O último curso de Inseminação Artificial em Bovinos foi de grande aprendizado

09.10.2017

O último curso de Inseminação Artificial em Bovinos foi realizado entre os dias 25 e 29 de setembro de 2017. Ele teve a participação de estudantes de graduação da Escola de Veterinária da UFMG e de outras instituições, além de profissionais da medicina veterinária, zootecnia, produtores e trabalhores rurais. Por ser uma turma bastante heterogênea, foi uma semana de muito aprendizado e troca de experiências.

As aulas teóricas e práticas foram ministradas pela doutoranda da Escola de Veterinária, Ana Carolina Leite, que teve como auxiliar a produtora rural Keila, que se capacitou em um anterior curso de Inseminação Artificial. A carga horária total foi equivalente à 40h.

Os alunos tiveram aulas teóricas sobre anatomia, fisiologia e endocrinologia do sistema reprodutor de fêmeas bovinas, detecção das manifestações do cio nas fêmeas bovinas e uso de sêmen convencional e sexado na técnica de inseminação artificial. Também tiveram a oportunidade de aprender sobre protocolos hormonais adotados na Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF).

Nas aulas práticas, os alunos manusearam o botijão de sêmen e os materiais utilizados na inseminação artificial, treinaram a passagem do aplicador de sêmen em peças de aparelho reprodutor de fêmeas bovinas e praticaram a técnica de inseminação em cerca de quarenta vacas e novilhas disponibilizadas para o curso. Houveram instruções sobre a escolha do sêmen, utilizando catálogos de touros da CRI, empresa parceira da Escola no curso de IA. Foi ministrada, ainda, uma aula sobre boas práticas no manuseio e aplicação dos medicamentos e do implante intravaginal utilizados para a IATF.

Todos os participantes do curso tiveram excelente desempenho e receberam o certificado de aprovação após a realização da prova teórica e da avaliação de desempenho nas aulas práticas.

As inscrições para o próximo Curso de Inseminação Artificial já estão disponíveis e podem ser efetuadas pelo site ou direto na fazenda, pelo telefone (31) 3534-3708. Ele acontece entre os dias 30 de outubro e 03 de novembro. O investimento será de 700,00, estando incluídos os materiais, a hospedagem, a alimentação e a taxa de expedição do certificado.

As datas dos próximos cursos de Inseminação Artificial:
30/10 a 03/11
11/12 a 15/12

Veja o cronograma do curso.