Veja como foi a Apiaqua realizada no litoral de São Paulo

04.12.2017

Entre os dias 19 e 25 de novembro, 19 alunos de Aquacultura foram para o litoral de São Paulo para participarem das Aulas Práticas Integradas à Aquacultura (APIAQUA). Esta edição contou com a supervisão dos professores Kleber Campos Miranda Filho, Gisele Cristina Favero e Lilian Viana Teixeira. A APIAQUA corresponde a disciplinas optativas com objetivo de possibilitar uma aproximação entre a prática e o conteúdo teórico ministrado em sala.

A visita dos alunos começou em Santos, onde visitaram a empresa Altamar. Presidida pelo Dr. Marcelo Shei, a companhia é especializada na fabricação de equipamentos para a aquicultura. Em seguida, o grupo visitou o aquário de Santos, o mercado de pescados da cidade, e a Redemar, uma importante piscicultura marinha fundada em 2008, por Claudia Ehlers Kerber. A empresa é focada na produção em escala comercial de formas jovens de Bijupirá e Garoupas.

No município de Caraguatatuba, a turma conheceu a Associação de Maricultores e Piscicultores da Praia da Cocanha (MAPEC). José Luiz Alves, representante da Associação, tratou sobre a importância da produção de mexilhões da espécie Perna perna na região. Ele também permitiu que os alunos manuseassem os animais no mar e que os processassem para comercialização.

A visita em Ubatuba começou no Instituto Oceanográfico (IO) da USP (Base Norte). No instituto, o pesquisador Rafael Tsuyoshi Inoe Coelho apresentou os estudos realizados atualmente, com ênfase em ensaios de desempenho e digestibilidade com peixes e camarões marinhos. Em seguida, os alunos foram para o Instituto de Pesca/APTA, onde a pesquisadora Valéria Cress Gelli abordou os estudos voltados ao cultivo da macroalga da espécie Kappaphycus alvarezii e sua enorme importância na produção de fertilizantes, biocombustíveis e biofármacos. Além disto, os alunos puderam vivenciar a prática do processamento da macroalga para a produção de biofertilizantes.