronaldo se via acostumado a sua zona de conforto. Impulsionado pelo professor Helton, em 1993 ele foi para a Costa Rica, fazer um curso de produção de leite sem ter o domínio do espanhol. Quando voltou para casa, decidiu ir para Brasília aprender inglês, pois os professores estavam o incentivando a fazer um doutorado fora do Brasil. A Universidade de Wisconsin foi a escolhida, por vários aspectos, mas um dos principais foi ser a segunda melhor faculdade dos Estados Unidos no ramo de agricultura.
 
O Doutorado foi um período difícil. Ronaldo tinha de realizar um projeto por ano, além de aprender a lidar com análises estatísticas e trabalho em equipe. Também foi marcado pela troca de conhecimento com estudantes de países e realidades diferentes. Quando voltou a Escola de Veterinária, o professor reformulou as matérias de bovinocultura e começou a se dedicar mais aos alunos da pós graduação. Também ajudou na criação do GPLeite e na instalação do Tie Stall, uma espécie de alojamento que auxilia a coleta de dados, na fazenda de Igarapé. 
 
A palestra terminou com o professor contando sobre os motivos de sua aposentadoria e a razão de ter contato a sua história. Entre os motivos citados, estão a abertura de espaço para os jovens formados, a possibilidade de ajudar estas pessoas sem competir com elas e a oportunidade de fazer outros projetos enquanto ainda tem saúde. Sobre a palestra, o professor afirmou que “se eu não tivesse me capacitado não conseguiria contribuir tanto com os alunos. Além de que a explicação das informações da segurança ao aluno e faz ele valorizar a instituição”. Ao final do evento, vários professores da Escola de Veterinária disseram algumas palavras ao professor, que foi premiado com uma lembrança.
 
Compartilhe:

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276