Loading
Corpo Docente

Carlos Augusto Gomes Leal

Graduado em Medicina Veterinária (2007) pela Universidade Federal de Lavras-UFLA. Mestre (2009) e Doutor (2011) em Ciências Veterinárias-UFLA, área de concentração Sanidade de Organismos Aquáticos. Professor Adjunto I no Departamento de Medicina Veterinária Preventiva (DMVP) da Escola de Veterinária da UFMG (EV-UFMG). É professor do curso de graduação em Aquacultura e Medicina Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sendo responsável pelas disciplinas Imunologia Básica e Sanidade e Doenças de Animais Aquáticos. Professor efetivo do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da EV-UFMG. Tem experiência na área de Medicina Veterinária Preventiva, com ênfase em Doenças Infecciosas de Animais aquáticos, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de métodos fenotípicos e moleculares para o diagnóstico de patógenos de animais aquáticos; patogênese das infecções bacterianas em peixes; genotipagem e epidemiologia molecular de bactérias patogênicas para peixes tropicais; genômica, transcriptômica e proteômica de microrganismos; resistência a antibióticos em ambientes aquáticos; e desenvolvimento de vacinas para peixes. O docente é um dos responsáveis pelo AQUAVET - Laboratório de Sanidade de Animais Aquáticos/DMVP/EV-UFMG, coordenador substituto do AQUACEN-Saúde Animal (Laboratório Nacional Oficial de Doenças de Animais Aquáticos, Ministério da Pesca e Aquicultura, EV-UFMG) e é tutor responsável do Programa de Residência em Sanidade e Diagnóstico de Doenças Animais e Zoonóticas do DMVP, EV-UFMG. Atualmente ocupa o cargo de sub-chefe do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da EV-UFMG.

Formação: Graduado em Medicina Veterinária (2007)
Mestrado em Ciências Veterinárias (2009)
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (2001)
Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012)

Somos UFMG

Carlos Augusto Gomes Leal Currículo Lattes

Telefone: (31) 3409-2126
E-mail: carlosleal@vet.ufmg.br



Cintia Labussière Nakayama

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), mestrado em Aquicultura pela Universidade Federal do Rio Grande (2006) e doutorado em Aquicultura pela Universidade Federal do Rio Grande (2011). Atualmente é professora adjunta na Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais. Com experiência em Aquicultura e ênfase em piscicultura marinha e carcinocultura marinha.


Formação: Graduada em Zootecnia (2003)
Mestrado em Aquicultura (2006)
Doutorado em Aquicultura (2011)

Veja mais informações no Somos UFMG

Cintia Labussière Nakayama Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-3308
E-mail: cintianakayama@gmail.com
 



Daniela Chemim de Melo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e pós-doutorado pela Norwegian University of Life Sciences (2008). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em produção de organismos aquáticos. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais no curso de Aquacultura.

Formação: Graduada em Ciências Biológicas (2001)
Mestrado em Zootecnia (2004)
Doutorado em Zootecnia (2008)

Veja mais informações no Somos UFMG

Daniela Chemim de Melo Currículo Lattes

Telefone: (31) 3409-3309
E-mail: danichemim@gmail.com
 



Denise Aparecida Andrade Oliveira Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2178
E-mail: denise@vet.ufmg.br



Edgar de Alencar Teixeira

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é professor adjunto da Escola de veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais, orientador de mestrado e doutorado no programa de pós graduação em zootecnia, Coordenador do Laboratório de Aquacultura desta Escola e Coordenador do Curso de Aquacultura da UFMG. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação de Alimentos e na determinação de exigências nutricionais de Peixes , atuando principalmente nos seguintes temas: surubim, tilápia, alimentação e aquacultura.

Formação: Graduada em Medicina Veterinária (2000)
Mestrado em Zootecnia (2003)
Doutorado em Zootecnia (2008)

Veja mais informações no Somos UFMG

Edgar de Alencar Teixeira Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2190
E-mail: edgarvet@ufmg.br



Eduardo Maldonado Turra

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária (1996), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Zootecnia (área de concentração Genética e Melhoramento Animal) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010) Atualmente é professor adjunto do departamento de Zootecnia da Escola de Veterinária da UFMG. Tem experiência na área de Aquicultura, com ênfase em Piscicultura, Melhoramento Genético e Reprodução de Peixes.

