Confira o último curso de Inseminação Artificial em Bovinos

10.11.2017

O último curso de Inseminação Artificial em Bovinos foi realizado entre os dias 30 de outubro e 03 de novembro de 2017. As aulas teóricas e práticas foram ministradas pela doutoranda da Escola de Veterinária da UFMG (EV), Ana Carolina Leite. A carga horária total foi equivalente à 40h.

Essa edição do curso contou com a participação de estudantes e profissionais da Medicina Veterinária, produtores rurais e profissionais que trabalham com pecuária. “O Curso de inseminação artificial proporciona uma oportunidade de melhorar a genética e a produção do rebanho da região em que estão inseridos, além de ser uma ótima opção de prestação de serviços, já que faltam pessoas treinadas para realizar a inseminação artificial em certas regiões”, afirma um dos alunos do curso.

Os alunos tiveram aulas teóricas sobre anatomia, fisiologia e endocrinologia do sistema reprodutor de fêmeas bovinas, sobre detecção das manifestações do cio nas fêmeas e sobre o uso de sêmen convencional e sexado na técnica de inseminação artificial. Também tiveram a oportunidade de aprender sobre protocolos hormonais adotados na Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF).

Nas aulas práticas, os alunos manusearam o botijão de sêmen e os materiais utilizados na inseminação artificial, treinaram a passagem do aplicador de sêmen em peças de aparelho reprodutor de fêmeas bovinas e praticaram a técnica de inseminação em cerca de quarenta vacas e novilhas disponibilizadas para o curso. Os alunos também foram instruídos sobre a escolha do sêmen, utilizando catálogos de touros da CRI, empresa parceira da Escola no curso de IA. Os alunos tiveram ainda uma aula sobre boas práticas no manuseio e aplicação dos medicamentos e do implante intravaginal utilizados para a IATF.

Todos os participantes do curso tiveram excelente desempenho e receberam o certificado de aprovação após a realização da prova teórica e da avaliação de desempenho nas aulas práticas.

Já estão abertas as inscrições para os Cursos de Inseminação Artificial em Bovinos que ocorrerão no período de recesso escolar (dezembro e janeiro). A demanda pelas vagas no período das férias é muito grande, por isso, os interessados devem ficar atentos às vagas.

Atendendo à demanda dos alunos, desde julho de 2017, o Curso de Inseminação Artificial em Bovinos da EV está com uma nova programação que inclui um módulo sobre Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), com aulas teórica e prática.

Os próximos cursos acontecem nos dia 11 à 15 de dezembro, 08 à 12 de janeiro e 05 à 09 de fevereiro. As inscrições já estão disponíveis e podem ser efetuadas pelo site ou direto na fazenda através do telefone (31) 3534-3708. O investimento será de R$700,00, estando incluídos os materiais, a hospedagem, a alimentação e a taxa de expedição do certificado.