Loading
Seminário dá início às atividades da Semana do Conhecimento da UFMG

04.10.2017

Exposição de trabalhos no CAD 1, na edição 2016 da Semana do Conhecimento
Foca Lisboa / UFMG

Mesa-redonda sobre a introdução da pesquisa científica no ensino médio vai abrir, nesta quinta-feira, dia 5 de outubro, no campus Pampulha, o 6º Seminário de Iniciação Científica Júnior, promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq). O evento terá início às 9h30, no auditório nobre do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1), e prosseguirá à tarde, com apresentação dos trabalhos de cerca de 100 estudantes de escolas de Belo Horizonte que desenvolvem pesquisa de iniciação científica sob orientação de docentes da UFMG, em programa que tem o objetivo de apresentar conceitos de ciência, tecnologia e inovação ainda no ensino médio.

O Seminário integra a programação da 27ª Semana do Conhecimento UFMG, que será realizada de 16 a 20 deste mês, com exposição de cerca de três mil trabalhos vinculados a atividades de ensino, pesquisa e extensão. Também precede a abertura da Semana a apresentação de trabalhos inscritos no 20º Encontro de Extensão e exposição de pôsteres na 26ª Semana de Iniciação Científica, que ocorrerão de 9 a 11 de outubro, em unidades acadêmicas de Belo Horizonte e no Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros.
 
“A mostra de trabalhos faz parte da Semana do Conhecimento, que, em sua 26ª edição, tem a proposta de estimular uma reflexão sobre a diversidade da ciência produzida e compartilhada pela Universidade, em diálogo com setores da sociedade”, comenta o professor Bruno Teixeira, diretor de Fomento à Pesquisa da PRPq. Ele estima que 8% dos trabalhos expostos antes da abertura oficial da Semana serão selecionados na categoria Relevância Acadêmica, para uma segunda exposição, em formato de pôster, no dia 19 de outubro, no CAD 1, para avaliação pelo Comitê Externo do CNPq.
 
“Na Iniciação Científica, 10% dos trabalhos são indicados para Menção Honrosa. Dois grandes prêmios serão entregues aos autores de trabalhos das áreas de Ciências da Vida, Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Humanidades, e um, para a área de Tecnologias”, relata Bruno Teixeira.
 
Redação: Cedecom
 
Compartilhe:

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276