Formação: Graduado em Medicina Veterinária (1996)
Mestrado em Zootecnia (2000)
Doutorado em Zootecnia (2010)

Veja mais informações no Somos UFMG

Eduardo Maldonado Turra Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-3306
E-mail: eduardoturra@yahoo.com.br



Fábio Luiz Buranelo Toral

Possui Graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Mestrado em Genética e Melhoramento Animal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e Doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Tem experiência na área de Zootecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: análise estatística, bovinos de corte, avaliação genética e melhoramento genético animal.

Formação: Graduada em Zootecnia (2002)
Mestrado em Genética e Melhoramento Animal (2004)
Doutorado em Zootecnia (2007)

Veja mais informações no Somos UFMG

Fábio Luiz Buranelo Toral Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2180
E-mail: flbtoral@hotmail.com



Henrique César Pereira Figueiredo

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutor em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Foi professor da Universidade Federal de Lavras, entre 1997 e 2009. Foi membro do Comitê de Medicina Veterinária da CAPES (2007-2011) e da Câmara de Veterinária e Zootecnia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais entre os anos de 2006 e 2010. Tem experiência na área de Medicina Veterinária Preventiva, com ênfase em Doenças Infecciosas de Animais aquáticos. Foi coordenador do AQUAVET - Laboratório de Doenças de Animais Aquáticos (DMV-UFLA) e Superintendente de Planejamento da Universidade Federal de Lavras (2007 a 2009). Em novembro de 2009 foi nomeado professor Adjunto IV, na área de Sanidade de Animais Aquáticos, na Escola de Veterinária da UFMG, desligando-se das atividades exercidas na UFLA. É consultor de periódicos como Veterinary Microbiology, Diseases of Aquatic Organisms, Journal of Fish Diseases, Journal of Applied Microbiology e Clinical and Vaccine Immunology. Em janeiro de 2010 foi cedido ao Ministério da Pesca e Aquicultura onde ocupou o cargo de Coordenador-Geral de Sanidade Pesqueira e Aquícola (jan. 2010 a fev. 2011) e, posteriormente, de Diretor do Departamento de Monitoramento e Controle da Pesca e Aquicultura (fev. 2011 a jan. 2013). Atualmente Professor Associado I e Coordenador do AQUACEN - Laboratório Oficial de Diagnóstico de Doenças de Animais Aquáticos do Ministério da Pesca e Aquicultura, sediado na Escola de Veterinária da UFMG.

Formação: Graduado em Medicina Veterinária (1997)
Doutotado em Ciências Biológicas (2001)

Somos UFMG

Henrique César Pereira Figueiredo Currículo Lattes

Telefone: (31) 3409-2077
E-mail: figueiredoh@yahoo.com



Kleber Campos Miranda Filho

Possui graduação em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (1993), mestrado e doutorado em Oceanografia Biológica - FURG (1997 e 2004) e doutorado sanduíche em Environmental Sciences na Trent University - Canadá (2002). Foi bolsista Recém-doutor pelo projeto MILÊNIO/CNPq (2005) junto aos Laboratórios de Microcontaminantes Orgânicos e Ecotoxicologia Aquática (CONECO) e de Hidroquímica - FURG. Foi Professor Temporário (2005/2006) - FURG ministrando aulas de Poluição Marinha e Química-Poluição Ambiental para acadêmicos dos cursos de Oceanologia, Ciências Biológicas e Geografia. Atuou como pesquisador PRODOC/CAPES no Laboratório de Piscicultura Estuarina e Marinha - FURG (2006/2009), ministrando aulas de aquacultura para acadêmicos dos cursos de Oceanologia e de Ciências Biológicas e para o Programa de Pós-Graduação em Aquicultura - disciplinas de Qualidade de Água e Poluição, Toxicologia e Aquicultura. Participou do Programa também como orientador de alunos de mestrado. Foi bolsista SEAP-PR trabalhando com Piscicultura Marinha (2009-2010). A partir de 03/2010 -professor Adjunto III da UFMG, Laboratório de Aquacultura-LAQUA, Depto de Zootecnia, Escola de Veterinária, atuando na área de Maricultura e Qualidade da Água. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq categoria 2 - 2013.

