Loading
Curso de Biossegurança em Ambientes de Saúde

DATA: 16.10.2017
LOCAL: Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB)

O Curso de Biossegurança em Ambientes de Saúde acontece entre os dias 16 e 20 de outubro. As aulas serão no prédio do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB), no campus Pampulha, em Belo Horizonte. O curso de 20 horas é coordenado por Maria Aparecida Campana, mestra em Bioquímica e gerente de Resíduos do ICB, e por Neuza Rodrigues, mestra em Saúde Pública. Ele é oferecido pelo Centro de Extensão (CENEX) do ICB.
 
 
As inscrições para o curso estão abertas até o dia 11 de outubro. Elas devem ser feitas pelo site, ou no posto de atendimento da Fundep (Praça de Serviços. Loja 7. campus Pampulha). Será emitido certificado para todos que obtiverem, no mínimo, 70% de presença no curso. O curso valerá um crédito para estudantes do ICB.
 
O Curso de Biossegurança é dirigido à todos os que atuam ou pretendem atuar na área da saúde ou afins, seja no ensino, pesquisa ou tecnologia, como profissionais ou estudantes de graduação ou de pós-graduação.
 
O curso tem o objetivo de promover a conscientização para o desenvolvimento assertivo da biossegurança, especificamente em ambientes de saúde. Ele leva em conta a importância das relações interpessoais e da ética, reforçando métodos e práticas essenciais para o trabalho seguro com produtos químicos, microrganismos e organismos geneticamente modificados (OGM), biotérios, radionuclídeos e o adequado gerenciamento de resíduos de serviços de saúde (GRSS). Além de lembrar os Primeiros Socorros, a iniciativa também alerta para os principais riscos inerentes ao trabalho nesta área.
 
Biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, redução ou eliminação de riscos comuns às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços.
 
“Quem fizer este curso terá a oportunidade de se conscientizar da importância de seguir as normas de biossegurança. Trata-se de muito mais do que apenas formalidades legais, como muita gente parece pensar, mas da adoção de hábitos imprescindíveis para preservar a saúde do próprio trabalhador e a de todos os que atuam ao seu lado, assim como de suas famílias. A biossegurança também garante a qualidade dos produtos desenvolvidos”, alerta Aparecida Campana, coordenadora do curso.
 
Para mais informações, acesse o Facebook do curso, ou entre em contato.
Fundep: (31) 3409 4220
Cenex ICB: (31) 3409 2533
 

Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276