Loading
2º Ciclo de Palestras sobre os três pilares da Avicultura Moderna

DATA: 17.11.2017
LOCAL: Auditório do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias (DCCV)

O Grupo de Estudos Avícolas (Geav) promove o 2º Ciclo de Palestras sobre os três pilares da Avicultura Moderna. O evento ocorrerá no dia 17 de novembro, sexta-feira, no Auditório do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias (DCCV). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site com o custo de R$15,00. Inscrições realizadas no dia do evento custarão R$20,00. 
 
O 2º Ciclo de Palestras tem como objetivo integrar os participantes aos três pilares da avicultura moderna, relacionando conhecimento e vivência prática em discussões com caráter técnico e científico. 
 
A programação compreende atividades de 14h às 19h. Ela contará com uma mesa redonda, cujo foco de discussão contemplará experiências científicas e técnicas com base nos pilares em questão, a atuação do profissional no mercado de trabalho avícola e o importante papel que este desempenha. A carga horária total do evento corresponde à 5h.
 
Confira a programação:
 
1. Boas práticas de fabricação de rações
  • Paula Costa Cardeal
Médica Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Zootecnina pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutoranda em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora substituta da disciplina de Avicultura do curso de Medicina Veterinária na Universidade Federal de Minas Gerais.
 
2. Ambiência de precisão aplicada à produção animal
  • Daniella Jorge de Moura
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é professora livre docente da Universidade Estadual de Campinas e Coordenadora do Programa de Pós- Graduação da Faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP. 
Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia de Construções Rurais, atuando principalmente nos seguintes temas: conforto térmico, ambiência, frangos de corte, suinocultura e avicultura.
 
3. Biosseguridade na avicultura: trabalhando com riscos assumidos
  • Josiane Tavares de Abreu
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia, Virologia Aplicada) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e Pós-Doutorado em Ciência Animal pela Escola de Veterinária da UFMG. 
Atualmente é professora adjunta IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, membro do Conselho Técnico Científico da AVIMIG, presidente do Comitê Estadual de Sanidade Avícola de Minas Gerais e Diretora/RT do CDMA. Tem experiência na área de Medicina Veterinária Preventiva, em Doenças Infecciosas de Animais (aves industriais - com ênfase em virologia), atuando principalmente nos seguintes temas: doenças respiratórias e imunossupressoras em aves industriais, com ênfase em bronquite infecciosa das galinhas, principalmente em testes de biologia molecular e análise por instrumentos de bioinformática.
 
Ao final da programação, haverá sorteio dos livros “Métodos de Pesquisa em Nutrição de Monogástricos”, de Nilva Kazue Sakomura e Horacio Santiago Rostagno e “Qualidade de Ingredientes na Alimentação Animal”, de José Eduardo Butolo.
 
 
 
A organização será realizada pelo Grupo de Estudos Avícolas, cuja coordenação é composta pelos alunos de pós-graduação, Hítalo José e Jeniffer Pimenta, e de graduação, Bruno Costa, Letícia Cleto Fernandes e Matheus Fraga. O grupo é orientado pelo Professor de Avicultura da Escola de Veterinária, Leonardo José Camargos Lara. O Geav tem como objetivo promover constante integração entre os estudantes de graduação e pós-graduação em seus projetos, pesquisas e atividades, com temas estratégicos do setor.
 
Para mais informações acesse a página do Geav ou entre em contato pelo e-mail geavufmg@gmail.com ou pelos telefones (31) 9 9175 7370 (Jeniffer), (33) 9 9112 4047 (Hítalo). 

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276