Formação: Graduado em Oceanologia (1993)
Mestrado em Oceanografia Biológica (1997)
Doutorado em Oceanografia Biológica (2004)

Veja mais informações no Somos UFMG

Kleber Campos Miranda Filho Currículo Lattes

Telefone: (31) 3409-3311
E-mail: kmiranda2010@ufmg.br



Lilian Viana Teixeira

Docente do curso de veterinária e do curso de aquacultura da Escola de Veterinária da UFMG, lotada no departamento de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal. Possui graduação em Medicina Veterinaria pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), especialização em inspenção e tecnologia de produtos de origem animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Inspeção de Produtos de Origem Animal e biologia moleuclar, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade microbiológica e fisico-química de alimentos de origem animal e aplicação de biologia molecular na inspeção de produtos de origem animal.

 

Formação: Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (1998)

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002)

Especialização em Tecnologia e Inspeção de Alimentos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004)

Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005)

Doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009)

 

Áreas de interesse: inspeção e tecnologia de alimentos de origem animal, com ênfase em pescado.

 

Principais publicações: 

D. C. S. Assis ; MENEZES, L.D.M. ; LIMA, A.L. ; Teixeira, L.V. ; CANHAS, I. N. ; HENEINE, L.G.D. ; FIGUEIREDO, T. C. ; Cançado, S.V. . Validation of an HPLC/UV method for the identification and quantification of bioactive amines in chicken meat. Food Chemistry , 2015.
 
DRUMMOND, M.G. ; BRASIL, B.S.A.F. ; DALSECCO, L.S. ; BRASIL, R.S.A.F. ; TEIXEIRA, L. V. ; Oliveira, D.A.A. . A versatile real-time PCR method to quantify bovine contamination in buffalo products. Food Control , v. 29, p. 131-137, 2013.
Citações: 3| 2
 
TAVARES, G. C. ; AQUINO, R. M. A. ; PALHARES, M. M. ; SANTOS, R. R. D. ; BONFIM, L. M. ; TEIXEIRA, L. V. . PERFIL DO CONSUMO DE PESCADO NA CIDADE DE BELO HORIZONTE. Boletim de Indústria Animal (Online), v. 70, p. 230-236, 2013.
 
TEIXEIRA, L. V. ; TEIXEIRA, C. S. ; CALDEIRA, L. G. M. ; Bastianetto, Eduardo ; OLIVEIRA, D. A. A. . Extração de DNA e avaliação da composição espécie-específica de queijos / DNA extraction and evaluation of the specie-specific composition of cheeses. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 64, p. 721-726, 2012.
 
 
ROGBERG-MUNOZ, A. ; TEIXEIRA, L. V. ; VILLEGAS-CASTAGNASSO, E. ; PERAL-GARCIA, P. ; TEIXEIRA, C. S. ; OLIVEIRA, D. A. A. ; GIOVAMBATTISTA, G. . Multiplex Microsatellite Set for Buffalo Identification. Journal of Agricultural Science and Technology, v. 1, p. 1008-1012, 2011.
 
TEIXEIRA, L. V. . Análise sensorial na indústria de alimentos. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, v. 64, p. 1-14, 2009.
 
PIMENTA NETO, D. A. ; BRASIL, B.S.A.F. ; TEIXEIRA, L. V. ; Oliveira, D.A.A. ; CARVALHO, D. C. . Molecular Identification of Seafood and Fish Products Commercializes in Brazil. In: 58 Congresso Brasileiro de Genética. Molecular, 2012, Foz do Iguaçu. anais do 58 Congresso Brasileiro de Genética. Molecular, 2012.
 
