Loading
Aluna de Medicina Veterinária foi premiada em evento sobre Zoodontologia

14.11.2017

O dia 24 de novembro se tornou uma data única para Bárbara Mendes. Nesta data, a aluna do 10º período de Medicina Veterinária ganhou o prêmio de primeiro lugar no 3º Prêmio Zoodonto de Iniciação Científica. O evento contou com os trabalhos de diversas faculdades, como PUC, UFMG e Uni-BH.
 
 
Bárbara começou seu percurso na Medicina Veterinária em 2012. Em 2014, ela começou a focar cada vez mais na clínica de equinos. Foi durante este tempo que ela teve o contato com o que um dia viria a ser o tema do seu trabalho premiado. Bárbara tratou das fraturas de pré-molares em potros Haflinger. “Perda dentária em equinos é muito complexa pois a perda de um dente no cavalo causa impactos na saúde gastrointestinal e na expectativa de vida. A alteração na mordida também pode causar cólicas no animal”, explica a aluna.
 
A inspiração da pesquisa veio quando dois potros, da raça Haflinger, de mesma idade, apareceram na clínica de equinos com a mesma lesão. Como dito por Bárbara, “Na maioria das vezes, não se sabe a principal causa destas fraturas. O motivo do meu trabalho foi mostrar na literatura quais as possíveis causas de fraturas em molares de equinos”. Um dos fatores apontados foi a deficiência no tecido dentário do animal. A pesquisa de Bárbara foi desenvolvida com o apoio das professoras Renata Maranhão e Maristela Palhares e do mestrando Jorge Tibúrcio.
 
A apresentação do trabalho aconteceu no auditório do CRMV-MG. Bárbara conta que “Foi uma ansiedade muito grande pois havia prêmio para a melhor apresentação. Por isso, como recurso visual, levei um crânio de equino para demonstrar as particularidades que estes animais possuem na cavidade oral e no formato dos dentes. Imaginei que como havia pessoas que não trabalhavam com equinos, eu tinha de achar alguma maneira para demonstrar a diferença entre o cavalo e os outros animais apresentados durante o evento”. No final do evento, o trabalho de Bárbara Mendes foi premiado em primeiro lugar dos trabalhos apresentados. Ela recebeu um prêmio de R$1.500,00 pela sua pesquisa. 
 
Compartilhe:

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276