SANTANA, L. S. ; YAZBEK, C. B. ; TEIXEIRA, L. V. ; Luz, R K ; Teixeira, E A ; CREPALDI, D. V. . Pesquisa, desenvolvimento e inovação: pesquisa com pacamã. In: Congreso iberoamericano de Igenieria de alimentos, 2014, Valencia. Congreso iberoamericano de Igenieria de alimentos- libro de resumenes, 2014.
 
SOARES, A. A. F. ; BRASILEIRO, A. C. M. ; CARNEIRO, A. C. G. B. ; SANTOS, R. R. D. ; REZENDE, S. S. ; Luz, R K ; TEIXEIRA, L.V. . Produção de gelatina extraída da pele de pacamã. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE AQUICULTURA DE ESPÉCIES NATIVAS, 2013, Belem. IV CONGRESSO BRASILEIRO DE AQUICULTURA DE ESPÉCIES NATIVAS, 2013.
 
SOARES, A. A. F. ; COUTINHO, N. C. ; PRADO, S. A. ; SANTOS, R. R. D. ; SOUZA, M. R. ; REZENDE, S. S. ; TEIXEIRA, L. V. . OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE PASTA FERMENTADA DE TILÁPIA Oreochromis niloticus PARA UTILIZAÇÃO NA ALIMENTAÇÃO HUMANA. In: V congresso da sociedade brasileira de aquacultura e biologia aquática, 2012. Anais do V congresso da sociedade brasileira de aquacultura e biologia aquática, 2012.
 

Somos UFMG 

 

Lilian Viana Teixeira Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2143
E-mail: lilian@vet.ufmg.br



Luciano dos Santos Rodrigues

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (1999). Doutorado em Ciência Animal com ênfase em saneamento pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Pós-doutorado em Controle ambiental e saneamento pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, ambiental e sanitária, com ênfase em Controle ambiental e saneamento, atuando principalmente nas seguintes subáreas: impacto ambiental das atividades agroindustriais, tratamento de águas residuárias e de abastecimento, resíduos sólidos, hidráulica, hidrologia e estatistica.

Formação: Graduado em Engenharia Agrícola (1999)
Mestrado em Medicina Veterinária (2003)
Doutorado em Ciência Animal (2008)

Somos UFMG
 

Luciano dos Santos Rodrigues Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2097
E-mail: lsantosrodrigues@gmail.com



Marcelo Rezende Luz

Médico Veterinário (UFF, Niterói, RJ), Residência em Clínica, Cirurgia e Reprodução de Bovinos (Clínica de Bovinos de Garanhuns - UFRPE), Aperfeiçoamento Científico em Reprodução Animal (UFF/CNPq/Gertec Embriões), Mestrado em Reprodução Animal (UNESP/Jaboticabal) e Doutorado em Reprodução Animal (UNESP/Botucatu). Atualmente é Professor Associado da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Área de Reprodução Animal. É membro da European Veterinary Society for Small Animal Reproduction (EVSSAR) desde 1999. Seu trabalho com Reprodução Animal tem ênfase em Reprodução de Pequenos Animais, Ruminantes e Peixes, e em Obstetrícia Veterinária. Atua na Área de Clínica Reprodutiva e Assistida de Cães desde 1997. Desde 2011 desenvolve também atividades na área de Reprodução de Peixes aplicada a Aquacultura.
 
Formação:
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1992)
Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997)
Doutorado em Reprodução Animal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004)
 
Áreas de interesse: Reprodução de Pequenos Animais, Obstetrícia Veterinária, Reprodução de Peixes.
 
Principais publicações:
 
FERNANDES, A. F. A. ; ALVARENGA, E.R. ; OLIVEIRA, D. A. ; ALEIXO, C. G. ; PRADO, S.A. ; LUZ, R. K. ; SARMENTO, N. L. A. F. E. ; TEIXEIRA, E. A. ; LUZ, M. R. ; Turra, E.M. Production of Oocytes of Nile Tilapia (for fertilization via hormonal treatments). Reproduction in Domestic Animals, v. 48, p. 1049-1055, 2013.
 
GUAITOLINI, C.R.F.; TAFFAREL, M. O. ; TEIXEIRA, N. S. ; SUDANO, M.J. ; FREITAS, P. M. C. ; LOPES, M. D. ; LANDIM-ALVARENGA, F.C. ; OLIVEIRA, C.A. ; LUZ, M. R. Post-thaw viability of in-vivo produced canine blastocysts cryopreserved by slow freezing. Theriogenology, v. 78, p. 576-582, 2012.
 
LUZ, M. R. ; HOLANDA, C. C. ; PEREIRA, J. J. ; FREITAS, P. M. C. ; SALGADO, A. E. P. ; GIANNOTTI, J. G. ; OLIVEIRA, S.B. ; TEIXEIRA, N. S. ; GUAITOLINI, C.R.F. High embryonic recovery rates with in vivo and ex vivo techniques in the bitch. Reproduction in Domestic Animals, v. 46, p. 724-726, 2011.
 
LUZ, M. R. Manejo del apareamiento en la especie canina. In: Cristina Gobello. (Org.). Temas de reproducción de caninos y felinos por autores hispanoamericanos. 2ed. Santa Fé: Megaprint, v. 1, p. 138-145, 2007.
 
LUZ, M. R. Parto en perras y gatas. In: Cristina Gobello. (Org.). Temas de reproducción de caninos y felinos por autores hispanoamericanos. 2ed. Santa Fé: Megaprint, v. 01, p. 25-37, 2007.
 
LUZ, M. R. ; BERTAN, C. M. ; BINELLI, M. ; LOPES, M. D. Plasma concentrations of 13,14-dihydro-15-keto-prostaglandin F2-alpha (PGFM), progesterone and estradiol in pregnant and nonpregnant diestrus cross-bred bitches. Theriogenology, v. 66, p. 1436-1441, 2006.
 
LUZ, M. R. ; BERTAN, C. M. ; BINELLI, M. ; LOPES, M. D. In vitro PGF2alpha production by endometrium and corpus luteum explants from pregnant and nonpregnant diestrus bitches and placental explants from pregnant bitches. Theriogenology, v. 66, p. 1442-1447, 2006.
 
LUZ, M. R. ; CESARIO, M. D. ; BINELLI, M. ; LOPES, M. D. Canine corpus luteum regression: apoptosis and caspase-3 activity. Theriogenology, v. 66, p. 1448-1453, 2006.
 
LUZ, M. R. ; WATANABE, Y. F. ; FERRO, J. A. ; FERRO, M. I. T. ; HOSSEPIAN DE LIMA, V. F. M. ; FRANCESCHINI, P. H. Sexing of in vitro fertilized bovine embryos by multiplex PCR. Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science (Impresso), v. 37, p. on line, 2001.
 
LUZ, M. R. ; HOSSEPIAN DE LIMA, V. F. M. ; FERRO, J. A. ; FERRO, M. I. T. ; GREGGIO, T. ; MIRETTI, M. M. ; OLIVEIRA, R. P. Sequencing of a 196 bp male-specific chromosomal DNA fragment reveals homology to bovine TSPY gene coding region. Revista Brasileira de Reprodução Animal, v.25, n.1, 2001.  
 

Marcelo Rezende Luz Currículo Lattes

Telefone: (31) 3409-2004
E-mail: luzmr@uol.com.br



Marilia Martins Melo

Possui graduação em Medicina Veterinária, Mestrado em Medicina e Cirurgia e Doutorado em Patologia Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora da Classe Associado IV, da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais. É professora da graduação do curso de Medicina Veterinária e da pós-graduação em Ciência Animal da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfases em Toxicologia Clínica Animal (intoxicações por metais pesados, intoxicações por plantas tóxicas, envenenamentos por serpentes, escorpiões e aranhas) e em Patologia Clínica.
 
 
 
Formação:
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983)
Mestrado em Medicina e Cirurgia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993)
Doutorado em Patologia Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998)
 
 

Marilia Martins Melo Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2250
E-mail: mariliamm@ufmg.br



Natália de Melo Ocarino

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), doutorado em Ciência Animal na área de concentração de patologia animal (2008) pela UFMG e pós-doutorado em Ciência Animal pela UFMG (2009). Atualmente é Professora Adjunta nos cursos de Aquacultura e Medicina Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua no setor de Patologia do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias.
 
Formação:
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002)
Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004)
Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008)
Pós-doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009)
 
 

Natália de Melo Ocarino Currículo Lattes

Telefone: (31)3409-2179
E-mail: nataliaocarino@gmail.com



Paula Adriane Perez Ribeiro

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2001), mestrado em Nutrição de Monogástricos pela Universidade Federal de Lavras (2003), doutorado, modalidade "sandwich", em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras, com pesquisas realizadas na Universidad de Murcia, Espanha (2007) e pós-doutorado em zootecnia (2008). Foi professora da Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas), em Alfenas, no período de agosto de 2007 a janeiro de 2010. Tem experiência na área de Produção e Nutrição Animal, com ênfase em Aqüicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição, manejo, metabolismo, fisiologia, bioquímica e biotecnologia animal. É membro do Grupo Mineiro de Pesquisa em Aquacultura, composto por pesquisadores da UFMG, UFLA e UFV. Atualmente é professora ajunta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sub-coordenadora do curso de Graduação em Aquacultura da UFMG, desenvolvendo atividades de ensino e pesquisa junto à Escola de Veterinária/UFMG.

Formação:
Graduada em Zootecnia (2001)
Mestrado em Zootecnia (2003)
Doutorado em Zootecnia (2007)

Áreas de interesse:
Nutrição e Metabolismo de Peixes de Água Doce

Principais publicações:
RIBEIRO, P. A.P.; MIRANDA FILHO, K.C.; DE MELO, D.C.; LUZ, R.K. Efficiency of eugenol as anesthetic for the early life stages of Nile tilapia (Oreochromis niloticus). Anais da Academia Brasileira de Ciências, 2014.
 
RIBEIRO, P.A.P.; COSTA, L.S.; PEREIRA, R.T.; MURGAS, L.D.S.; ROSA, P.V. Parâmetros metabólicos de pacus submetidos à alimentação com diferentes fontes de óleo. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.48, p.1035-1042, 2013.

RIBEIRO, P.A.P.; DE MELO, D.C.; ESPIRITO SANTO, A.H.; SILVA, W.S.; SANTOS, A.E.H.; LUZ, R.K. Tricaine as an anaesthetic for larvae and juveniles of Lophiosilurus alexandri, a carnivorous freshwater fish. Aquaculture Research, v.44, p.1-5, 2013.

LUZ, R.K.; RIBEIRO, P.A.P.; IKEDA, A.L.; SANTOS, A.E.H.; MELILLO FILHO, R.; TURRA, E.M.; TEIXEIRA, E.A. Performance and stress resistance of Nile tilapias fed different crude protein levels. Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science, v.41, p.457-461, 2012.
 

Veja mais informações no Somos UFMG

Paula Adriane Perez Ribeiro Currículo Lattes

Telefone: (31) 3409-3310
E-mail: paulaperezribeiro@hotmail.com



Ronald Kennedy Luz

Possui graduação em Agronomia pela UFV (1998), especialização em Piscicultura pela UFLA (2000), mestrado em Aquicultura pela UFSC (2000-CAPES), doutorado em Aquicultura pela UNESP-CAUNESP (2004-CAPES) e doutorado sanduíche em Biologia e Fisiologia pela Universidad de Murcia-Espanha (2002-2003-CAPES). Fez pós-doutorado em Fisiologia Animal na Universidad Complutense de Madrid-Espanha (2004-2005-CAPES) e pós-doutorado na PUC Minas no departamento de Zoologia de Vertebrados (2006- 2007-FAPEMIG). Pesquisador do Laboratório de Ecologia Aquática da UFVJM (2007-2009) (Programa de Desenvolvimento Científico Regional-FAPEMIG). Professor Adjunto III da UFMG, Laboratório de Aquacultura (2009 - atual). Sub Coordenador do Programa de Pós Graduação em Zootecnia da UFMG (05/2013 a 05/2015). Tem experiência na área de Piscicultura, atuando principalmente nos seguintes temas:reprodução e larvicultura de peixes neotropicais (ênfase em carnívoros), reprodução e larvicultura de tilápia, fisiologia, comportamento e sistemas de produção.

Formação:
Graduado em Agronomia (1998)
Mestrado em Aquicultura (2000)
Doutorado em Biologia e Fisiologia (2003)
Doutorado em Aqüicultura (2004)

Principais publicações:
MELO, R.M.C.; MARTINS, Y.S.; TEIXEIRA, E.A.; LUZ, R.K.; RIZZO, E.; BAZZOLI, N. Morphological and quantitative evaluation of the ovarian recrudescence in Nile tilapia (Oreochromis niloticus) after spawning in captivity. Journal of Morphology (1931. Print), v. 275, p. 348-356, 2014.

MARTINS, Y. S. ; MELO, R.M.C.; SANTOS, J. C. E. ; LUZ, R.K.; RIZZO, E.; BAZZOLI, N. Salinity and temperature variations reflecting on cellular PCNA, IGF-I and II expressions, body growth and muscle cellularity of a freshwater fish larvae. General and Comparative Endocrinology (Print), v. 202, p. 50-58, 2014.

TAKATA, R; SILVA, W.S ; COSTA, D.C.; MELILLO FILHO, R.; LUZ, R.K. Effect of water temperature and prey concentrations on initial development of Lophiosilurus alexandri Steindachner, 1876 (Siluriformes: Pseudopimelodidae), a freshwater fish.. Neotropical Ichthyology (Online), v. 12, p. 853-859, 2014.

MELILLO FILHO, R.; TAKATA, R.; SANTOS, A.E.H.; SILVA, W.; IKEDA, A.L.; RODRIGUES, L.A.; SANTOS, J.C.E.; SALARO, A.L.; LUZ, R.K.. Draining system and feeding rate during the initial development of a carnivorous freshwater fish. Aquaculture Research (Print), v. 45, p. 1913-1920, 2014.

LUZ, R.K. ; SANTOS, A.E.H. ; MELILLO FILHO, R. ; TURRA, E.M ; TEIXEIRA, E.A. Larvicultura de tilápia em água doce e água salinizada. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa), v. 48, p. 1150-1157, 2013.

JOMORI, R.K.; LUZ, R. K.; TAKATA, R. FABEGRAT, T.E.H.P ; PORTELLA, M.C. Água levemente salinizada aumenta a eficiência da larvicultura de peixes neotropicais. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa), v. 48, p. 809-815, 2013.

SANTOS, J. C. E.; SATO, Y.; SANTOS, A.J.G. ; MENDES, P.P.; SANTIAGO, K.B.; LUZ, R.K. . Desova induzida de curimatã-pacu submetido a dois protocolos de hipofisação. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa), v. 48, p. 1132-1135, 2013.

JOMORI, R.K ; LUZ, R.K.; PORTELLA, M.C. . Effect of Salinity on Larval Rearing of Pacu, Piaractus mesopotamicus, a Freshwater Species. Journal of the World Aquaculture Society, v. 43, p. 423-432, 2012.

LUZ, R. K.; SANTOS, J.C.E. Effect of salt addition and feeding frequency on cascudo preto Rhinelepis aspera (Pisces: Loricariidae) larviculture. Journal of Applied Ichthyology, v. 26, p. 453-455, 2010.

SANTOS, J.C.E.; LUZ, R.K. Effect of salinity and prey concentrations on Pseudoplatystoma corruscans, Prochilodus costatus and Lophiosilurus alexandri larviculture. Aquaculture (Amsterdam), v. 287, p. 324-328, 2009.

Veja mais informações no Somos UFMG
 

Ronald Kennedy Luz Currículo Lattes

Telefone: (31) 3409-2218
E-mail: luzrk@vet.ufmg.br




Escola de Veterinária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6627
Caixa Postal 567, campus Pampulha da UFMG
CEP: 31270-901. Belo Horizonte, MG
TELEFONE DA ESCOLA: +55 31 3409-2001
TELEFONE DO HOSPITAL VETERINÁRIO: +55 31 3409-2000 ou +55 31 3409-2276